DOCUMENTÁRIOS SOBRE ALFRED HITCHCOCK E DAVID LYNCH CHEGAM AO SESC DIGITAL

DOCUMENTÁRIOS SOBRE ALFRED HITCHCOCK E DAVID LYNCH CHEGAM AO SESC DIGITAL

 

“Meu Nome É Alfred Hitchcock”, de Mark Cousins, e “Lynch/Oz”, de Alexandre O. Philippe, estreiam nesta quinta-feira, 19/12

Dirigidos por Gustavo Pizzi e estrelados por Karine Teles, os premiados “Riscado” e “Benzinho” entram para o catálogo da plataforma
Grande vencedor do Festival de Cinema de Brasília em 2014, “Branco Sai, Preto Fica”, de Adirley Queirós, também é destaque na programação nacional

 

Assista gratuitamente em sesc.digital ou baixe o app Sesc Digital

 

“Meu Nome É Alfred Hitchcock”, documentário de Mark Cousins, estreia no Sesc Digital.

A partir de quinta-feira, 19/12, os documentários MEU NOME É ALFRED HITCHCOCK, do diretor Mark Cousins, e LYNCH/OZ, de Alexandre O. Philippe, estreiam no Sesc Digital. O serviço de streaming gratuito do Sesc São Paulo pode ser acessado pelo site sesc.digital ou por meio do aplicativo Sesc Digital, disponível para download nas lojas Google Play e App Store.

 

O ano de 2022 marcou o aniversário de 100 anos do primeiro longa-metragem de Hitchcock, que permanece um dos diretores mais influentes da história do cinema. Em MEU NOME É ALFRED HITCHCOCK, o diretor Mark Cousins investiga a obra e o legado do cineasta inglês, em uma odisseia através da vasta carreira do realizador — de seus filmes mudos, passando pelos títulos lendários dos anos 1950 e 60, até seus últimos trabalhos — de modo criativo e revelador. Já em LYNCH/OZ, o diretor Alexandre O. Philippe explora como “O Mágico de Oz” influenciou profundamente a obra de David Lynch, desde seus primeiros curtas até “Twin Peaks: The Return”. Narrado por vozes do cinema contemporâneo, o filme revela conexões simbólicas entre os dois universos.

 

Também chegam à plataforma duas obras brasileiras premiadas dirigidas por Gustavo Pizzi e protagonizadas por Karine Teles. Grande vencedor do Festival de Gramado, em 2011, com cinco prêmios, incluindo Melhor Filme, Roteiro e Atriz, RISCADO traz a história de uma atriz que sonha com o sucesso, mas enfrenta dificuldades financeiras, enquanto imita divas do cinema e promove eventos. O filme revelou Karine Teles, que ainda foi premiada no Festival do Rio por sua atuação. Em BENZINHO, ela interpreta uma mãe que enfrenta desafios familiares e emocionais ao lidar com a partida do filho primogênito para jogar handebol na Alemanha, enquanto apoia sua irmã e sustenta a casa. O longa venceu quatro prêmios no Festival de Gramado e no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, em ambos, Melhor Filme e Melhor Atriz, entre outros.

 

Outra estreia nacional no Sesc Digital é BRANCO SAI, PRETO FICA, de Adirley Queirós. Na trama, tiros em um baile de black music na periferia de Brasília ferem dois homens, enquanto um terceiro vem do futuro para investigar o caso e expor a culpa da sociedade repressiva. O longa foi o grande vencedor do Festival de Brasília, em 2014, com cinco prêmios, incluindo Melhor Filme.

 

Fechando as estreias da semana, A HISTÓRIA OFICIAL, do diretor Luis Puenzo, apresenta uma professora de história em Buenos Aires, desconfiada de que sua filha adotiva seja filha de uma desaparecida política da repressão militar. O longa foi vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 1986.

 

Confira a programação completa das estreias de cinema no Sesc Digital.

 

SESC DIGITAL | PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

ESTREIAS 19/12

 

A HISTÓRIA OFICIAL

Dir.: Luis Puenzo | Argentina | 1985 | 114 min | Ficção | 12 anos

Buenos Aires. Professora de história desconfia que a menina que adotou seja filha de desaparecida política vítima de repressão militar. Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1986. Disponível até 19/06/25.
Imagens: a história oficial

BRANCO SAI, PRETO FICA

Dir.: Adirley Queirós | Brasil | 2015 | 95 min | Ficção | 14 anos 
Tiros em um baile de black music na periferia de Brasília ferem dois homens, que ficam marcados para sempre. Um terceiro vem do futuro para investigar o acontecido e provar que a culpa é da sociedade repressiva. Disponível até 19/02/25.
Imagens: branco sai preto fica

 

