Capoeiragem Musical lança primeira música autoral durante pôr do sol no Carmo

Capoeiragem Musical lança primeira música autoral durante pôr do sol no Carmo

No evento, a banda tocou pela primeira vez a canção BARQUINHO PÓ PÓ PÓ, uma autoria de mestre Balão, Reinaldinho e Kakai (filha do cantor)

 

No último domingo (29), aconteceu pela primeira vez em praça pública, o Capoeiragem Musical, no Coreto do Santo Antônio Além do Carmo. O evento reuniu centenas de pessoas, de todas as idades, capoeiristas, turistas, residentes de Salvador e frequentadores do Santo Antônio Além do Carmo. Nesse encontro, que foi aberto ao público com acesso gratuito, a plateia dançou, do início ao fim, músicas de sucesso que foram influenciadas pela Capoeira, como “Meia Lua Inteira”, canção de Carlinhos Brown,e músicas de Capoeira tocadas em outros ritmos musicais, com muito samba.

 

A festividade foi marcada pela presença de diversos artistas que animaram e contagiaram o público. Dentre as atrações, o cantor, compositor, mestre capoeirista e anfitrião da festa, Reinaldinho recebeu o cantor, compositor e também mestre de Capoeira Tonho Matéria e, juntos, agitaram o público.

 

Além da dupla, o encontro contou com a participação do mestre cantador João do Morro, integrante do grupo Capoeira Kilombolas, do mestre Curió, de 84 anos, que tocou berimbau e músicas tradicionais da Capoeira, e dos artistas Bruno Zaia (filho de Reinaldinho) e Raysson (filho de Tonho Matéria), da banda Filhos da Bahia, que também fizeram uma participação na hora.

 

A turma da Mãos no Couro – curso de percussão idealizado por Dainho Xequerê, contramestre de Capoeira e músico, e Tata Xikarengoma – também participou do espetáculo.

 

“O nosso objetivo é mostrar o potencial e a capacidade de transformação da Capoeira associada à musicalidade para um público diversificado de pessoas de várias partes do mundo, e trabalhar vários gêneros musicais com a influência da Capoeira”, comenta Reinaldinho.

 

Reinaldinho e Kakai cantam juntos no palco

 

Em homenagem às crianças, a banda Capoeiragem Musical tocou pela primeira vez a música BARQUINHO PÓ PÓ PÓ, uma autoria de mestre Balão, Reinaldinho e Kakai (filha do cantor). Também foi a primeira vez que pai e filha cantaram juntos no palco, destaca a produtora e uma das idealizadoras do Capoeiragem Musical, Flavia Veiga.

 

“Maria Clara iniciou sua experiência na música com apenas 10 anos no projeto DóRéMiLá; participou de alguns movimentos musicais e com 14 anos gravou, pela primeira vez como intérprete principal, uma música com a participação vocal de Reinaldinho, diretor artístico musical e arranjador deste projeto. Maria Clara Nascimento, hoje com 17 anos, tem uma voz suave que dá gosto de escutar e combinada com a voz grave do pai fica um resultado surpreendente”.

 

“Foi um trabalho feito a várias mãos, cada um com sua experiência. O grupo buscou brincar com os sons do pa-pe-pi-po-pu (fácil de pronunciar por qualquer criança) e os ritmos da Capoeira, uma canção brincante, divertida, leve e agradável de se escutar”, explica Reinaldinho.

 

A gravação da canção contou com a participação de crianças no coro na intenção de trazer para a música esse aspecto familiar, integrativo e leve, ressaltou mestre Balão, coautor da música e um dos idealizadores do Capoeiragem Musical. “No evento de ontem, quatro das crianças convidadas fazem parte do nosso projeto social Capoeiragem Mirim, que existe desde 1994. A música BARQUINHO PÓ PÓ PÓ contempla as coisas simples e reais da vida, a natureza, as pessoas, o mar, o sol, os bichos, as crianças, o amor e o ambiente familiar. Foi feita para o público infantil, mas mexe com pessoas de todas as idades”.

 

Confira o momento no link: https://www.instagram.com/p/CzB-drROifP/

 

O Capoeiragem Musical

O Capoeiragem Musical é uma iniciativa de Reinaldinho, ex-vocalista da banda Terra Samba, em parceria com o empreendedor sociocultural-esportivo mestre Balão e a produtora Flavia Veiga. Em edições anteriores, o projeto já recebeu artistas como Tatau, Armandinho, Joka Barreto (ex-vocalista da Banda Mel), Gilmelândia, os Filhos da Bahia e o grupo cultural Ilê Aiyê, entre outros nomes da cena musical. O evento é realizado pelo Instituto CTE Capoeiragem e conta com o patrocínio da Embasa, através do Governo do Estado da Bahia e o apoio institucional da Prefeitura de Salvador

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *