A ESPOSA DE TCHAIKOVSKY entra na plataforma digital Imoviosion sexta-feira, 2 de junho
Depois de mais de dois meses depois de sua estreia nos cinemas, e ainda em cartaz em várias salas, A ESPOSA DE TCHAIKOVSKY, de Kirill Serebrennikov, chega com exclusividade à plataforma RESERVA IMOVISION nessa sexta, 02 de junho. O longa fez sua estreia mundial no Festival de Cannes, onde foi extremamente bem recebido, e, agora, conta com 86% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Caprichada produção de época, o longa conta sobre o conturbado casamento entre Antonina Miliukova (Alyona Mikhailova) e o famoso compositor russo Pyotr Tchaikovsky (Odin Lund Biron), autor de entre outras obras, O Lago dos Cisnes e O Quebra-Nozes.
Desde o primeiro encontro, o romance entre Antonina e Tchaikovsky parece fadado às dificuldades e empecilhos. O compositor era uma celebridade de seu tempo, e o filme toca numa questão do presente, ao abordar esse tema: o culto às celebridades. Tudo é narrado pelo ponto de vista da esposa que acompanha a trajetória do homem que ama, mas tem dúvidas se é amada por ele.
Tchaikovsky, por sua vez, só aceitou se casar com ela para acabar com os rumores sobre sua sexualidade. Ele não sente o menor desejo por ela, muito menos amor, e ele a culpa pelos fracassos que enfrenta, e, por isso, tenta se livrar dela em diversos momentos.
Serebrennikov, que também assina o roteiro, se baseou nos arquivos de Tchaikovsky, que conta com cartas e entrevistas, e, em sua maior parte, está nos Estados Unidos. “Tchaikovsky foi um gênio, e hoje a Rússia tem orgulho dele, mas o poder tradicional que esconder elementos de sua vida – sua sexualidade e o fato de que era apoiador da monarquia. Isso não é bom para o período Soviético. A biografia dele é quase uma incógnita, pois frases e trechos de suas cartas foram suprimidos. Foi quase tudo destruído pelas pessoas das épocas posteriores. É por isso que eu queria contar essa história”, disse o diretor em entrevista ao site IndieWire.
“Essa ênfase na figura feminina obedece a uma tendência de época. Se Antonina figura nos livros de história apenas como ninfomaníaca, ou a infeliz esposa de um grande homem, com Serebrennikov recobra sua espessura trágica e complexidade psicológica”, escreveu Luiz Zanin Oricchio, no jornal O Estado de S. Paulo sobre o filme.
Em sua crítica, o jornal francês Le Monde destaca o “desempenho impressionante de Alyona Mikhailova, que confere à sua personagem a beleza dolorosa e louca do amor incondicional”. Já a The Hollywood Reporter aponta que o filme “apresenta um cinema requintado, com cenas nas quais o romantismo da música de Tchaikovsky é encontrado em movimentos de câmera fluídos, que capturam a ação em quadros artisticamente encenados”.
A plataforma RESERVA IMOVISION também oferece em seu catálogo A Febre de Petrov, filme de Serebrennikov, de 2021, que acompanha algumas horas na vida de um quadrinhista sofrendo de uma gripe forte que não o abandona. E, assim, o longa faz um retrato da Rússia pós-União Soviética.
Sinopse
Antonina Miliukova é uma jovem aristocrata bonita e brilhante. Ela poderia ter tudo o que quisesse, no entanto, sua única obsessão é se casar com Pyotr Tchaikovsky. A única razão pela qual o compositor finalmente aceitará essa união, é para acabar com os rumores sobre ele. Sem sentir amor e culpando-a por seus infortúnios e colapsos, as tentativas de Tchaikovsky de se livrar de sua esposa são brutais. Consumida pelos seus sentimentos por ele, Antonina decide suportar e fazer o que for preciso para ficar com o seu grande amor.
Ficha técnica
Direção: Kirill Serebrennikov
Roteiro: Kirill Serebrennikov
Elenco: Alyona Mikhailova, Odin Lund Biron, Miron Fedorov, Yuliya Aug, Filipp Avdeev e Andrey Burkovskiy.
MODOS DE ASSINATURA
A plataforma RESERVA IMOVISION oferece duas modalidades:
Assinatura – com acesso a todos os filmes da plataforma
Aluguel – alugue qualquer título durante 72 horas, sem precisar ser assinante
PREÇOS
Assinatura mensal: R$ 24,50
Assinatura anual: R$ 211,68
COMO USAR
A RESERVA IMOVISION pode ser acessada pelo computador, por celulares e tablets com sistema operacional iOS ou Android e conta com função de espelhamento para SmartTV e Chromecast.
Também é possível acessar o aplicativo em Smart TVs com sistema Android TV (Sony, TCL, Philco, Philips); sistema Roku (AOC e Philips); dispositivos com sistema Android TV (TV Box, Mi TV Stick, Mi Box, entre outros), Roku Express e Apple TV.
Deixe um comentário