Balanço Abinpet e IPB 2024: com menor crescimento pós-pandemia, setor fatura R$ 75,4 bilhões em 2024

Balanço Abinpet e IPB 2024: com menor crescimento pós-pandemia, setor fatura R$ 75,4 bilhões em 2024

  • Balanço final de 2024 diminui valor que havia sido projetado pelas entidades – câmbio e desaceleração do consumo são influências negativas. Crescimento foi de 9,6%
  • Produção de pet food teve queda de 0,6% em relação a 2023 e projeção é nova baixa ainda em 2025, que não deve superar os 4 milhões de toneladas
  • Setor não foi contemplado na Reforma Tributária, o que distancia a população dos produtos e serviços para animais de estimação

 

 

O setor pet fechou o ano de 2024 com um faturamento total de R$ 75,4 bilhões, abaixo das projeções apontadas anteriormente que estimavam superar os R$ 77 bilhões. O crescimento foi de apenas 9,6% em relação a 2023, não chegando aos dois dígitos pela primeira vez desde 2019, ainda antes do início da pandemia de Covid-19. As informações são do Instituto Pet Brasil e divulgadas em conjunto com a Abinpet.

As entidades avaliam que, junto da inflação, câmbio e desaceleração do consumo são influências negativas. No caso do câmbio, o valor do dólar influencia no preço de ingredientes básicos de produtos como o pet food. “O setor pet segue sólido, mas os resultados de 2024 refletem os desafios econômicos e o peso da alta tributação sobre os produtos e serviços do setor”, comenta Caio Villela, presidente do Instituto Pet Brasil.

A venda de alimentos industrializados para animais de estimação encerrou o ano com R$ 40,8 bilhões (54,1% do total do setor). Em seguida, vem a venda de animais por criadores, representando R$ 8,1 bilhões, ou 10,8% do faturamento do mercado. Logo depois, os produtos veterinários (pet vet) representam R$ 7,8 bilhões, ou 10,4% do total do faturamento do setor. Serviços veterinários são o quarto maior segmento em faturamento, com R$ 7,7 bilhões (10,2%).

 

Veja o quadro completo:

Em relação aos canais de acesso, pet shops pequenos e médios permanecem como quase metade de todo movimento do varejo. Até o final de 2024, movimentaram R$ 36,6 bilhões. Em segundo lugar estão as clínicas e hospitais veterinários, que representam cerca de 18% do faturamento (R$ 13,4 bilhões). Completando o pódio, as cadeias de mega stores pet tem uma fatia de 9,3%, faturando R$ 7 bilhões.

 

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Dentro do segmento de e-commerce, o varejo especializado também é o segmento que mais vende. Os pet shops virtuais representam 40,6% do faturamento, com R$ 2,3 bilhões, seguido pelas lojas virtuais das mega stores, com R$ 1,5 bilhão (26,8%) e pelas lojas virtuais de pequenos e médios pet shops, com R$ 1,2 bilhão (21,5%).

 

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“Apesar da relevância crescente do digital, este crescimento mais tímido é uma preocupação. O consumidor está mais criterioso, o que reforça a necessidade de estratégias eficientes para manter a competitividade. O IPB segue acompanhando esse cenário e reforça a importância de um ambiente tributário mais equilibrado para garantir o avanço sustentável da indústria pet”, declara Vilela.

 

Indústria | A produção de pet food teve, pela primeira vez na história, uma queda. A redução de 0,6% em relação a 2023 fez com que a produção ficasse na casa das 4 milhões de toneladas, mesmo com o parque industrial brasileiro tendo potencial para superar os 9 milhões. A perspectiva para 2025 é de uma nova redução. “Calculamos que, para este ano, se o cenário tributário e o câmbio permanecerem como estão, a queda na produção será maior, chegando a quase 4%”, prevê o presidente-executivo da Abinpet e membro do Conselho Consultivo do IPB, José Edson Galvão de França.

Reforma tributária | Um estudo econômico apresentado pela Abinpet e o IPB em Brasília em 2024 demonstrou os benefícios que seriam gerados para todo o país com a isenção tributária para o setor pet. De acordo com os levantamentos encomendados pelas entidades, a isenção de 60% poderia alavancar a produção industrial para até 9 milhões de toneladas anuais em potencial, e aumento geral, levando em conta toda a oferta de produtos e serviços, de 210% na arrecadação de impostos. “Acreditamos que a inclusão do setor pet nas alíquotas reduzidas é uma questão de justiça tributária e de saúde pública. Vamos continuar lutando por essa causa”, diz Galvão de França.

 

Sobre a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação

 

A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) representa uma indústria que congrega os segmentos pet food (alimento e ingredientes), pet vet (medicamentos veterinários) e pet care (equipamentos, acessórios e produtos para higiene e beleza). A entidade fortalece o setor por meio de ações que contribuem para o desenvolvimento de seus associados.

 

Também atua para aumentar a percepção de que os benefícios da relação entre seres humanos e animais de estimação se estendem a toda a sociedade.

 

A Abinpet oferece aos associados o Painel Pet, plataforma integrada de informações consolidadas de mercado (produção), composta por um banco de dados e apuração de dados de todos os fabricantes nacionais e importadores de alimentos e produtos para animais de estimação. O Painel é composto por informações validadas e seguras por criptografia e os seus relatórios abordam o volume e faturamento da Indústria Pet Brasileira.

 

Mais informações: imprensa@abinpet.org.br

 

Sobre o Instituto Pet Brasil

 

O Instituto Pet Brasil (IPB) nasceu em 2013 para estimular o desenvolvimento do setor Pet, composto pelos pilares criação, produtos e serviços para animais de estimação. A entidade lidera projetos de fomento ao conhecimento, ao empreendedorismo e à inovação, com o objetivo de profissionalizar toda a cadeia pet. Nosso objetivo é construir um setor profissionalizado, e fortalecer a relação entre seres humanos e animais de estimação, que comprovadamente é benéfica para a saúde e o bem-estar de ambos.

 

O Instituto Pet Brasil também oferece aos associados o Data Pet, plataforma integrada de informações consolidadas sobre o Mercado Pet, seus segmentos, Canais de atuação, comércio eletrônico etc. O Data Pet é constituído por diretrizes sólidas de pesquisa de Mercado, sua metodologia aborda desde o levantamento de informações.

 

Mais informações: imprensa@institutopetbrasil.com.

 

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