A Casa do Porco está na lista do World 50 Best Restaurants 2018
O restaurante Casa do Porco, de São Paulo, está na lista do World’s 50 Best Restaurants 2018, que elege os melhores restaurantes do mundo. Esta é a “segunda parte” do ranking, com as casas que ficaram entre a 51ª e a 100ª posição Ele ocupa o 79° lugar, da lista de 51 a 100°.
A Casa do Porco foi aberta em outubro de 2015. Desde então, o chef Jefferson Rueda já abriu o Hot Pork e a Sorveteria do Centro ao lado da Praça da República. Serve petiscos e pratos gourmets, com ênfase em carne de porco, em espaço descontraído com decoração criativa.
O restaurante pertence ao chef Jefferson Rueda. O reconhecimento vem depois do restaurante fazer sucesso entre o público brasileiro. Especializado em quitutes suíno foi inaugurado em outubro de 2015. De lá para cá segue com fila na porta. A espera pode chegar a mais de duas horas no fim de semana. Está localizado no centro da cidade, local nem sempre frequentado pelos paulistanos.
O sucesso se dá pela presença constante do chef e quase tudo é feito na casa. As linguiças, as conservas, o pão, o macarrão. A preocupação com o produto também se estende aos porcos — Rueda vai de fazenda a fazenda para escolher seus produtores.
Como um bom bar, o endereço serve tira-gostos ótimos. A barriga de porco bem gorda é frita até ficar deliciosamente crocante e é servida com uma camada de goiabada e brotos. De inspiração coreana, o destaque vai para a trouxinha de alface romana recheada de arroz, algas e costelinha de porco. Se você estiver com muita fome peça o porco de san zé, churrasqueado, úmido e de pele durinha, vem ao lado de tutu de feijão, tartare de banana e salada de couve. De sobremesa, o pudim de leite, doce na medida, com uma textura nunca antes imaginada de tão boa, sai a R$ 22,00. Vem com chantili de caramelo e um algodão-doce.
O Mani, de Helena Rizzo (SP), e o carioca Lasai, de Rafael Costa e Silva, também figuram entre os 100 melhores, no 87º e no 100º lugar, respectivamente. Este ano perderam posição no ranking. Em 2017, o Maní estava em 81º e o Lasai, em 76º. O restaurante Olympe, de Thomas e Claude Tougrais, do Rio de Janeiro, que no ano passado ocupou o 100º lugar, saiu da seleção.
Além d’A Casa do Porco, 14 outros restaurantes, de 12 países diferentes, estrearam na lista, incluindo o Enigma, nova casa de Albert Adrià, em Barcelona, ficou em 95º lugar; o SingleThread, em Healdsburg, na Califórnia, na 91ª posição, eleito o restaurante mais promissor da temporada, e o Leo, de Bogotá, primeiro colombiano a aparecer na lista mundial, em 99º.
Outros prêmios desta edição do 50 Best já foram divulgados. O SingleThread , em Healdsburg, na Califórnia, que está na 91ª posição e foi eleito o restaurante mais promissor da temporada. O chef peruano Gastón Acurio é o homenageado pelo conjunto de sua obra. A irlandesa Clare Smyth , comandante das panelas do Core, em Londres, foi eleita a melhor chef mulher do ano.
O anúncio dos 50 primeiros colocados será na próxima terça, 19, em uma cerimônia em Bilbao , na Espanha . Também serão divulgados o melhor chef confeiteiro, o chef mais celebrado entre seus colegas, e o restaurante sustentável do ano.
Sobre o The World’s 50 Best Restaurants
É uma lista produzida pela revista britânica Restaurants, com base em uma pesquisa internacional de chefs de cozinha, donos de restaurantes, goumands e críticos. Além do principal ranking, o “Chef’s Choice” é uma lista baseada em votos de cinquenta chefes de restaurantes em relação ao ano anterior. Os melhores restaurantes são, muitas vezes, os precursores da gastronomia molecular. A maioria dos restaurantes servem alta cozinha, que é caracterizada por um meticuloso cuidado, preparo e apresentação dos alimentos.
51. De Librije Zwolle, Netherlands
52. L’Astrance Paris, France
53. Benu, San Francisco, USA
54. Sühring, Bangkok, Thailand
55. Don Julio, Buenos Aires, Argentina
56. Amber, Hong Kong, China
57. Nerua, Bilbao, Spain
58. Brae Birregurra, Australia
59. Florilège, Tokyo, Japan
60. Tegui, Buenos Aires, Argentina
61. Burnt Ends, Singapore
62. Momofuku Ko, New York, USA
63. Hof Van Cleve, Kruishoutem, Belgium
64. Sud 777, Mexico City, Mexico
65. Frantzén, Stockholm, Sweden
66. Vendôme, Bergisch Gladbach, Germany
67. Fäviken, Järpen, Sweden
68. Quique Dacosta, Denia, Spain
69. Chef’s Table at Brooklyn Fare, New York, USA
70. Selfie, Moscow, Russia
71. Relae, Copenhagen, Denmark
72. Twins Garden, Moscow, Russia
73. Aqua, Wolfsburg, Germany
74. The Fat Duck, Bray, England
75. Belcanto, Lisbon, Portugal
76. Martin Berasategui, Lasarte-Oria, Spain
77. Elkano, Getaria, Spain
78. Mingles, Seoul, Korea
79. A Casa do Porco, São Paulo, Brazil
80. Lung King Heen, Hong Kong, China
81. Per Se, New York, USA
82. Hedone, London, UK
83. Estela, New York, USA
84. St John, London, UK
85. Le Coucou, New York, USA
86. The French Laundry, Yountville, USA
87. Maní, São Paulo, Brazil
88. Nobelhart & Schmutzig, Berlin, Germany
89. The Jane, Antwerp, Belgium
90. Indian Accent, New Delhi, India
91. SingleThread, Healdsburg, USA
92. L’Effervescence, Tokyo, Japan
93. 8 1/2 Otto e Mezzo, Bombana Hong Kong, China
94. Alo, Toronto, Canada
95. Enigma, Barcelona, Spain
96. Diverxo, Madrid, Spain
97. Atelier, Munich, Germany
98. 108, Copenhagen, Denmark
99. Leo, Bogotá, Colombia
100. Lasai, Rio de Janeiro, Brazil
Deixe um comentário