Quase 70% dos trabalhadores informais gostariam de ser formalizados

Quase 70% dos trabalhadores informais gostariam de ser formalizados

Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FVG Ibre) aponta que 69,6% dos trabalhadores por conta própria gostariam de ser contratados com carteira assinada. Para aqueles que recebem até dois salários mínimos, a porcentagem é de 74,9%.

O número de interessados no vínculo profissional aumenta entre aqueles que empreendem sem CNPJ ou qualquer tipo de registro oficial, atingindo 87,7%.

Segundo os dados, da pesquisa da Sondagem de Trabalho, quase um terço dos profissionais entrevistados estariam insatisfeitos com a baixa remuneração.

Dentro do grupo que gostaria de ser contratado com carteira assinada, um terço deseja a contratação fixa por conta do rendimento fixo (33,1%), e outro terço desejam os benefícios empregatícios como vale-alimentação e vale-transporte (31,4%).

Os trabalhadores que pretendem continuar como autônomos, no entanto, desejam continuar no setor pela flexibilidade de horários (14,3%) ou dos pagamentos (11,9%).

A pesquisa também revelou que metade dos entrevistados não possuem nenhuma forma de qualificação que garanta um emprego e uma remuneração estável para os próximos cinco a dez anos.

Foram entrevistadas duas mil pessoas, acima de 14 anos, ao redor do país entre agosto e outubro deste ano.

 

 

 

 

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *