Apoio de Bolsonaro ao Trump não impediu a queda do comércio entre Brasil e EUA
Muito pouco resultado deu a aproximação do presidente Jair Bolsonaro com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O apoio de Bolsonaro não foi o suficiente para impedir a queda no comércio entre os dois países em 2020, em meio à pandemia de Covid-19 .
De acordo com um levantamento da Ancham Brasil, que teve como base dados do ministério da Economia, 2020 foi o pior dos últimos 11 anos no que diz respeito ao intercâmbio comercial entre Brasil e Estados Unidos . Um dos grandes vilões para esse resultado foram as barreiras tributárias impostas pelo governo Trump , que prejudicaram a indústria brasileira.
Segundo mostram os dados, a corrente de comércio entre os dois países caiu 23,8% em relação a 2019. E a culpa não foi só da pandemia . Isso porque, olhando para os número gerais, a balança comercial brasileira caiu 9%.
“O setor siderúrgico foi muito afetado. Há restrições em vigor desde 2018, que tiveram efeito nos dois anos passados, mas foram ainda mais negativas em 2020”, afirma Abrão Neto, vice-presidente executivo da Amcham Brasil, ao site da Rede Globo, G1. O especialista acredita que os níveis voltarão aos registrados antes da pandemia ainda este ano.
Deixe um comentário