Após consolidar-se na Argentina, Osana chega ao Brasil para transformar a jornada do paciente com tecnologia de ponta a ponta e sistema integrado

Após consolidar-se na Argentina, Osana chega ao Brasil para transformar a jornada do paciente com tecnologia de ponta a ponta e sistema integrado

 


A indústria da saúde tem se caracterizado como tradicional na adoção de tecnologia médica e em termos de soluções digitais e interoperabilidade ainda fragmentada e com iniciativas isoladas, provocando uma realidade em que a experiência do paciente não é uniforme e integral nos diferentes canais de atendimento. Olhando para essa realidade, principalmente em sistemas de saúde como o brasileiro que é um dos maiores do mundo, a healthtech
Osana acaba de expandir a sua atuação para o Brasil focando nestes canais de comunicação com o paciente para sua experiência antes e depois de estar nas instituições de saúde.

A empresa nasceu em 2019 e possui histórico de sucesso e consolidação na Argentina – chegando agora a novas regiões da América Latina como parte da sua estratégia de negócio. A expectativa com a expansão é impactar mais de 5 milhões de pessoas mensalmente, e que o Brasil represente, pelo menos, 60% do faturamento em um futuro próximo.

A startup entende que, embora o setor tenha avançado na sua digitalização principalmente devido à pandemia de COVID-19, hospitais, empresas de diagnóticos e da indústria farmaceutica têm enfrentado um desafio maior: a dificuldade de gerenciar uma diversidade de aplicativos, plataformas e dispositivos utilizados para a gestão da saúde, o que gera uma alta dispersão da informação disponível e dificulta a coordenação entre os diferentes atores do ecossistema. Diante disso, associa-se com os principais prestadores de serviços de saúde e empresas farmacêuticas para ajudá-los a digitalizar e automatizar tarefas, gerando benefícios desde gerenciamento de agendas de consultas e exames, teleatendimento, acesso à prescrições e pedidos médicos, resultados de exames e gerenciando o acompanhamento de pacientes de forma remota, garantindo uma experiência diferenciada e satisfatória da jornada do paciente

A nossa solução oferece a oportunidade de mudar o paradigma para o cuidado contínuo, preventivo e proativo, capacitando os pacientes no conhecimento e uso de sua própria informação, aumentando o engajamento dos pacientes na gestão de sua própria saúde. Queremos revolucionar o futuro da saúde digital”, afirma Luis Paulo M. Souza, Vice-Presidente e representante da Osana no Brasil.

A companhia trabalha com estratégias omnichannel e abrange diferentes canais, como chatbot, portal web e App das instituições, proporcionando eficiência operacional, redução de custos e absenteísmo. A Osana acredita na transformação do sistema de saúde em busca de uma maior inclusão, uma melhor experiência e sustentabilidade do setor no longo prazo.

No Brasil, o foco principal será oferecer mais qualidade, sobretudo no atendimento primário e secundário, ao mesmo tempo em que proporciona melhores resultados às instituições de saúde. A solução não apenas une o sistema fragmentado com sua interoperabilidade, mas também oferece aos players do setor um valor diferencial para os pacientes, com a possibilidade de proporcionar uma experiência que pode ser personalizável e escalável, com baixo custo e rápida implementação.

A companhia criada pelos fundadores Andrés Lawson, CEO da Osana, e Jorge López, cofundador e atual COO da empresa, garantiu em 2021 uma rodada de investimentos de mais de US 25 milhões, o maior aporte ‘Séries A’ para uma Healthtech na América Latina. Dentre os fundos envolvidos está o General Catalyst (com mais de USD 25 bilhões em ativos e empresas como Livongo, adquirida pela Teladoc por mais de USD 18 bilhões, e outras startups como Airbnb, Stripe, Snapchat em seu portfólio), agregando portanto um investidor de prestígio e um dos players mais ativos no setor de saúde. A captação reforçou o potencial da Osana e validou o modelo de negócio, dando ainda mais musculatura para chegar a novas regiões e expandir a sua capacidade operacional.

Atualmente a Osana conta com cerca de 70 colaboradores e 1 milhão de usuários na América Latina e o objetivo é que nos próximos anos a startup também expanda ainda a sua operação LATAM, chegando a países como México, Colômbia e Chile.

“Temos diante de nós a grande oportunidade de criar experiências mais próximas com os pacientes, em tempo real e com cuidado contínuo. Essa mudança de foco permitirá destravar o acesso à informação para obtenção de insights que contribuam para melhorar processos, reduzir custos e, principalmente, melhorar a qualidade de vida das pessoas, promovendo uma melhor compreensão e engajamento nos tratamentos prolongados, de doenças crônicas e comorbidades”, conclui o executivo.

Sobre a Osana

A Osana é uma startup que desenvolve uma nova infraestrutura tecnológica voltada para a indústria de saúde na América Latina. A companhia se associa com os principais prestadores de serviços de saúde, seguradoras e empresas farmacêuticas para ajudá-los a digitalizar e automatizar fluxos de trabalho clínicos. A empresa está transformando a forma como as pessoas cuidam de sua saúde, proporcionando uma experiência mais conveniente, melhores resultados e uso mais eficiente de recursos. Ela arrecadou mais de US 25 milhões em sua rodada de captação Série A com investidores líderes mundiais, como a General Catalyst. A missão da Osana é tornar a saúde mais acessível, acionável e viável na região por meio do uso de tecnologia

 

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *