Brasil perde um dos seus grande nomes da música erudita: morre Arthur Moreira Lima
O Brasil perdeu um dos maiores nomes do piano brasileiro, Arthur Moreira Lima, morreu na quarta-feira, 30, aos 84 anos. O músico estava internado no Hospital Imperial de Caridade, em Florianópolis (SC), cidade aonde morava desde 1993.
Segundo informações de familiares, ele lutava contra um câncer de intestino há cerca de um ano. O velório será na realizado hoje, quinta-feira, 31, entre 12h e 16h, no Jardim da Paz, em Florianópolis.
Carreira
Arthur Moreira Lima era o pianista mais laureado da história do país. Ele teve uma longa carreira internacional, tocando, nos anos 1970, com as filarmônicas de Leningrado, Moscou e Varsóvia, as sinfônicas de Berlim, Viena e Praga, além das orquestras da BBC de Londres e a Nacional da França. Um dos maiores pianistas brasileiros, Arthur Moreira Lima nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 1940. Ele começou a estudar piano aos seis anos de idade. Ele se projetou internacionalmente ao conquistar o segundo lugar na Competição Internacional de Piano Frédéric Chopin, em 1965. Laureou-se também em várias outras competições, incluindo a prestigiosa Competição Internacional Tchaikovsky, de 1970, ficando em 3° lugar.
Arthur Moreira Lima é considerado um grande intérprete de compositores românticos, tais como Chopin e Liszt, e de obras modernistas de compositores como Prokofiev e Villa-Lobos. Notabilizou-se também como um intérprete da música popular brasileira, gravando Ernesto Nazareth e clássicos do repertório do choro e do samba.
Deixe um comentário