A professora Célia Maria Ferreira Cordeiro será a nova titular da Cadeira de Número 10 da Academia Baiana de Educação
A pedagoga Célia Maria Ferreira Cordeiro, professora aposentada da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Católica de Salvador (UCSAL), Mestre em Educação e ex-secretária de Educação do Município de Salvador, toma posse amanhã (09), às 19h, na Academia Baiana de Educação, como a nova titular da Cadeira de Número 10, que tem como Patrono o poeta Castro Alves e foi ocupada pela última vez pela historiadora e Acadêmica Consuelo Pondé de Sena.
“Não por acaso o Patrono da Cadeira 10 é o grande poeta Castro Alves, um abolicionista que dedicou a sua vida, de curta, fecunda e significativa existência, àexpressão poética pela luta contra as evidências e crueldades de uma sociedade escravagista, preconceituosa e homofóbica, desde a sua origem. E também não por acaso seu apelido era CECÉU, como o meu! É com um prazer enorme que revelo a identidade desta alcunha a nós concedida, coincidentemente”, revela a professora.
Ela também faz questão de homenagear, in memoriam, a professora Consuelo Pondé de Sena, “última ocupante desta honrada Cadeira, com destaque à sua trajetória, especialmente à frente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e do Centro de Estudos Baianos. Ela deixou um legado intelectual dedicado à cultura da terra, envolvida com todos os seus símbolos, emblemas e personalidade, lutando pela preservação do patrimônio material e imaterial“.
“Meus sinceros agradecimentos à Academia vêm em primeiro lugar à professora Leda Jesuíno dos Santos, amiga e profissional extremamente competente e admirada, pelo reconhecimento e indicação do meu nome, a todos os ilustres colegas acadêmicos e àdiretoria da Academia Baiana de Educação pela aprovação unânime para ocupar a Cadeira 10. Reconheço o significado e o valor do trabalho dos profissionais eméritos desta Academia, nas suas trajetórias profissionais e particulares e na experiência das ações na própria Academia”.
Segundo a futura Acadêmica, que ainda se considera uma aprendiz, a qualidade do trabalho de cada geração sempre será enriquecida pelos que as sucedem, numa linha contínua ou disruptiva de construções e conquistas da evolução humana.
SERVIÇO
O quê:
Posse da Professora Célia Maria Ferreira Cordeiro como titular da Cadeira 10 da Academia Baiana de Educação – Patrono: Castro Alves
Quando:
ID Lattes:
CV: http://lattes.cnpq.br/7875770610329659
#conexaoin
#conectadocomanoticia