36,6% dos adolescentes de 13 a 15 anos já praticaram o ato sexual

36,6% dos adolescentes de 13 a 15 anos já praticaram o ato sexual

Iniciação sexual precoce garante função sexual mais saudável

 

 

A primeira semana de fevereiro, entre os dias 1° e 8, é marcada como a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, com o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.
13 de Abril – Dia do Jovem – Diretoria de Educação a Distância – DEaD

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a média de idade da primeira relação sexual no Brasil é de 14,9 anos. Já dados de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstram que 36,6% dos adolescentes de 13 a 15 anos já praticaram o ato sexual. Além disso, há uma relação perigosa entre idade e comportamentos de risco, pois quão mais cedo se inicia a vida sexual, maiores são os riscos de contaminação por infecções sexualmente transmissíveis e de gravidez precoce.
Para falar sobre como estabelecer o diálogo sobre sexualidade com adolescentes, quando iniciar o acompanhamento com o ginecologista e quais são os métodos contraceptivos e de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) para esta idade tenho disponível como porta-voz Vitor Henrique de Oliveira, ginecologista consultor da Libbs Farmacêutica.
Para auxiliar os pais e responsáveis para iniciar o diálogo sobre educação sexual e fortalecer a relação com as adolescentes durante a puberdade, a Libbs Farmacêutica, juntamente com a MOL Impacto, maior editora de impacto social do mundo, disponibilizam gratuitamente o Guia da Adolescente: Como Falar de Sexo em Casa.”
Referência

Este texto foi desenvolvido integralmente com base na obra: KEDOUK, Marcia (direção). Guia da adolescente: como falar sobre sexualidade em casa. São Paulo: Mol Impacto; Libbs, 2024.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *