Rede de capacitação promove aulas online para aprimorar trabalho realizado por organizações do terceiro setor

Rede de capacitação promove aulas online para aprimorar trabalho realizado por organizações do terceiro setor

 

Eventos acontecem nos dias 11 e 13 de dezembro, respectivamente, no YouTube e na plataforma de cursos da Rede CT

 

A Rede CT – Capacitação e Transformação, rede de desenvolvimento de empreendedores sociais esportivos para uso de leis de incentivo, promoverá em 11 de dezembro uma aula online sobre “Esporte e sustentabilidade no terceiro setor” para Organizações da Sociedade Civil (OSCs). A palestrante será Fabiana Cunha, gerente do Programa de Educação para a Sustentabilidade, da Fundação Amazônia Sustentável. O conteúdo, que é gratuito, poderá ser assistido ao vivo pelo canal no YouTube.

Gigi Favacho, gerente da Rede CT, conta que “trata-se de um conteúdo muito importante e uma forma de complementar o conhecimento das pessoas já envolvidas em Organizações da Sociedade Civil (OSCs). É um tema que está em alta e, por isso, o debate sobre como o esporte pode contribuir para o desenvolvimento sustentável de uma região se torna cada vez mais relevante”.

 

Segundo ela, “é preciso impulsionar a formação de agentes transformadores sociais e ambientais, pois mesmo as organizações não possuindo fins lucrativos, elas desempenham um papel fundamental onde atuam, logo, precisam estar preparadas e estruturadas para lidar com diversos cenários, então vale discutir de que forma projetos que atuam com educação, empreendedorismo e conservação ambiental podem usar o esporte como o mais uma ferramenta”.

 

Desde o mês de maio, são realizadas aulas mensais com convidados para falar com o público sobre temas ligados ao esporte como meio de transformar a vida das pessoas, como a Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Os conteúdos são gratuitos e ficam disponíveis no canal no YouTube do projeto.

 

Saiba mais sobre a palestrante:

  • Fabiana Cunha – Gerente do Programa de Educação para a Sustentabilidade, da Fundação Amazônia Sustentável, possui ampla experiência em projetos de impacto social em comunidades ribeirinhas, se dedica a promover ações educativas que fomentam a conscientização ambiental e o desenvolvimento sustentável. Uma das principais iniciativas sob sua liderança é a realização das Olimpíadas da Floresta, evento que mobiliza as comunidades locais e juventudes em torno do esporte, promovendo a valorização da autoestima, o empoderamento e a sustentabilidade.

Segunda etapa do “Acelera CT”

Já no dia 13 de dezembro, será a vez do segundo módulo do minicurso “Acelera CT”, ministrado pelo professor Maykell Araújo Carvalho, educador do Centro de Práticas Esportivas da USP, com o tema “Esporte para o Desenvolvimento Humano”. Para ter acesso ao conteúdo, basta acessar o link da plataforma própria da Rede CT e realizar a inscrição.

 

“Buscando o desenvolvimento das potencialidades de empreendedores sociais na área do esporte, avançamos mais um passo na ampliação do conhecimento na área. Com encontros únicos e de curta duração, o ‘Acelera CT’ oferece cursos com temas específicos que atendem as necessidades das OSCs A ideia é que este conhecimento possa ser aplicado na prática de maneira quase instantânea, por meio de dicas e sugestões que prezam pela viabilidade”, comenta Gigi.

 

O primeiro módulo, ministrado por Saimon Avelino – Supervisor de Tecnologia e Inovação do Instituto FdR, explica como determinadas ferramentas tecnológicas (a maioria gratuitas) podem auxiliar as organizações em suas demandas frequentes, já está disponível na plataforma da Rede CT.

 

Sobre a Rede CT

A Rede CT – Capacitação e Transformação, é um projeto que, com apoio do Instituto Futebol de Rua, Nexo Investimento Social e Rede Igapó, e patrocínio do Itaú, capacita empreendedores sociais esportivos para uso da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Com a expectativa de capacitar 300 OSCs e mentorear outras 120, a Rede CT visa capacitar representantes dessas organizações para auxiliar em programas de apoio à prática esportiva como agente de transformação social nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, com foco em cidades no interior dos estados e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

 

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *