Quase metade da população brasileira será obesa daqui a 20 anos, diz estudo

Quase metade da população brasileira será obesa daqui a 20 anos, diz estudo

Obesidade: o que é, riscos e tratamento - Brasil Escola

 

Segundo estudo divulgado durante Congresso Internacional sobre Obesidade – ICO , quase metade da população do Brasil será obesa. A divulgação foi feita na ultima quarta-feira, 26, durante o evento. Até 2044, 48% dos adultos brasileiros podem atingir a obesidade e 27% o sobrepeso.

De acordo com o estudo, esse universo de 130 milhões de pessoas representa 83 milhões de obesos e 47 milhões com sobrepeso. O pior é que associada a obesidade, esse contingente sofrerá de diabetes, hipertensão, doença renal crônica, câncer e cirrose.

 

Obesidade infantil: o que você precisa saber - Hospital Sagrada Familia.

 

Atualmte, a taxa de obesos no Brasil chega a 56% da população e de sobrepeso 22%. O cenário é problemático já daqui a seis anos e segundo o mesmo estudo em 2030 a obesidade severa e o sobrepeso já devem atingir números alarmantes.

O levantamento apresentado foi desenvolvido pelo pesquisador da Fundação FIOCRUZ, Eduardo Nilso, com a ajuda de colaboradores. Eles afirmam no documento que a carga epidemiológica e econômica do sobrepeso e da obesidade deve aumentar significativamente no Brasil. Eduardo recomenda que o pais aplique imediatamente políticas públicas robustas, incluindo o tratamento dessas doenças em todas as faixas etárias.

 

Obesidade se previne com dieta? - Abeso

O estudo recomenda realização de campanhas, foco na primeira infância e fase adulta, através de políticas regulatórias e fiscais, que facilitem escolhas de alimentos mais saudáveis.

 

Obesidade cresceu em crianças e adolescentes brasileiras na pandemia |  Agência Brasil

O que é obesidade?

A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo de energia na alimentação, superior àquela usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia-a-dia. Ou seja: a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *