Bauducco cancela campanha com Juliette e Duda Beat após acusações de plágio

Bauducco cancela campanha com Juliette e Duda Beat após acusações de plágio

Após acusações de plágio e uma grande repercussão negativa nas redes sociais, a Bauducco cancelou a campanha “Magia Amarela”, lançada por Juliette e Duda Beat nesta quarta-feira (18), como divulgação de sua nova identidade visual. A marca alegou que seu objetivo era “celebrar o amarelo característico da sua identidade visual (…) além de unir conceitos também historicamente propagados: família, união”. O projeto foi comparado com o Projeto AmarElo, do rapper Emicida, vencedor do Grammy de Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa.

Evando Fióti, irmão e produtor do rapper, usou as redes sociais e contou que vem sofrendo ataques racistas por causa da reclamação de plágio. “A violência racista com que tentaram deslegitimar nossa razão é a comprovação de como vocês não estão preparados para uma Sociedade de fato que valorize a nossa comunidade”. O Laboratório Fantasma, empresa da dupla, emitiu um comunicado explicando que Emicida foi convidado para fazer a campanha publicitária, mas que a “a agência [responsável pelo projeto] alegou que não havia recursos para conceber o projeto no formato proposto, o que fez com que a negociação não fosse adiante.”


Psicólogo
e analista de DE&I na Condurú Consultoria, José Rezende, destaca que a discriminação racial é um problema sério e inaceitável que, infelizmente, persiste em algumas empresas e marcas. Embora muitas tenham feito avanços na promoção da diversidade e inclusão, há casos em que a falta de apoio às pessoas pretas é evidente. “Aquelas que não fazem isso arriscam prejudicar sua reputação e perder o apoio de consumidores que valorizam a justiça social e a igualdade. Por outro lado, organizações, independente de seu tamanho, que apoiam ativamente a comunidade negra demonstram compromisso com valores inclusivos e podem colher os benefícios de uma base de consumidores mais ampla e diversificada”, afirma.

As cantoras Juliette e Duda Beat também se manifestaram oficialmente dizendo que jamais compactuaria ou participaria cientemente de atitudes de plágio, ou apropriação criativa.

 

José Rezende

Sócio, Psicólogo e Analista de Projetos da Condurú Consultoria. É natural de São Paulo e formado em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). José é Psicólogo Clínico e Esportivo adulto e infantil e defensor dos direitos humanos. Atuante em entidades estudantis durante a graduação, incluindo a presidência do Centro Acadêmico e vice-presidência do Diretório Central dos Estudantes da UPM.
Condurú Consultoria

Criada em 2017, a Condurú é uma consultoria que auxilia na implementação de programas de governança, apoia a construção ou atualização de códigos de ética ou de conduta e promove palestras e workshops de diversidade e inclusão.

Share this post