Bilionário Bernard Arnault compra bistrô parisiense favorito das estrelas
O grupo de luxo LVMH, liderado pelo bilionário Bernard Arnault, terceiro homem mais ricos do mundo, atrás apenas de Elon Musk e Jeff Bezos na lista de pessoas mais ricas do mundo anunciou a aquisição do restaurante Chez L’Ami Louis, localizado em Paris e querido por estrelas do mundo inteiro.

Fundado em 1924 e sempre gerido por uma família, o local é uma instituição parisiense com uma história ligada a personalidades do mundo político e artístico. Trata-se, portanto, de um restaurante que ainda preserva o charme do passado. Em uma época em que a autenticidade e a força da experiência da marca se impõem como fatores-chave para os consumidores de luxo, essa atmosfera única conquistou o conglomerado de Arnault.
Para o crítico gastronômico Gilles Pudlowski, o que tornou o local famoso foi o “serviço digno dos filmes dos anos 60, as “porções gigantes” e os “preços exorbitantes”.
A LVMH afirmou que se comprometerá a “preservar o caráter único e a identidade familiar” do restaurante, que trabalha há várias gerações com sua rede de horticultores e criadores.
A história do Chez L’Ami Louis
O restaurante, que este ano completa 100 anos, é conhecido pelo menu que celebra a tradição culinária francesa – com ingredientes como escargot e foie gras –, e por ser um dos locais favoritos de Francis Ford Coppola e do ex-presidente francês Jacques Chirac, que o escolheu para um jantar com Bill Clinton durante uma visita oficial à França, em 1999.
Chez L’Ami Louis também foi frequentado por Alice Waters, Kamala Harris, Catherine Deneuve, David Beckham e Mel Gibson. O restaurante, que aparece na categoria ‘Coup de Coeur’ da mais recente classificação britânica dos 101 Melhores Restaurantes de Steak do Mundo, tem apenas 14 mesas. O fundador, o chef Antoine Magnin, faleceu em 1987. Atualmente, o local é gerido por Louis Gadby.