Iêmen: 153 pessoas detidas são libertadas com o apoio do CICV
Hoje, 25 de janeiro, 153 pessoas detidas em conexão com o conflito foram libertadas em Sanaa. Esta libertação unilateral recebeu o apoio de uma equipe do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), atendendo a um pedido da Comissão Nacional para Assuntos de Prisioneiros do Iêmen. Como parte do seu trabalho de Detenção, o CICV realizou visitas regulares a pessoas detidas em Sanaa com o objetivo de garantir um tratamento e condições humanas para todas as pessoas detidas em relação ao conflito.
“Esta operação trouxe o alívio e a alegria tão necessários às famílias que aguardavam ansiosamente o regresso dos seus entes queridos. Sabemos que muitas outras famílias também aguardam a oportunidade de se reunirem. Esperamos que a libertação de hoje leve a muitos outros momentos como este”, declarou a chefe da delegação do CICV no Iêmen Christine Cipolla.
Seguindo os seus procedimentos de trabalho padrão, o CICV realizou entrevistas privadas com as pessoas detidas antes de partirem para confirmar a identidade delas, informar às suas famílias sobre a libertação iminente e oferecer assistência para um retorno digno às suas casas. Antes da libertação, a equipe médica do CICV avaliou o estado de saúde das pessoas detidas, determinou que estavam aptas para viagens rodoviárias e providenciou viagens individuais para quem precisava de apoio adicional.
“Tal como acontece com todas as operações de libertação das quais o CICV participa no Iêmen, mantemos diálogos confidenciais com todas as pessoas detidas para ouvir quaisquer preocupações que possam ter sobre o processo, para garantir que estiveram em contato com as suas famílias e para reunir as informações necessárias para acompanhar a sua condição, se necessário, nas próximas semanas”, explicou a chefe do departamento de Proteção do CICV no Iêmen, Alessia Bertelli.
O CICV acolhe com satisfação esta libertação unilateral como mais um passo positivo para a retomada das negociações no âmbito do Acordo de Estocolmo. Continuamos prontos para desempenhar o nosso papel de intermediário neutro na facilitação da libertação, transferência e repatriamento de quaisquer pessoas detidas em relação ao conflito no Iêmen, como fizemos em 2020 e 2023, sempre que as partes do Acordo de Estocolmo decidirem participar de tais esforços novamente.
Sobre o CICV
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) é uma organização neutra, imparcial e independente com um mandato exclusivamente humanitário que decorre das Convenções de Genebra de 1949. Ajuda pessoas no mundo todo afetadas por conflitos armados e outros tipos de violência, fazendo o possível para proteger as suas vidas e dignidade e para aliviar o seu sofrimento, muitas vezes ao lado dos seus parceiros da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.
Deixe um comentário