Mês do dentista: Novas tecnologias dão mais conforto e higiene a quem usa aparelhos ortodônticos
Cirurgiã-dentista Manuela Pacheco explica como funciona o tratamento com alinhadores invisíveis
Em todas as áreas, a tecnologia proporcionou avanços significativos, tanto no dia a dia quanto nos cuidados com a saúde. Na ortodontia não foi diferente e proporcionou a quem precisa utilizar aparelhos ortodônticos outras opções além do modelo convencional, como é o caso dos alinhadores invisíveis. Desde que surgiram, em 1997, muitas mudanças benéficas foram proporcionadas para quem precisa de um tratamento, como por exemplo, mais higiene e conforto.
Assim como explica a cirurgiã-dentista e Top Doctor Invisalign por 15 vezes Manuela Pacheco, o tratamento dentário com alinhador tende a ser mais previsível, porque toda a programação é feita antes na tela do computador.
“É um tipo de aparelho dentário que substitui os aparelhos fixos convencionais. A gente utiliza software e impressão 3D para fazer os tratamentos”, explica. Assim, o ortodontista pode observar cada etapa do tratamento na tela do computador.
Por ser transparente, esse tipo de tratamento é ideal para quem teve resistência de utilizar aparelhos. “Vai dar muito mais conforto, higiene e por ser transparente a maioria das pessoas não vai notar que você está em tratamento”, pontuou. Dados da Associação Paulista de Ortodontia apontam que cerca de 40% a 50% dos pacientes que usam alinhadores têm mais de 30 anos de idade.
Outro benefício importante que pode ser proporcionado pela escolha do alinhador é a higiene bucal, que fica mais fácil. “É muito mais higiênico do que do aparelho fixo por não ter muitos acessórios colados ali na boca. Não precisa passar fio, escovinha interdental para poder fazer sua higiene. Você vai passar o fio dental e escovar os dentes livremente porque você vai tirar o aparelho para isso”, explica Manuela Pacheco.
Responsabilidades dentista x paciente
A cirurgiã-dentista ainda pontua que embora os alinhadores proporcionem a quem opta por uma maior comodidade, ainda é preciso levar com muita seriedade o tratamento. “Envolve muita responsabilidade, mexe com sua autoestima, com sua mastigação, com sua saúde e com o seu sorriso”, aponta.
Para saber se o aparelho pode ser usado no tratamento é preciso buscar um atendimento e ter responsabilidade. Continua sendo um tratamento ortodôntico como outro convencional em que será preciso de um bom diagnóstico e um bom plano de acompanhamento.
Não é qualquer dentista que pode realizar o tratamento, destaca Manuela. Para ter essa possibilidade, é preciso se especializar. “O dentista que vai se capacitar para poder saber mexer em um software de planejamento, fazer cada movimentação na tela do computador para depois enviar para uma fábrica para eles imprimirem o alinhador de forma personalizada
Deixe um comentário