Alexei Navalny, um dos principais opositores de Putin
O opositor russo Alexei Navalny morreu nesta sexta-feira, 16, na prisão, após se sentir mal, informou o serviço penitenciário da região de Yamalo-Nenets, na região ártica da Rússia, onde ele cumpria pena há cerca de três anos.
O Serviço Penitenciário Federal disse em comunicado que Navalny perdeu a consciência durante uma caminhada. Segundo a agência norte-americana Associated Press, uma ambulância chegou para tentar reabilitá-lo, mas não conseguiu.
Não houve confirmação imediata da morte de Navalny por parte de sua equipe. O governo russo disse não ter nenhuma informação sobre a causa da morte.
O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, afirmou estar “profundamente entristecido e perturbado” pelos relatos da morte de Navalny e exigiu que a Rússia esclareça esclareça as circunstância do ocorrido.
Ele foi detido por forças russas em janeiro de 2021 após retornar da Alemanha, onde foi tratado por uma suspeita de envenenamento. Navalny foi sentenciado à prisão até completar 74 anos por acusações que, segundo ele, foram forjadas para mantê-lo afastado da política.
Em dezembro do ano passado, Navalny passou mais de 20 dias desaparecido. Ele havia sido transferido para uma prisão no Ártico.
O ex-advogado ganhou fama há mais de uma década ao satirizar a elite do presidente Vladimir Putin e fazer acusações de corrupção. Na década de 2010, por exemplo, liderou um movimento contra Putin que levou milhares de pessoas às ruas do país.