Bahia adere ao Programa Acredita no Primeiro Passo

Bahia adere ao Programa Acredita no Primeiro Passo

Por meio do Programa Cisternas, governo federal também anunciou investimento de R$ 84 milhões para instalação de 9 mil cisternas no estado

Foto: Roberta Aline / MDS

 

Transformar um desafio até chegar ao nível de reconhecimento”, foi assim que a jovem empreendedora de Salvador, Letícia Moreira, de 30 anos, começou a relatar a busca pelo seu sonho de se tornar uma designer de sobrancelhas reconhecida e respeitada por suas clientes. “Comecei a ir de porta em porta para conquistar minhas clientes e fui ganhando um pouco de visibilidade. Tive vários obstáculos neste período e passei por lugares perigosos, foi uma trajetória muito difícil”, contou, emocionada.

 

Mas a realidade de Letícia começou a mudar quando conseguiu recursos para empreender. A jovem é uma das beneficiárias do Programa Acredita no Primeiro Passo, que visa promover a autonomia socioeconômica pelo aumento da renda, com valorização do trabalho e das capacidades empreendedoras das pessoas inscritas no Cadastro Único. “Com o Programa Acredita, vou investir cada vez mais na minha capacitação e na ampliação do meu estúdio de sobrancelhas”, celebrou.

 

O Programa Acredita foi lançado em Salvador, com a adesão do estado da Bahia, nesta segunda-feira (25.11). O evento contou com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias. A cerimônia também foi marcada pelo anúncio da instalação de cerca de 9 mil cisternas em municípios rurais baianos com investimento de R$ 84 milhões advindos do Programa Cisternas.

 

“Por meio do Programa Acredita, queremos dar as mãos para milhões de pessoas da Bahia e do Brasil, para que possam superar a pobreza. São pessoas que querem um crédito com taxa de juros baixas e, com ele, estruturar um negócio”, explicou Wellington Dias.

 

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, lembrou que a assistência técnica oferecida pelo Programa ajuda quem deseja empreender de forma segura e evita que o dinheiro seja mal administrado. “A assistência técnica é fundamental. Tem que ter um projeto de desenvolvimento. É preciso um projeto de acompanhamento, de monitoramento. Não é somente entregar o dinheiro porque senão a situação dessas pessoas piora”, argumentou.

 

Rodrigues também celebrou o investimento em tecnologias sociais para levar água de qualidade às comunidades historicamente afetadas pela seca, promovendo segurança hídrica e alimentar. “O nosso compromisso é com a dignidade e a qualidade de vida dessas famílias. Água é essencial para garantir saúde, trabalho e desenvolvimento no Semiárido baiano”, afirmou.

 

Em relação ao Programa Acredita, o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, salientou que a missão é diminuir o índice da desigualdade social. “Recebemos esse chamamento do presidente Lula para ajudar o Programa Acredita a avançar e chegar a todos. Estamos fazendo isso levando crédito. E nosso público prioritário são as pessoas que estão no Bolsa Família, para que tenham linha de crédito e possam investir”, pontuou.

 

“Estamos buscando que o Programa Acredita atinja todos os seus objetivos. Vamos ter muito caminho em 2025, vamos divulgar cada vez mais para levar crédito para a população que precisa disso para melhorar de vida”, projetou Paulo Câmara.

 

Durante o cumprimento da agenda na Bahia, o ministro Wellington Dias ainda visitou a comunidade de acolhimento do projeto social Fundação Doutor Jesus, no município de Candeias. A unidade presta atendimento às pessoas com dependência química. O titular do MDS conheceu as instalações e conversou com responsáveis pela instituição que explicaram o trabalho de acolhimento realizado e as atividades desenvolvidas no local.

 

Entrega de Vans

 

Durante o evento, também foram entregues 15 veículos da Ação de Estruturação de Mobilidade no Sistema Único de Assistência Social (MobSUAS) para a rede socioassistencial de 15 municípios baianos (veja a lista abaixo).

 

A iniciativa fortalece a frota de veículos disponível nos serviços e equipamentos do SUAS, facilitando o deslocamento das equipes para realizar atendimentos e, também, colabora no deslocamento de usuários da rede, assegurando que tenham acesso aos seus direitos.

 

Confira a lista de municípios :

  • Ibirapuã
  • Lajedão
  • Pé de Serra
  • Salinas da Margarida
  • Souto Soares
  • Vereda
  • Cícero Dantas
  • Andaraí
  • Chorrochó
  • Feira de Santana
  • Itabuna
  • Juazeiro
  • Lapão
  • Correntina
  • Bonito

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *