CADE investiga Uber sobre abuso de poder após denúncia de app brasileiro Gigu

CADE investiga Uber sobre abuso de poder após denúncia de app brasileiro Gigu

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Na última quarta-feira, 15, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) decidiu expandir a investigação contra a Uber, analisando possíveis práticas de abuso de posição dominante no mercado de transporte por aplicativos. A decisão vem após uma representação feita pelo GigU, plataforma anteriormente conhecida como StopClub, que apontou irregularidades no comportamento da empresa, sugerindo a criação de embaraços para concorrentes. A Superintendência-Geral do Cade reconheceu a relevância do caso, afirmando que ele não se trata de uma lide privada, mas de uma questão de interesse público, dentro de sua competência.

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Essa ampliação da investigação é um avanço importante na busca por um mercado de transporte por aplicativos mais equilibrado no Brasil. O órgão antitruste notificará outras empresas do setor para aprofundar a análise e esclarecer eventuais abusos de poder econômico ou práticas anticompetitivas. O objetivo é assegurar um ambiente mais justo e transparente, beneficiando tanto a concorrência quanto os usuários dos serviços.

 

“O reconhecimento do CADE de que esta não é uma disputa privada, mas um caso que afeta todo o mercado, reforça nossa confiança na justiça brasileira. A Uber não pode usar sua posição dominante para prejudicar outras plataformas e, consequentemente, limitar a inovação no setor. Seguiremos lutando por um mercado mais aberto e transparente, sempre com o intuito de informar motoristas e gerar melhores condições de trabalho”, afirma Luiz Gustavo Neves, CEO da da fintech que auxilia motoristas e entregadores de app.

 

Investigação global e relevância internacional

 

A plataforma brasileira também destaca que as práticas da Uber, que estão sendo denunciadas no Brasil, não são exclusivas ao país. Investigações semelhantes estão em andamento nos Estados Unidos, o que reforça a relevância do caso e pode atrair maior atenção global para esse comportamento. “O que estamos vendo é uma tentativa global da Uber de eliminar a concorrência, afetando diretamente os motoristas que buscam por mais transparência e melhores condições de trabalho”, complementa Neves.

 

O GigU tem uma proposta diferenciada no mercado, oferecendo ferramentas como o cálculo de ganhos em tempo real, a recusa automática de corridas, a câmeras de segurança e muito mais, sempre com o foco em proporcionar aos motoristas e entregadores de app mais transparência para exercerem a sua autônomia no trabalho. A empresa está confiante de que a ação no CADE será um passo importante na defesa de um mercado mais justo e competitivo.

 

GigU

Criada em 2017, a StopClub é uma fintech social focada em apoiar motoristas de aplicativo por meio de ferramentas colaborativas que ajudam esses trabalhadores em seus desafios diários. Está entre as missões da StopClub criar uma comunidade unida e cada vez maior, que ofereça soluções de segurança e financeira personalizadas de acordo com a dor e necessidade de cada trabalhador. Atualmente a StopClub é a maior comunidade de trabalhadores de aplicativo do Brasil somando mais de 250 mil usuários em uma rede de compartilhamento de conhecimentos e experiências.

 

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