ACM Neto, candidato a governador da Bahia teria feito registro no TSE como branco e depois mudou para pardo

ACM Neto, candidato a governador da Bahia teria feito registro no TSE como branco e depois mudou para pardo

A indefinição racial de ACM Neto está causando fortes abalos na campanha de ACM Neto, a menos de oito dia das eleições. Desde que o postulante ao Palácio de Ondina se autodeclarou pardo, a situação polemizou, tornando-se notícia nacional e viralizando nas redes, com a criação de memes. Uma apresentadora da Globo News ao noticiar o fato, não conseguiu conter o riso, ao ver a imagem de ACM na tv, muito bronzeado.

Documentos obtidos com exclusividade pelo jornal A TARDE revelam que ACM Neto se declarou branco ainda nesse pleito. Depois, visando o fundo eleitoral, mudou para pardo.

Desde 2020, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que a distribuição de recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, assim como o tempo de propaganda gratuita, deve ser proporcional ao número de candidatos negros dentro do partido.

Para o pleito atual, o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do candidato, realizado no dia 7 de agosto, informa que ele se autodeclarou branco, tendo feito a mudança pouco depois. A alteração novamente possui o intuito de se aproveitar do Fundão e ludibriar o eleitor baiano.

O ofício obtido no TSE, inclusive, desmente a recente declaração de Neto publicada em suas redes sociais, onde ele insiste deliberadamente na falácia de que sempre se declarou como pardo.

“Sempre me identifiquei como pardo. Veja que em 2016, quando não havia fundo eleitoral, não havia financiamento partidário e não havia definição de cotas, eu já me autodeclarava dessa forma”, insiste o candidato ao Estadão.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *