Canção Nova lamenta falecimento da missionária Maria Lata D’Água

Canção Nova lamenta falecimento da missionária Maria Lata D’Água

Maria Mercedes Chaves, conhecida como Maria Lata D’Água, faleceu hoje, 23 de fevereiro de 2024, aos 90 anos. Dona Maria inspirou a  marchinha carnavalesca “Lata D’Água” – de Luís Antonio e Jota Júnior, em 1952.

Tornou-se missionária na comunidade Canção Nova em 2004, e passou a ser uma “sambista de Deus”, como costumava dizer. Na Canção Nova, exerceu o ministério extraordinário da comunhão e fez parte do grupo de intercessão.

Nascida em 25 de setembro de 1933, em Diamantina (MG), durante sua infância, pegava água numa bica, acompanhada pela mãe, para suprir a necessidade da família.

Aos 11 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro (RJ), onde dos 13 aos 16 anos viveu em situação de rua. Conheceu pessoas do meio artístico, que a levaram para uma apresentação num circo e, aos 18 anos, Maria sambou pela primeira vez com uma lata de água (20 litros) na cabeça. Com o sucesso dessa apresentação, a sambista foi parar no programa do Chacrinha.

Desfilava na Portela, no Carnaval

Todo Carnaval, o desfile da Portela tinha o mesmo ritual. Como num número de mágica, a passista Maria exibia ao público uma lata de metal com capacidade para 20 litros, vazia.

Nas décadas de 50 a 70, encantou o carnaval carioca, desfilando durante décadas em diversas Escolas de Samba, e passou pelos palcos mais importantes da Europa, onde morou por 30 anos.

Share this post