Alana leva vozes de crianças de 12 países para evento que reúne líderes mundiais hoje, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, no Chile

Alana leva vozes de crianças de 12 países para evento que reúne líderes mundiais hoje, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, no Chile

Crédito: Divulgação_Instituto Alana

 

Líderes mundiais estão reunidos hoje (3 de maio), em Santiago (Chile), para celebrar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa em uma conferência realizada pela UNESCO. Em sua 31ª edição, o World Press Freedom Day tem como cerne a importância do jornalismo e da liberdade de expressão no combate às fake news em meio à crise ambiental global, e como o impacto da crise climática nas crianças e adolescentes é agravado pela desinformação.

Crédito: Divulgação_Instituto Alana

Na abertura do evento foi exibido o filme “The Important Stuff”, uma parceria do Alana com o UNICEF e UNESCO, lançado na COP 28, que reúne falas de crianças e adolescentes de 12 países e contam como são impactados pelas mudanças climáticas. Após a exibição, a ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, disse que “o futuro das crianças é sempre hoje”, e ressaltou a importância de haver um compromisso que assegure às crianças um meio ambiente saudável e sustentável.

Estão presentes no evento o presidente chileno Gabriel Boric; Audrey Azoulay, Diretora Geral da UNESCO e convidados como a ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Maria Ressa, e o ator Gael García Bernal. Isabella Henriques, diretora-executiva do Instituto Alana, acompanha o evento e pode trazer informações sobre as discussões e como os direitos das crianças ao meio ambiente saudável estão sendo debatidos neste encontro.
Informações e sugestões de abordagens:

  • As crianças são as mais impactadas pela emergência climática e representam um terço da população mundial (cerca de 2,2 bilhões de pessoas), sendo que metade delas (mais de 1 bilhão) vive hoje em locais expostos a severos riscos climáticos, especialmente no Sul Global.
  • Hoje, no mundo, mais de 1 em cada 4 mortes de crianças menores de 5 anos são atribuíveis a ambientes insalubres, mas esse público é naturalmente excluído das instâncias decisórias relativas ao tema.
  • O filme “The Important Stuff” ressalta a importância crucial de uma imprensa livre para combater as consequências das notícias falsas, e os depoimentos das crianças reforçam como a desinformação sobre questões ambientais agravam esses impactos.
  • Durante o evento, o Alana organiza o painel “Intergenerational fireside chat: fostering digital resilience and child participation to promote reliable information about climate change” (“Bate-papo intergeracional: incentivando a resiliência digital e a participação das crianças e dos adolescentes para promover informações confiáveis sobre as mudanças climáticas”), em parceria com a UNESCO, para aprofundar a participação das crianças nos debates sobre a construção de uma imprensa livre e capaz de combater as mudanças climáticas.

    Sugestão de abordagem sobre o painel: Como o jornalismo ambiental confiável é uma condição importante para a promoção do pluralismo dos meios de comunicação, conforme apontado em declarações anteriores como a de Santiago e Windhoek+30, e nos Comentários Gerais 25 e 26 do Comitê da ONU sobre os Direitos da Criança.

Sugestão de aspas:
“As crianças e os adolescentes, grupo que reúne um terço da população do planeta, devem ser uma prioridade absoluta no enfrentamento dos efeitos da crise climática. Elas são as mais afetadas pelas mudanças climáticas, mas suas vozes são frequentemente silenciadas nas decisões que impactam seu futuro. Neste Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, nos unimos ao UNICEF e à UNESCO para amplificar suas vozes, combater a desinformação e defender ações urgentes para proteger nosso planeta”, afirma Isabella Henriques, Diretora Executiva do Instituto Alana.
Sobre o Alana
O Alana é um grupo de impacto socioambiental que promove e inspira um mundo melhor para as crianças. Um mundo sustentável, justo, inclusivo, igualitário e plural. Um mundo que celebra e protege a democracia, a justiça social, os direitos humanos e das crianças com prioridade absoluta. Um mundo que cuida dos seus povos, de suas florestas, dos seus mares, do seu ar. O Alana é um ecossistema de organizações interligadas, interdependentes, de atuação convergente, orientadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O encontro de um Instituto, uma Fundação e um Núcleo de Negócios de Entretenimento de Impacto. Um combinado único de educação, ciência, entretenimento e advocacy que mistura sonho e realidade, pesquisa e cultura pop, justiça e desenvolvimento, articulação e diálogo, incidência política e histórias bem contadas.

Share this post