|
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, marcou presença na 47ª Expointer, realizada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Um dos momentos mais aguardados da feira aconteceu com a solenidade oficial da Exposição e o desfile dos grandes campeões, exemplares de gado de corte e leite, búfalos, cavalos e ovelhas, além dos produtos vencedores do concurso da agricultura familiar em cinco categorias: salame, queijo, doce de leite, suco de uva e mel.
Durante os três dias em que esteve no estado, o ministro Paulo Teixeira participou de uma série de compromissos na Expointer. Entre os destaques, estão o evento de Comemoração dos 25 Anos de Feiras da Agricultura Familiar, onde o ex-governador Olívio Dutra foi homenageado, e a abertura oficial do Pavilhão da Agricultura Familiar, que este ano completou 25 anos. Nesse espaço, o mais visitado da feira, 413 empreendimentos da agricultura familiar do estado expuseram seus produtos, gerando um volume de vendas de R$ 5,1 milhões nos primeiros cinco dias do evento.
No Pavilhão da Agricultura Familiar, onde mais de 50% dos expositores são mulheres e jovens, Teixeira teve a oportunidade de conhecer e dialogar com alguns agricultores, ouvir suas demandas e discutir soluções conjuntas. Ele também participou do Encontro de Prefeitos e inaugurou oficialmente o estande do Pronaf Mais Alimentos, que oferece suporte e orientação aos agricultores familiares que desejam adquirir máquina com benefícios do Pronaf.
Durante a solenidade de hoje, o ministro destacou a solidariedade e a resiliência do povo gaúcho diante das adversidades climáticas que afetaram a região em maio deste ano. “Para mim, o Rio Grande do Sul tornou-se sinônimo de solidariedade, pois todos se uniram para ajudar aqueles que sofreram com essa grande crise climática”, afirmou Teixeira. Ele ressaltou as ações do governo federal para apoiar os agricultores atingidos: “Trago aqui nossa solidariedade não só em palavras, mas também em ações. Foram tomadas todas as medidas possíveis, como a suspensão do pagamento de créditos, perdão de dívidas, créditos subsidiados e agora virá a recomposição dos recursos das cooperativas, dos grandes fornecedores de insumos e grãos, além de um programa para limpar o nome de todos que trabalham no campo, possibilitando a tomada de crédito”.
Teixeira também parabenizou os premiados e destacou a importância da agricultura gaúcha para o país: “O Rio Grande do Sul tem talvez uma das mais sofisticadas agriculturas do Brasil, com cooperativas e agroindústrias, e essa agricultura é muito importante para o país. O agricultor gaúcho não só faz sucesso no Rio Grande do Sul, mas também no Paraná, em Santa Catarina, em todo o país, no Mato Grosso do Sul, no Mato Grosso, em Goiás, no sul do Pará, no oeste da Bahia, no sul do Maranhão e no sul de Pernambuco.”
A Expointer 2024 encerra no domingo (01/9) com um saldo positivo, refletindo a força e a vitalidade da agricultura familiar do Rio Grande do Sul, mesmo diante dos desafios enfrentados pela comunidade rural nos últimos meses. |
Deixe um comentário