A artista visual radicada na Bahia, Júlia Camarella participo 8º Salão de Arte Brasileira da Casa Brasil Liechtenstein, que acontece de 17 de junho a 2 de julho.
Sua tela, em pintura a óleo intitulada “Baba no Humaitá” estará disponível para o público, além de outras 55 obras de artistas nacionais.
Segundo a artista, a tela é o retrato de dois meninos negros, sem camisa, disputando corpo a corpo uma bola de futebol. “Os meninos são vistos de cima e tem sombras projetadas no chão. É uma cena do cotidiano soteropolitano e carregada de significado e lembranças. Essa pintura deriva de uma foto que fiz no Humaitá, num dia que fui apreciar o pôr do sol de lá. Com a obra “Baba no Humaitá”, pretendo enaltecer a beleza de uma infância tipicamente brasileira, vivida de pé no chão, rodeada de amigos e muita brincadeira. Jogar futebol quando criança é algo que conecta todos nós: ricos, pobres, altos, baixos, gordos, magros, negros, brancos… todo brasileiro já chutou uma bola na infância! E o estilo de jogo mais tipicamente brasileiro é o retratado na obra: pé no chão, sem camisa e no final de tarde aguentar o calor! A simplicidade é rica de significado. Momentos como esse geram lembranças e amizades para uma vida inteira, diz com entusiasmo.
Os trabalhos expostos no Gasometer Cultural Center em Trieste, em Liechtenstein, que contará com a presença de artistas consagrados como Kobra e Crânio.
Quem está a frente desse evento é a Cônsul Honorária Denise da Cruz Campitelli e os curadores Bruno Portella e Petra Büchel. Ao longo dessa década, mais de 700 artistas passaram pelo Salão de Arte Brasileira da Casa Brasil, além de escritores, músicos e pequenos empreendedores com seus produtos e serviços.
Sobre Júlia Camarella
Natural de Vitória do Espírito Santo, desde criança pintava e desenhada. Cursou medicina no Rio de Janeiro, mas a arte falou Maia alto e dedes 2016, quando morou em São Paulo, começou a pintar com aquarela e nanquim.
El 2017 fixa moradia em Salvador o sonho de ser artista se consolidou e começou a cursar artes visuais pela Uninter e pintura a óleo na Academia de Artes da Bahia, onde atualmente também leciona.
Júlia Camarella já participou de 4 exposições, duas individuais, duas Mostras de Arte de forma virtual e tem obra no acervo do Museu Rancho Recanto da Chapada, após premiação pela Fundação Cultural Palmares. Participou 15° salão de artes Bahia-Marinhas e foi selecionada em segundo lugar.
Serviço
8º Salão de Arte Brasileira da Casa Brasil Liechtenstein
Data da abertura: 17 de junho, 17 hs
Local: Gasometer Cultural Center em Trieste, em Liechtenstein