LYNCH/OZ

Dir.: Alexandre O. Philippe | EUA | 2022 | 109 min | Documentário | 14 anos

Os temas, as imagens, e a influência cultural de O Mágico de Oz, de Victor Fleming continua a pairar sobre a arte e a filmografia de David Lynch, desde seu primeiro curta, The Alphabet, até sua série mais recente, Twin Peaks: The Return. Provavelmente, nenhum outro diretor se inspirou de forma tão consistente – consciente ou inconscientemente – em uma única obra. Estará David Lynch eternamente preso na terra de Oz? Nesse caso, podemos fazer uma nova leitura da obra de Lynch ao olhar mais detalhadamente sobre de que maneira sua obra interage e se comunica com O Mágico de Oz? Por outro lado, Cidade dos Sonhos, Estrada Perdida, ou O Homem Elefante têm algo a dizer sobre o filme favorito da época de fim de ano, dos norte-americanos? Através de seis perspectivas diferentes, narradas por algumas das vozes mais intrigantes do cinema contemporâneo, incluindo o cineasta John Waters, LYNCH/OZ, nos levará para dentro da toca do coelho, e nos ajudará a rever novamente e reinterpretar O Mágico de Oz, através do olhar de David Lynch, trazendo à luz uma nova visão sobre a simbologia de Lynch através de sua maior influência. Disponível até 19/05/25.

Imagens: lynch-oz

 

MEU NOME É ALFRED HITCHCOCK

Dir.: Mark Cousins | Reino Unido | 2022 | 120 min | Ficção | 14 anos

Em 2022 celebrou-se o aniversário de 100 anos do primeiro filme de Alfred Hitchcock. Passado um século, Hitchcock continua sendo um dos cineastas mais influentes da história do cinema. Mas, como essa sua obra monumental continua relevante para a sociedade contemporânea? Mark Cousins, o premiado diretor de filmes e séries como Os Olhos de Orson Welles, Mulheres Fazem Cinema: Um Novo Road Movie Através do Cinema, e Marcha Sobre Roma, faz essa pergunta e olha para a obra de Hitchcock sob um ponto de vista radical: através do uso de sua própria voz. Conforme Hitchcock revê seus filmes, embarcamos em uma odisseia por sua carreira – desde seus filmes mudos, passando pelos grandes clássicos dos anos 1950 e 1960, até seus últimos trabalhos – de forma divertida e reveladora. Disponível até 19/05/25.

Imagens: meu nome é alfred hitchcock
BENZINHO

Dir.: Gustavo Pizzi | Brasil | 2018 | 97 min | Ficção | 12 anos

Irene mora com o marido Klaus e seus quatro filhos. Ela está terminando os estudos enquanto se desdobra para complementar a renda da casa e ajudar a irmã Sônia. Mas quando seu primogênito Fernando é convidado para jogar handebol na Alemanha, ela terá poucos dias para superar a ansiedade e ganhar forças antes de mandar seu filho para o mundo. Disponível até 19/02/25.

Imagens: benzinho

 

RISCADO

Dir.: Gustavo Pizzi | Brasil | 2011 | 85 min | Ficção | 10 anos

A atriz Bianca Ventura sonha em ser uma atriz de sucesso. Porém, como não alcançou fama, dribla as dificuldades financeiras e paga as contas divulgando eventos e imitando divas do cinema. Disponível até 19/02/25.

Imagens: riscado

 

SERVIÇO:

Acesse gratuitamente sesc.digital
Ou baixe o aplicativo, disponível para download nas lojas Google Play e App Store.
Informações para imprensa

Imprensa.cinesesc@sescp.org.br

 

APLICATIVO SESC DIGITAL

Filmes de ficção, documentários, produções originais, shows, mostras e festivais dão vida à nova plataforma de streaming do Sesc São Paulo. Disponível para Apple e Android, o app Sesc Digital é uma ferramenta intuitiva com acesso gratuito a vídeos em até 4K. Compatível com Chromecast e AirPlay, permite ao usuário assistir às obras audiovisuais sem cadastro e gerenciar perfis para toda a família.

 

SESC DIGITAL 

A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado. No ar desde 2020, a plataforma Sesc Digital apresenta gratuitamente ao público conteúdos de diversas linguagens artísticas, como teatro, música, literatura, dança, artes visuais, entre outras. Com curadoria do CineSesc, a programação de cinema oferece ao público, filmes premiados, clássicos e contemporâneos, ficções e documentários, produções brasileiras e de várias partes do mundo. Saiba mais em Sesc Digital.

 

CINESESC

O CineSesc iniciou seu funcionamento em 21 de setembro de 1979, no número 2075 da rua Augusta, em São Paulo, e se dedica à missão de fomentar a difusão do cinema de qualidade, exibindo obras que muitas vezes ficam fora do circuito comercial nas salas de cinema e plataformas online. Sua programação inclui grandes e pequenas produções do mundo todo. Além de realizar e integrar a curadoria de mostras e festivais, o CineSesc também recebe importantes eventos do calendário cinematográfico paulistano, como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival Mix Brasil e o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, entre outros. O cuidado com a programação tem reconhecimento do público e da crítica, que o elegeu, por diversas vezes, a melhor sala especial de cinema de São Paulo.

 

SESC SÃO PAULO

Com 77 anos de atuação, o Sesc – Serviço Social do Comércio conta com uma rede de mais 40 unidades operacionais no estado de São Paulo e desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e para toda a sociedade. Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões da educação c,e da cultura, com ações nas áreas físico-esportivas, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania, são voltadas para todas as faixas etárias, com o objetivo de contribuir para experiências mais duradouras e significativas. São atendidas nas unidades do estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas. Mais informações, sescsp.org.br.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *