Simpósio em SP proporciona conhecimento atualizado e inovação sobre prática de reprodução humana e genética, nos dias 19 a 21
Em formato de troca de conhecimento envolvendo especialistas de diferentes gerações e experiências na prática clínica, o VI Simpósio Internacional de Reprodução Humana e Genética do Instituto Ideia Fértil reúne grandes nomes do Brasil, Argentina, Colômbia, Espanha, França, Itália e México. Haverá também os relatos dos convidados especiais Thales Bretas, médico e Pedro Andrade, jornalista, de como, ao lado de seus parceiros, se tornaram pais por meio de ovodoação. Programação rg.iweventos.com.br/
O passado, presente e futuro da reprodução humana, começando com uma aguardada palestra de René Frydman, pai científico do primeiro bebê de proveta francês, até o uso, com pesquisas em andamento, do uso de inteligência artificial, machine e deep learning na reprodução assistida. Todos os grandes assuntos da área serão debatidos em papos interdisciplinares durante o VI Simpósio Internacional de Reprodução Humana e Genética, que ocorre entre os dias 19 e 21 de setembro no World Trade Center São Paulo, na capital paulista.
Realizado bianualmente em São Paulo, o Simpósio é organizado pelo Instituto Ideia Fértil, centro de reprodução humana vinculado ao Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). Nesta sexta edição, o evento receberá especialistas do Brasil, Argentina, Colômbia, Espanha, França, Itália e México, que prometem abordar, com olhos para a atualidade e inovação, todos os grandes temas da área. Além das apresentações, que terão um formato informal de troca de experiências, o Simpósio receberá dois convidados especiais que vão compartilhar suas experiências com a paternidade, em seus respectivos relacionamentos homoafetivos, por meio de ovodoação. São o médico dermatologista Thales Bretas, viúvo do ator Paulo Gustavo, e o jornalista Pedro Andrade, do Manhattan Connection.
A doação de óvulos no Brasil é permitida desde 2018 pela lei 2.168/2017, com Resolução do Conselho Federal de Medicina. Determina-se que a doação de óvulos não pode ter caráter lucrativo ou comercial, sendo que as doadoras não devem conhecer a identidade das pessoas receptoras e vice-versa. A idade limite para a doação de gametas é de 35 anos. Em seu contexto de ser uma alternativa da medicina reprodutiva para pessoas com problemas de infertilidade, a ovodoação também ajuda casais homoafetivos a realizarem o sonho de ter um filho, como é o caso dos convidados Thales Bretas e Pedro Andrade, que irão participar do painel “Desafios de Ovodoação no Brasil”, na sexta, dia 20, a partir das 11h.
Thales, que é médico dermatologista, vivenciou em 2019, ao lado do marido, o ator Paulo Gustavo, falecido em 2021, a jornada de reprodução assistida, que resultou no nascimento dos dois filhos do casal, Romeu e Gael. O outro convidado, Pedro Andrade, está gravando uma série sobre diferentes estruturas familiares pelo mundo, que tem como fio condutor a sua família. Ele e seu marido se tornaram pais, após processo de ovodoação, há sete meses. Ambos gravaram um vídeo-teaser, publicado no Instagram do Ideia Fértil. Também participam deste painel Ricardo Nascimento, da Fecondare e Professor do Departamento de Ginecologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Oscar Duarte, ginecologista e obstetra da Clínica Vidabemvinda e do LaborLife; Fábio Cabar, Professor da Disciplina de Obstetrícia do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP e Nilka Donadio, diretora da Embriologia do Pérola Byington. A moderação será do ginecologista Emerson Barchi Cordts, diretor clínico do Instituto Ideia Fértil e presidente do Simpósio.
Emerson Cordts explica que a proposta com a sexta edição do Simpósio é criar momentos memoráveis não apenas de assimilação de conhecimento, mas também de confraternização e criação de conexões duradouras entre todos os presentes. A expectativa é de unir profissionais comprometidos, que desejam compartilhar seus conhecimentos científicos e contribuir para o engrandecimento conjunto de áreas tão importantes como a reprodução humana assistida e a genética.
O PAI DA FIV NA FRANÇA
Dentre os nomes internacionais da programação, destaque para René Frydman, Professor Emérito de Medicina Reprodutiva e pioneiro da fertilização in vitro (FIV). Foi por meio dele que a reprodução assistida nasceu na França. Isso porque, seu trabalho em infertilidade levou ao nascimento do primeiro bebê como resultado de fertilização in vitro em território francês, em 1982. Com expertise também na área de ética biomédica, Frydman, ao longo das últimas décadas, reuniu autoridades religiosas do Vaticano, de Jerusalém e da Igreja Reformada para debater as questões morais criadas pelo uso das técnicas de procriação artificial. Recebeu a honra de Cavaleiro da Ordem do Mérito Francesa e é Oficial da Legião de Honra Francesa.
No Simpósio do Ideia Fértil, Frydman será o Persona in foco: a reprodução assistida na ótica de René Frydman na sexta (20), às 8h30. No dia seguinte, a partir das 8h, Frydman participará do Encontro de Titãs: De onde viemos, para onde caminhamos e, a partir das 11h, falará sobre otimização da indução de ovulação. “Em um evento que reúne diferentes gerações de especialistas em reprodução humana é um privilégio poder receber um dos pioneiros do mundo na área. E, além de Frydman, teremos uma série de outros Titãs que vão trocar experiências com os novos expoentes da reprodução humana e genética do Brasil”, afirma Cordts. Entre os demais Titãs, nomes como a especialista em Reprodução Humana e Cirurgia Ginecológica Endoscópica, Fábia Vilarino e o embriologista Ivan Yoshida, ambos presidentes da comissão executiva do Simpósio.
NOVA GERAÇÃO DE TALENTOS
Na quinta (19) acontece o Nova Geração de Talentos, das 12h30 às 18h30, um evento pré-Simpósio, que começará com a trajetória do Ideia Fértil na Era da medicina de precisão em reprodução humana. A fala será de Caio Barbosa, Professor Titular Disciplina de Saúde Sexual, Reprodutiva e Genética Populacional da FMABC e presidente do Instituto Ideia Fértil. Os demais temas serão “Como a tecnologia tem transformado a experiência do paciente”, “Dinâmicas e tendências do mercado de saúde brasileiro”, “O papel dos profissionais de saúde na jornada do paciente infértil”; “A importância do branding na estratégia do marketing digital no consultório”; “Modelando a comunicação de alto impacto”, “Job rotation: a importância da interface com o laboratório”; “Um hub de acolhimento e desenvolvimento como ferramenta de atualização”, “A hora da expansão de zero a 100 ciclos em 2 anos” e “Como a nova geração escolhe a clínica que quer trabalhar”.
O Simpósio inclui uma série de fóruns de discussão, mesas-redondas e paineis temáticos, que vão abordar, entre muitos outros, temas voltados para o teste genético de embrião, análises genéticas e cromossômicas, indução ovariana, infertilidade feminina e masculina (prevenção, causas e tratamentos), congelamento de tecido ovariano, quando realizar a histeroscopia, preservação de fertilidade e avanços tecnológicos. Uma sala do evento está direcionada para abordagens sobre histeroscopia, exame pelo qual se tem uma visão detalhada do interior do útero, com a proposta de identificar alguns problemas de saúde, como pólipos e sangramentos uterinos. A atividade voltada para histeroscopia terá paineis divididos em endometrite crônica, miomas uterinos e sobre endometriose e infertilidade.
Com proposta interdisciplinar, o Simpósio terá também uma sala dedicada aos temas de Enfermagem e Psicologia, entre eles a possível mensuração do estresse da infertilidade; desafios invisíveis no atendimento ao paciente na reprodução assistida, o papel da escuta do paciente e como acolher o homem e da mulher na jornada de reprodução humana. Na mesa de Embriologia, dirigida por Ivan Yoshida, os temas incluem debates sobre velocidade da divisão celular, como o embriologista se vê diante da dualidade de ser mulher e embriologista; os desafios na carreira que ninguém conta e exemplos de práticas laboratoriais como guideline da Sociedade Europeia de Reprodução Humana (ESHE) e time lapse. Haverá também cursos práticos de vitrificação.
A programação completa está disponível em rg.iweventos.com.br/
SERVIÇO
VI Simpósio Internacional de Reprodução Humana e Genética Ideia Fértil
Realização: Instituto Ideia Fértil de Saúde Reprodutiva
Data: 19 a 21 de setembro de 2024
Local: WTC São Paulo – avenida das Nações Unidas, 12551 – Cidade Monções, São Paulo -SP.
Inscrições gratuitas: rg.iweventos.com.br/
Credenciamento de imprensa: Falar com Moura (SENSU Consultoria de Comunicação – (11) 99733-5588 / moura@sensucomunicacao.com.br
Sobre o Instituto Ideia Fértil de Saúde Reprodutiva – Nascido em 2001, o Ideia Fértil é uma instituição sem fins lucrativos, que oferece modernas técnicas disponíveis para tratamentos de Reprodução Humana Assistida e contribui para que as pessoas realizem o grande sonho de gerar uma vida. A missão do instituto é oferecer tratamentos para fertilidade por um valor de custo, sem fins lucrativos. Como responsabilidade social com valores ainda inferiores ao valor de custo, tem por exemplo, o Programa Guardando Sonhos para preservar a fertilidade de pacientes que irão se tratar de um câncer. O Ideia Fértil também conta com divisões que atuam com congelamento social de óvulos e na reprodução assistida a casais e solteiros que desejam expandir sua família, inclusive os pais e mães LBGTQIAPN+.
Deixe um comentário