Autocuidado e empoderamento feminino começam no íntimo
|
O Dia Internacional da Mulher, celebrado anualmente no dia 08 de março, traz à tona questões de extrema importância para o público feminino na luta por direitos e espaços igualitários em todos os segmentos. Além disso, remete ao direito de que toda mulher tenha acesso ao cuidado adequado e às informações de qualidade, bem como, tenha sua saúde sexual e reprodutiva garantidas, visto que estes também se caracterizam como ponto crucial na jornada das mulheres e se relacionam diretamente ao empoderamento, autoconhecimento e autoestima feminina.
Dessa forma, destaca-se como um dos pontos de partida dessa liberdade a mudança na legislação para a realização da laqueadura tubária, ocorrida no dia 04 de março de 2023. A partir dela, a idade mínima para o procedimento passa a ser 21 anos, exceto para quem tiver ao menos dois filhos vivos. Ainda, não é mais necessário o consentimento do cônjuge, e o procedimento pode ser realizado durante o parto – sendo necessário um prazo mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade e o parto.
No entanto, apesar de consideráveis avanços na promoção da saúde feminina, o que se identifica é que parte deste cuidado ainda vem sendo negligenciado pela falta de informações que incentivem a realização de um acompanhamento médico adequado. Uma pesquisa encomendada pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), e conduzida pelo Instituto Datafolha, apontou que 43% das brasileiras não fazem exame ginecológico de rotina. O fato destaca ainda mais a relevância da expansão das informações como uma forma de quebrar os tabus presentes na sociedade e possibilitar que as mulheres possam tornar-se cada vez mais protagonistas de sua saúde e mais independentes na tomada de decisões.
A DKT Salú, plataforma para atender e aconselhar mulheres, desenvolvida pela DKT South America, empresa líder em planejamento familiar e detentora das marcas Prudence, Sutra, Andalan e AMIU, ressalta como os meios de informação são importantes para transformar o papel da mulher.
“Quando falamos do íntimo feminino, falamos de transformações constantes e que, muitas vezes, são acompanhadas de inverdades. Ter à disposição canais de comunicação, como a DKT Salú, para compartilhar tudo que permeia o universo feminino com qualidade e acompanhado de profissionais da saúde, certamente faz toda a diferença”, conta Flavia Gonzalez, Gerente de Marketing da DKT South America.
Flavia conta que a saúde íntima também precisa ter atenção redobrada: “falarmos sobre cuidados com a higiene íntima da mulher tem fator essencial para evitar o aparecimento de infecções, inflamações e muitos outros problemas – até mais graves – que, quando não cuidados, podem dificultar a liberdade sexual e a independência feminina”.
Segundo a pesquisa “Jornada Digital do Paciente”, mais de 94% dos internautas brasileiros recorrem à informações de saúde na internet e, com esse dado que cresce a cada ano, a DKT tem a preocupação de disponibilizar às mulheres uma plataforma com informações seguras, com muita credibilidade e atendimento humanizado em tempo real.
_________
Sobre a DKT South America
A DKT South America atua de forma efetiva para conscientizar a população sobre a importância do uso de métodos contraceptivos, com foco no Planejamento Familiar e na Prevenção de ISTs e HIV/AIDS e Gravidezes Indesejadas. Ao longo da sua atuação no Brasil e na América do Sul, a empresa é a marca líder no Planejamento Familiar e acredita que todos os casais têm a liberdade de escolher a quantidade de filhos, e quando é o melhor momento para construir uma família. Logo, as DKTs se retroalimentam subsidiando as outras DKTs no mundo para que o planejamento familiar chegue em regiões vulneráveis e distantes. Para saber mais, acesse o site e conheça também as demais plataformas de DKT: DKT Salú, DKT Academy e Use Prudence.
Deixe um comentário