Artistas baianos participam da mostra Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro

Artistas baianos participam da mostra Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro

O estado da Bahia está representado por 41 artistas naexposição Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro, a mais abrangente mostra dedicada exclusivamente à produção de artistas negros já realizada no país. Com abertura agendada para o dia 3 de maio, no Centro Cultural Sesc Quintandinha, em Petrópolis (RJ), a mostra parte da premissa de dar luz à centralidade do pensamento negro no campo das artes visuais brasileiras, em diferentes tempos e lugares.

 

Com curadoria assinada por Igor Simões, em parceria com Lorraine Mendes e Marcelo Campos, Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro apresentará ao público obras de cerca de 240 artistas negros de todos os Estados do Brasil, em diversas linguagens como pinturafotografia, esculturainstalações e videoinstalações, produzidos entre o fim do século XVIII até o século XXI.

 

 

“O projeto Dos Brasis lançou um olhar aprofundado sobre a produção artística afro-brasileira e sua presença na construção da história da arte no Brasil. Um trabalho que contou com nossos analistas de cultura em todo o país, em um grande alinhamento nacional. A exposição Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro é a culminância desse processo e oferece ao público não só a oportunidade de conhecer a obra de artistas e intelectuais negros, com também de refletir sobre sua participação nos diversos contextos sociais”, explica o Diretor-Geral do Departamento Nacional do Sesc, José Carlos Cirilo.

 

 

Trajetória – A ideia nasceu em 2018, um projeto de pesquisa fruto do desejo institucional do Sesc em conhecer, dar visibilidade e promover a produção afro-brasileira. Para sua realização, foram convidados os curadores Hélio Menezes e Igor Simões. Em 2022, o projeto passa a ter a curadoria geral de Simões com os curadores adjuntos Marcelo Campos e Lorraine Mendes. A equipe curatorial pesquisou obras e documentos em ateliês, portfólios e coleções públicas e particulares, para oferecer ao público a oportunidade de conhecer um recorte da história da arte produzida pela população negra do Brasil e entender a centralidade do pensamento negro na arte brasileira.

 

 

Representam o estado obras de:

Acervo da Laje: Bruno Costa, César Bahia, Fernando Queiróz, Ivana Magalhães, Indio, José Eduardo Ferreira Santos, Vilma Santos, Júlio Alvez, Nailson, Paulo Telles, Zaca Oliveira.

Anderson AC

Anna Rízia

Antonio Tarsis

Augusto Leal

Ayrson Heráclito

Emanoel Araujo

Eneida Sanches

Ilê Axipá – Antonio Aloxedê, Edivaldo Bolagi, LABI, MAXODI, Petinho, Otun Elebogi, André Otun Laran

José Adário

Gilberto Filho

Lázaro Roberto – Zumví Arquivo Afro Fotográfico

Louco Filho

Luiz Marcelo

Manuel Querino

Madalena Santos Reinbolt

Mestre Didi

Nádia Taquary

Rebeca Carapiá

Rommulo Vieira Conceição

Rubem Valentim

Tiago Sant’Ana

Uiler Costa-Santos

Ventura Profana

Yêdamaria

Share this post