Conexão InConexão InConexão In
Font ResizerAa
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Reading: SESSÃO VITRINE PETROBRAS DIVULGA TRAILER E CARTAZ DE SANEAMENTO BÁSICO E DO CURTA ILHA DAS FLORES
Compartilhar
Font ResizerAa
Conexão InConexão In
Buscar
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Cultura e entretenimento

SESSÃO VITRINE PETROBRAS DIVULGA TRAILER E CARTAZ DE SANEAMENTO BÁSICO E DO CURTA ILHA DAS FLORES

Rita Moraes
Rita Moraes
Publicado 5 de maio de 2025
Compartilhar
Compartilhar

Obras do cineasta Jorge Furtado chegam restauradas às salas de cinema a partir do dia 29 de maio 

A SESSÃO VITRINE PETROBRAS traz de volta aos cinemas em 29 de maio novas cópias digitais de dois famosos filmes de Jorge Furtado: o curta ILHA DAS FLORES e o longa SANEAMENTO BÁSICO, O FILME. As duas obras agora estão em 4K e as novas peças acabam de ser divulgadas pela distribuidora.
SANEAMENTO BÁSICO, O FILME
FOTO | PÔSTER | TRAILER
SANEAMENTO BÁSICO, O FILME tem em seu elenco Fernanda Torres, Wagner Moura, Paulo José, Camila Pitanga, Lázaro Ramos e Bruno Garcia. Com roteiro assinado pelo próprio diretor, o longa se passa numa pequena comunidade de descendentes de italianos no sul do Brasil, onde enfrentam problemas de saneamento. A cidade não tem dinheiro para resolver o problema, mas uma verba para a produção de um filme, concedida pelo governo federal, será usada para a construção da fossa que será toda filmada como ficção.
Ficha técnica | SANEAMENTO BÁSICO, O FILME

Produção: Casa de Cinema de Porto Alegre
Coprodução: Globo Filmes, Teleimage, Sony
Produção associada: Quanta
Patrocínio: Petrobras, Banrisul, BNDES
Codistribuição: Vitrine Filmes, Sony
Realização: Ancine, Ministério da Cultura, Governo Federal

Ficha técnica | ILHA DAS FLORES
Produção: 
Casa de Cinema de Porto Alegre
Patrocínio para distribuição: Petrobras
Distribuição:
 Vitrine Filmes
Realização: 
Ministério da Cultura, Governo Federal

Sobre o Patrocínio
A Petrobras é uma das principais empresas do país. Atua de forma integrada e especializada na indústria de óleo, gás natural e energia, tendo como compromisso o desenvolvimento sustentável para uma transição energética justa e inclusiva.

A Cultura é também uma energia na qual a companhia investe, patrocinando há mais de 40 anos projetos que contribuem para a cultura brasileira e se fazem presentes em todos os Estados brasileiros.

Sobre a Vitrine Filmes

A Vitrine Filmes é uma distribuidora de cinema independente que, há 15 anos, promove e valoriza o audiovisual brasileiro e latino-americano. Foi pioneira na descentralização do circuito exibidor com o projeto Sessão Vitrine e, desde 2020, vem ampliando sua atuação com iniciativas como a Vitrine España, dedicada à produção e distribuição de filmes na Europa; o selo Manequim, voltado a títulos com apelo mais amplo; o curso online Vitrine Lab; e a Vitrine Produções, focada no desenvolvimento de novos projetos brasileiros.

Mais de 5 milhões de pessoas já assistiram aos filmes da Vitrine nos cinemas. Entre os destaques do catálogo estão “Bacurau”, vencedor do Prêmio do Júri em Cannes; “Druk – Mais Uma Rodada”, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro; e “Nosso Sonho”, a cinebiografia de Claudinho e Buchecha, maior bilheteria nacional em 2023.

Em 2025, a Vitrine já lançou “Baby”, de Marcelo Caetano, exibido em Cannes, e prepara o relançamento de “Saneamento Básico” e “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado, com cópias restauradas em 4K. Ainda este ano, chegam aos cinemas “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro, vencedor do Urso de Prata em Berlim, e “O Agente Secreto”, novo longa de Kleber Mendonça Filho com Wagner Moura, Maria Fernanda Cândido e Gabriel Leone no elenco.

Circuito Exibidor previsto da SESSÃO VITRINE PETROBRAS: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Indaiatuba, João Pessoa, Londrina, Macapá, Maceió, Manaus, Marília, Natal, Niterói, Palmas, Poços de Caldas, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo, Teresina, Vitória.

Sobre Jorge Furtado

Jorge Furtado é cineasta brasileiro, cofundador da Casa de Cinema de Porto Alegre e roteirista da TV Globo. Dirigiu diversos curtas como “O Dia em que Dorival Encarou a Guarda”, “Barbosa” e “Ilha das Flores”. Seus principais longas-metragens são “O Homem que copiava”, “Saneamento Básico, o filme”, “Lisbela e o Prisioneiro” (roteirista), “Meu Tio Matou um Cara”, “Rasga Coração” e “Grande Sertão” (roteirista), e os documentários “Mercado de Notícias” e “Quem é Primavera das Neves”. Na televisão, dirigiu e escreveu séries como “Comédias da Vida Privada”, “Cidade dos Homens”, “Mister Brau”, “Ó Paí, Ó”, “Doce de Mãe” e “Sob Pressão”.

Sobre Casa de Cinema
Com 37 anos, a Casa de Cinema de Porto Alegre realizou mais de 60 filmes entre longas, médias e curtas, séries e especiais para televisão, cursos de cinema e programas eleitorais. Entre seus longas, estão “O Homem Que Copiava” (2003, dir. Jorge Furtado), que participou de mais de 20 festivais internacionais e nacionais, ganhou o prêmio de Melhor Direção no Festival de Kerala e teve mais de 600.000 espectadores no cinema; “Meu Tio Matou Um Cara” (2004, dir. Jorge Furtado), premiado Melhor Direção e Melhor Roteiro no 9º Fest. de Cinema Brasileiro de Miami, com um público de 560.500 em cinema; “Saneamento Básico, O Filme” (2007, dir. Jorge Furtado), premiado Melhor Filme pelo Júri Popular do 10º Festival do Cinema Brasileiro de Paris; “Antes Que O Mundo Acabe” (2010, dir. Ana Luiza Azevedo), vencedor de 17 prêmios, entre eles Melhor Filme Brasileiro pela APCA; “Aos Olhos De Ernesto” (2019, dir. Ana Luiza Azevedo), que teve estreia mundial no BIFF/Coreia do Sul/2019, premiado Melhor Filme/ crítica na Mostra Internacional de São Paulo, Melhor Filme/Júri Popular Festivais de Punta del Este, Viña del Mar, Monterrey, do júri oficial os festivais de San Diego, Inffinito Film Festival/ Miami e Fest. Internacional de Mulheres (FIM). Os filmes da Casa ultrapassam o circuito comercial de exibição. Até hoje são continuamente requisitados para exibições em cineclubes, cinemas itinerantes, instituições culturais e educacionais, bem como, citados em materiais didáticos escolares e em conteúdos formativos de cinema.
Sobre Globo Filmes
Construir parcerias que viabilizam e impulsionam o audiovisual nacional para entreter, encantar e inspirar com grandes histórias brasileiras. É assim que a Globo Filmes atua desde 1998 como a maior coprodutora e uma das maiores investidoras do cinema brasileiro. Em 2023, completou 25 anos e chegou à marca de mais de 500 filmes no portfólio e mais de 260 milhões de público acumulado. Como produtora e coprodutora, seu foco é na qualidade artística e na diversidade de conteúdo, levando ao público o que há de melhor no cinema brasileiro: comédias, romances, infantojuvenis, dramas, aventuras e documentários. A filmografia vai de recordistas de público, como ‘Minha Irmã e Eu’ e ‘Os Farofeiros 2’, duas das maiores bilheterias nacionais pós-pandemia, ‘Tropa de Elite 2’ e ‘Minha Mãe é uma Peça 3’ – ambos com mais de 11 milhões de espectadores – a sucessos de crítica e público como ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Marighella’, ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘Pedágio’ e ‘Carandiru’, passando por longas premiados no Brasil e no exterior, como ‘Cidade de Deus’ – com quatro indicações ao Oscar – e ‘Bacurau’, que recebeu o prêmio do Júri no Festival de Cannes.
Sobre Sony Pictures
A Sony Pictures Entertainment (SPE) é uma subsidiária da Sony Corporation of America, uma subsidiária da japonesa Sony Corporation. As operações globais da SPE abrangem produção, aquisição e distribuição de filmes em cinema, home entertainment, televisão e mídias digitais; uma rede global de canais; operação de estúdio, desenvolvimento de novos produtos audiovisuais, serviços e tecnologias. Tudo isto representa a distribuição de entretenimento em mais de 140 países.

Com presença marcante no mercado nacional,  a Sony Pictures distribuiu  e/ou co-produziu no Brasil, 22 dos 25 filmes nacionais lançados na década de 90, momento da retomada. Em 2024, através do investimento em inúmeras produções, apostando em novos talentos e diferentes gêneros ao longo dos últimos anos, a Sony chega à marca de mais de 70 filmes nacionais distribuídos e/ou co-produzidos, entre eles: Deus é Brasileiro, O Auto da Compadecida, Carandiru, Cazuza, 2 Filhos de Francisco, Meu Nome Não é Johnny, Chico Xavier, Xingu, Tainá, Um Tio Quase Perfeito, Entre Irmãs, Kardec, Ninguém é de Ninguém, Ainda Estou Aqui e Vitoria.

Você Pode Gostar

Veja Luz apresenta show de lançamento de “Revoada” durante a Feira Literária da Zona Sul, em São Paulo
Vannick Belchior e Renato Teixeira celebram o legado de Belchior no emocionante videoclipe de “Tudo Outra Vez”
Sal ganha espaço na arquitetura de luxo para criar ambientes de relaxamento e bem-estar
Chaka Khan lança CHAKZILLA, seu primeiro álbum de inéditas em mais de sete anos
Catedral Basílica do Santíssimo Salvador recebe Coro e Orquestra Barroco na Bahia neste domingo (20)
Últimas notícias da Semana
Saúde

Carretas do Agora Tem Especialistas ultrapassam 1 milhão de procedimentos no SUS

Rita Moraes
Rita Moraes
21 de setembro de 2026
Ideias de looks para o Natal e Réveillon
Artigo: Dia da Consciência Negra para todos, por Luana Génot
Combo de Lançamento: LG abre pré-venda dos novos monitores gamer UltraGear OLED
Quando o desejo é brincar de Amigo Secreto, nada melhor do que apenas curtir e se divertir, deixando toda a administração da brincadeira para um site que faz tudo e o melhor, de graça!
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você Pode Gostar

Cultura e entretenimento

David Byrne lança edição digital deluxe do álbum ‘Who Is The Sky?’ e revela o novo single “My Madness”

16 de setembro de 2026
Cultura e entretenimento

Confira programação de cinema por R$ 10 até amanhã no Cine Imperial

15 de setembro de 2026
Cultura e entretenimento

Exposição no Goethe-Institut Salvador-Bahia investiga as relações entre amor e violência

14 de setembro de 2026
Cultura e entretenimento

“UM PRIMEIRO LONGA INTELIGENTE E BEM-SUCEDIDO”; VEJA AS PRIMEIRAS IMPRESSÕES DE LONDON APÓS EXIBIÇÃO NO FESTIVAL DE VENEZA

11 de setembro de 2026

Sobre Nós

O Conexãoin é um portal de notícias criado pela jornalista Rita Moraes, que conecta o público às principais informações da Bahia, do Brasil e do mundo. Lançado em 2017, destaca-se pela cobertura objetiva, equipe experiente e forte presença digital. Fique conectado com a notícia.
Acesso Rápido
  • Cultura e entretenimento
  • Destaques
  • Esportes
  • Mundo
  • Política
  • Turismo
Carretas do Agora Tem Especialistas ultrapassam 1 milhão de procedimentos no SUS
Veja Luz apresenta show de lançamento de “Revoada” durante a Feira Literária da Zona Sul, em São Paulo
Exclusivo: Decreto de Romeu Zema beneficiou mineradora de Lucas Kallas, ligado a Vorcar
HM Engenharia patrocina a 41ª Corrida da Integração EPTV e incentiva o bem-estar e o esporte em Campinas Iniciativa reforça o compromisso da companhia com a geração de impacto social e apoio às tradições locais

Contatos

  • Salvador-Bahia
  • (71) 99980-2901
  • moraes.rita1@gmail.com
© Copyright 2026| Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites