A Marinha do Brasil, Instituto Bienal Amazônia (IBA), Espaço BB e Saphira & Ventura ocupam o Galpão Cultural da Marinha do Brasil com a Pré-Bienal Amazônia, com o tema “Somos Todos Amazônia – por um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”
Além de exposições de arte, haverá mostra de jóias, design e moda, Música no Museu, conferência sobre Metaverso e a montagem do projeto de um espaço saudável
A Marinha do Brasil, o Instituto Bienal Amazônia (IBA), o Espaço BB e a Saphira & Ventura ocupam o Galpão Cultural da Marinha do Brasil/Espaço Cultural da Marinha do Brasil, Rio de Janeiro , entre os dias 13 de novembro de 2024 e 16 de fevereiro de 2025, com um evento paralelo ao G20, que junta exposição de arte e “Amazônia Azul” do acervo da Marinha do Brasil, apresentando a Pré-Bienal Amazônia, com o tema “Somos Todos Amazônia – por um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”.
Além das exposições de arte, haverá mostra de jóias, design e moda, rodas de conversa semanal, com o Educativo e Guias da Marinha orientando o público durante o evento, e a Orquestra Maré do Amanhã, dentro do programa Música no Museu, de Sérgio Costa e Silva. No dia 20 de novembro haverá uma Conferência, com tema em consonância com o G20,sobre metaverso.Importante lembrar que o objetivo é conscientizar sobre sustentabilidade e o futuro do planeta.
A curadoria é de Marcia Marschhausen e Alcinda Saphira, com Anna Persia Bastos (Eco Gaia) no design de interiores, que vai mostrar o projeto/conceito de um espaço saudável , e Rodrigo Bonan na cenografia. Entre os artistas convidados estão os Arassari Pataxó, Ana Ferreira (paisagista – decoração/arte /kokedamas), Beth Padula (jóias), Car Moss, Claudia Galindo, Denilce Meirelles, Dominika Koczot, Gasco Prata & Pedra, Giovanni Gargano, Greg Hajdarowicz, Hijo Nam, Kerstin Kage, Luíza Guedes, Mariana Bonifatti, Maycon Nunes, Norma Corrêa, Patrícia Di Basso, Regina Moura, Rita Basumallick, Rodrigo Bonan, Rodrigo Saramago, Sidnei Santos e Zzn Peres.
Do Coletivo BB participam Alex Persson, Ana Luiza Varella, Angela Lemos, Antônio Garcia, Bianca Farah, Bruna MP, Carlomagno, Chris Acyoli, Christiano Whitaker, Daniel Corrêa, Gelia Ashton, Gilda Goulart, Guilherme Quintanilha, Jasmina Di Monaco, Nando Paulino, Naiara Junqueira, Natália Lima, Nilmar Ashton, Rose Assumpção, Sandoval Tibúrcio, Sergio Joppert, Lukschal e Madalena Bento de Mello.
O Espaço Cultural da Marinha fica na Av. Alfred Agache, S/N – Centro, Rio de Janeiro e funciona de terça a domingo, das 11h às 16h30. Entrada gratuita. A abertura será no dia 13 de novembro, das 14h às 17h.
Texto curatorial
A exposição “Somos Todos Amazônia” no Galpão Cultural da Marinha do Brasil é um chamado urgente à ação para a preservação da Amazônia e do Oceano que dependem diretamente de seu equilíbrio ecológico. Em um momento crítico para nosso planeta, a urgência em proteger a Amazônia, muitas vezes referida como o “coração verde” do mundo, é mais evidente do que nunca. Sua preservação não é apenas uma questão ambiental, mas um imperativo para a sustentabilidade global.
Espaço Saudável, de Anna Persia Bastos
(…)”Somos Todos Amazônia” propõe uma reflexão sobre como nossos atos podem beneficiar e/ou reduzir o impacto em todas as partes envolvidas, através de processos que se mantenham por prazo indefinido. A exposição é uma oportunidade para engajar o público na construção de um futuro sustentável, onde a harmonia entre desenvolvimento e conservação se torna a base para a prosperidade global.(…)
A Bienal Amazônia visa promover a cultura brasileira, especialmente a indígena, a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, buscando conscientizar sobre a importância da floresta amazônica. Além da projeção da arte brasileira, a Bienal tem compromisso com o fortalecimento da economia local, geração de empregos e incentivo ao turismo na região.
Apoio: G20 / Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro / Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro / Impacto Coalition
Deixe um comentário