Braskem anuncia iniciativas vencedoras do 2º Edital Projetos que Transformam

Braskem anuncia iniciativas vencedoras do 2º Edital Projetos que Transformam

 

O 2º Edital Braskem: Projetos que Transformam, iniciativa que apoia projetos sociais voltados ao desenvolvimento local e sustentável de comunidades onde a companhia atua, selecionou 12 projetos para serem contemplados com um total de até 50 mil reais cada em incentivos. Os projetos vencedores foram avaliados em cinco etapas: análise eliminatória, técnica classificatória, documental inicial, estratégica e documental final. Ao todo, em 2023, o edital recebeu 226 inscrições, das quais, 20 propostas foram finalistas e 12 vencedoras.

Em São Paulo, das entidades escolhidas, duas são de Cubatão: a APM da EE Professor Zenon Cleantes de Moura, que deve colocar em prática o projeto “Educação e cultura: ampliando horizontes culturais e empoderando para a cidadania”, e a organização Unificação das Quebradas, com a iniciativa “Capacita Perifa”. Já as demais vencedoras são da região do ABC Paulista: Escola de Samba Seci, de Santo André, e APM da Escola Zeny Machado, de Mauá, que tiveram aprovados os projetos “Mulheres em ação” e “Horta na escola”, respectivamente.

Em Alagoas, se destacaram o Instituto Mandaver, com o projeto “Mãos à obra” e o Instituto Ayni, com o “Oceanos de plástico: economia circular em comunidades costeiras”, ambos de Maceió. Na Bahia, os projetos vencedores foram: “Projeto Nosso Bordado”, da Associação das Rendeiras de Dias D’Ávila, do munícipio de Dias D’Ávila e “Educação integrada em literatura, matemática e artes (digital e musical)”, do Grupo Mãe Nossa Senhora do Amparo, de Camaçari.

No estado do Rio de Janeiro, as contempladas são de Duque de Caxias. A Casa de Fraternidade Francisco de Assis deve colocar em prática a proposta “Desenvolvendo meu amanhã” e a Sociedade Cultural Projeto Luar dará vida ao projeto “Luar de dança”.

Já no Rio Grande do Sul quem receberá o repasse são as instituições: COM, da EMEF Campos Salles, de Nova Santa Rita, com a iniciativa “Oficina escola”, e a Escola Técnica Municipal de Farroupilha, localizada em Triunfo, com o projeto “As galinhas não são mais as mesmas: agora o galinheiro é sustentável, educacional e de inclusão social”.

Durante o processo a Braskem ofereceu gratuitamente para todos os inscritos um módulo de capacitações virtuais. Agora, as organizações vencedoras participarão do segundo módulo de ensino sobre gestão e prestação de contas de projetos sociais. Após o repasse financeiro, os contemplados têm o prazo de execução de 12 meses para desenvolver os projetos que serão monitorados pela Braskem, por meio de prestação de contas, evidências da realização das atividades previstas, e da execução dos encargos estabelecidos.

Conhece mais sobre os projetos vencedores

Proponente: APM da EE Professor Zenon Cleantes de Moura

Proposta: “Educação e cultura: ampliando horizontes culturais e empoderando para a cidadania”– o projeto tem o intuito de desenvolver competências e habilidades da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, como: repertório cultural, comunicação, cultura digital etc. Para isso, prevê a implantação de um auditório e um estúdio multimídia na escola objetivando a melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, bem como ampliando acesso de toda a comunidade à cultura.

Proponente: Unificação das Quebradas

Proposta: “Capacita Perifa” – a iniciativa quer realizar encontros que estimulem a leitura crítica dos clássicos da literatura brasileira e enriqueça as condições de produção de textos que os vestibulares como ENEM e Fuvest exigem, além de oferecer oficinas gratuitas para jovens também com assuntos transversais.

Proponente: Escola de Samba Seci

Proposta: “Mulheres em ação”– o objetivo do projeto é oferecer programas de capacitação e mentoria, implementando conteúdos voltados especificamente para mulheres empreendedoras ou empreendedoras de grupos raciais minoritários. Uma iniciativa valiosa e necessária para promover a igualdade de oportunidades e o empreendedorismo inclusivo. A ideia é abranger áreas como desenvolvimento de habilidades de negócios, gestão financeira, marketing, networking e habilidades de liderança. O projeto terá 2 meses de duração.

Proponente: APM Escola Zeny Machado

Proposta: “Horta na escola”– o projeto acontece nas dependências da escola, envolvendo crianças da educação infantil no preparo do solo, plantação e cuidados diários, explorando os sentidos e descobrindo por meio do contato com a natureza a importância de se ter uma alimentação saudável.

Proponente: Casa de Fraternidade Francisco de Assis

Proposta: “Desenvolvendo meu amanhã” – O projeto tem como objetivo manter as vagas atuais e abrir 8 novas oportunidades para jovens negros/pardos de baixa renda serem atendidos pela organização que já oferece reforço escolar, acompanhamento psicológico e fonoaudiológico, além de rodas de conversa para orientação dos pais e responsáveis. Visa também implementar aulas de informática para qualificar a capacitação profissional dos adolescentes atendidos pelo projeto. 

Proponente: Sociedade Cultural Projeto Luar

Proposta: “Luar de dança” – o projeto nasceu da necessidade de oferecer oportunidades de acesso a linguagens artísticas (dança) e leitura para crianças e adolescentes no contraturno escolar. A iniciativa contribui no desempenho escolar e na formação cidadã dos estudantes. O objetivo é ampliar e implementar as ações presenciais já realizadas pela organização, oferecendo semanalmente oficinas de dança, dança inclusiva e leitura por um período de 12 meses, prevendo ainda a realização bimestral de encontros com as famílias por meio de metodologia que visa fortalecer o vínculo familiar.

Proponente: CPM da EMEF Campos Salles

Proposta: “Oficina escola” – o projeto consiste na construção de um espaço pedagógico (DOMO GEODÉSICO) dentro da escola para o desenvolvimento de diversos estudos e competências, como: sustentabilidade, formas geométricas e matemáticas relacionadas à construção etc. Além disso, pretende-se produzir, a partir daquilo que é descartado, ambientes a baixo custo para que possam realizar atividades que não são viáveis em sala de aula. Serão diversas etapas envolvendo alunos, professores, comunidade etc.

Proponente: Escola Técnica Municipal de Farroupilha

Proposta: “As galinhas não são mais as mesmas: agora o galinheiro é sustentável, educacional e de inclusão social” – o objetivo da iniciativa é construir um galinheiro na escola para desenvolver atividades educacionais com os alunos, focando na inclusão social daqueles com autismo, com aulas dinâmicas e interativas com todos os recursos dos galinheiros e aves, para todos os níveis de ensino, assim como a utilização do laboratório da escola para experimentos. O projeto também deve promover oficinas para instituições da região e para a comunidade local sobre sustentabilidade. Todas as atividades serão presenciais.

Proponente: Instituto Mandaver

Proposta: “Mãos à obra” – que tem o objetivo de promover a diversificação de serviços disponíveis na localidade, a geração de empregos e o fortalecimento da economia local, proporcionando oficinas na área de construção, fornecendo habilidades teóricas, técnicas e práticas em pintura e alvenaria. Ao final do projeto, serão selecionadas 30 casas com necessidades de pequenos reparos para que os participantes coloquem em prática seus aprendizados. Todas as atividades serão presenciais.

Proponente: Instituto Ayni

Proposta: “Oceanos de plástico: economia circular em comunidades costeiras” – criado com o objetivo de promover a retirada de plásticos dos rios do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba, região metropolitana de Maceió. Para isso, prevê a criação de um centro para recolhimento e processamento dos resíduos, e uma moeda local, a ser utilizada no comércio da região, como forma de incentivar a comunidade a aderir às atividades. Seu objetivo é manter a qualidade da água dos rios, uma vez que a presença de resíduos plásticos interfere negativamente na quantidade de peixes disponíveis, o que prejudica a renda dos pescadores locais.

Proponente: Associação das Rendeiras de Dias D’Ávila

Proposta: “Projeto Nosso Bordado” – o intuito da proposta é dar continuidade ao projeto de capacitação e geração de renda para jovens, adolescentes e adultos da comunidade, oferecendo, em até 6 meses, capacitação de técnicas de renda de bilro, bordado a mão, crochê, costura e modelagem, artesanato em couro e lapidação em vidro, com oficinas de áudio visual, empoderamento feminino, empreendedorismo com exposição e desfile das artes produzidas.

Proponente: Grupo Mãe Nossa Senhora do Amparo

Proposta: “Educação integrada em literatura, matemática e artes (digital e musical)” – A ideia é proporcionar oficinas de leitura, edição de áudio e vídeo; matemática lúdica e música, para os alunos atendidos no contraturno escolar, para estimular a capacidade cognitiva dos estudantes na promoção do crescimento pessoal e acadêmico. A comunidade atendida pelo projeto está localizada em uma região periférica, com altos índices de violência, tornando a associação um espaço alternativo, onde crianças e adolescentes ficam seguros para se dedicar as atividades.

 

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