Pernambucanas e Instituto Fashion Revolution anunciam as soluções mais inovadoras para a indústria da moda em 2025
Economia circular com grânulos de resíduo têxtil, consultoria de moda decolonial e estamparia regenerativa foram alguns dos trabalhos vencedores da 6ª edição do Fórum Fashion Revolution, patrocinado pela varejista
A Pernambucanas, marca varejista 100% nacional, acredita no poder transformador da pesquisa e dos debates científicos para contribuir com os desafios atuais da indústria da moda. Por isso, apoia e patrocina o Fórum Fashion Revolution desde 2019.
Neste ano, em sua 6ª edição, o fórum destacou o compromisso com a inovação, sustentabilidade e diversidade, promovendo soluções práticas e teóricas para um sistema de moda regenerativo e justo, abordando como temas centrais: clima, raça e gênero, tecnologia.
Foram mais de 250 trabalhos inscritos em edital público. Todos foram analisados por um Comitê Científico composto por 30 dos maiores nomes da academia de todo país em moda e sustentabilidade. Ao final, com o apoio da Pernambucanas, os 18 ensaios e 9 ilustrações vencedores receberão o suporte financeiro para darem continuidade às suas pesquisas.
A banca avaliadora dos estudos práticos foi formada por Livia Lopes de Souza, Gerente de ESG da Pernambucanas, pelo gestor ambiental e co-fundador da Retalhar, Jonas Lessa, pela idealizadora da Rede Consultoras Negras de Imagem e Estilo, Paloma Gervásio, pela Diretora Executiva do Instituto Fashion Revolution Brasil, Fernanda Simon, e por Isa Isaac Silva, Designer de moda brasileira e fundadora da marca Isaac Silva.
Além do respaldo financeiro, a varejista também irá disponibilizar um apoio técnico para auxiliar os pesquisadores a encontrar a melhor forma de inserir os estudos na indústria e varejo têxtil. Para isso, será construída uma trilha colaborativa, disponibilizando orientações de especialistas das áreas correlatas.
“Acreditamos que o investimento em pesquisa é um dos instrumentos fundamentais para a evolução da indústria da moda. As mudanças estratégicas do setor precisam ser resultado de ações conjuntas entre empresas, instituições, pesquisadores e sociedade em que cada um reconheça sua responsabilidade e seu potencial mobilizador, assumindo o papel de protagonistas para uma transição legítima em busca, principalmente, dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”, afirma Renata Del Bove, Diretora de Gente, Sustentabilidade e Comunicação da Pernambucanas.
Projetos vencedores:
Eixo Clima
Soluções práticas:
1. Roberta Miroslau Kremer e Neide Kohler Schulte – “Estamparia regenerativa: Educação ecológica e biomimética”
2. Fabíola Encinas Rosa e Débora Cristina Clérici – “Transformando resíduo têxtil em brinquedos educativos”
3. Veronica Elvira Kobus – “Hilin Cycle: Biomimética aplicada em estudo de obsolescência têxtil”
Ensaios teóricos:
1. Melina Samma Nunes – “Correlação entre a ambição climática da União Europeia as raízes coloniais da indústria da moda e uma efetiva transição justa”
2. Fernanda Beserra Cavalheiro E Konstantin Gerber – “Cânhamo Têxtil No Brasil”
3. Fernanda Viero Dias Putini – “Tecendo a decolonialidade na moda e na sustentabilidade em tempos de antropoceno”
Ilustrações:
1. Paulo César Marques Holanda: Amazônia
2. Cinthia Oya: “Para onde vão minhas roupas?”
3. Giulia Minosso de Almeida Pirozi: “Últimas Tendências: Negligência, Parasitismo e Crise Climática”
Eixo Raça e Gênero
Soluções práticas:
1. Ludmila Alves Rioga e Francisca Angélica de Oliveira – “Consultoria de moda decolonial para micro e pequenas varejistas de moda”.
2. Mariana Tabossi Freire e Ana Paula Mendonça Alves – “A costura como ofício”.
3. Isabella Karim Morais Ferreira de Vasconcelos – “Preciso uma indústria inteira para educar uma criança enquanto sua mãe costura”.
Ensaios teóricos:
1. Sabrina Keitty Gomes do Nascimento e Rosiane Pereira Alves – “Pega se facção o trabalho precário das costureiras do APL de confecções do Agreste Pernambucano”.
2. Maruaia de Castro Cruz – “A roupa do corpo invisível uniforme das trabalhadoras domésticas: O caso do Clube Caiçaras”.
3. Jordana Magalhães dos Reis – “GRILHÕES – Teoria e Prática em Moda Decolonial”.
Ilustrações:
1. Thayse Cardoso Calescura – “Costurando Caminhos”.
2. Lucas Henrique Martins de Lima – “A Crocheteira”.
3. Gil Tokio de Tani e Isoda – “Afrofuturoativismo”.
Eixo Tecnologia
Soluções práticas:
1. Maria Eloisa de Jesus Conceição – “Retex: Grânulos de Resíduo Têxtil para Impressoras 3D”.
2. Andreyna Santos e Silva – “Plataforma Coostura: Costurando Futuro”.
3. Renan de Oliveira Vital e Nátalie Martins Prado – “Tecnologia e inclusão: aprimorando o vestuário para o corpo da mulher brasileira”.
Ensaios teóricos:
1. Luciane Pereira Viana – “Contribuições Da Inteligência Artificial Generativa”.
2. Sarah Victória Marques Ribeiro – “Indumentária Indígena No Brasil”.
3. Luciana Ramos De Souza – “O Artesanato Está Na Moda”.
Ilustrações:
1. Maíra Vogado De Almeida Pinheiro – “Automatização Da Mão De Obra”.
2. Adriano De Carvalho Ferreira – “Placa Mãe”.
3. Patrícia Depiné – “Educar É Um Ato Revolucionário”.
Confira os trabalhos aprovados no livro digital do Forum Fashion Revolution 2024: Link
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Sobre a Pernambucanas
Há 116 anos, a Pernambucanas evolui junto com a família brasileira. Referência no varejo nacional, a companhia tem como marca registrada o pioneirismo e a contribuição para o progresso de diversas cidades do país. Conta com um time de estilistas que identificam as principais tendências mundiais da moda e oferece uma ampla variedade de produtos em vestuário, beleza, lar, eletroportáteis e informática. Está presente em mais de 340 cidades, em 15 estados e no Distrito Federal, com mais de 480 lojas e cerca de 12 mil colaboradores. Além do varejo, a companhia tem a sua fintech, a Pefisa, braço financeiro do grupo, responsável pelo desenvolvimento e gestão dos produtos como a Conta Digital Pernambucanas, PIX, cartões, empréstimo pessoal e seguros. Sempre se reinventando e acompanhando as necessidades de seus clientes, a Pernambucanas oferece uma plataforma de relacionamento em varejo e produtos financeiros com aplicativo, compra online, tablet nas lojas (concessão de crédito 100% digital em 10 minutos), emissão instantânea de cartão com chip e Wi-Fi grátis em todas as lojas.
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