Conexão InConexão InConexão In
Font ResizerAa
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Reading: Dia Mundial da Visão: Oftalmologista alerta que o tempo excessivo e pouca distância de telas contribuem para a miopia
Compartilhar
Font ResizerAa
Conexão InConexão In
Buscar
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Em Foco

Dia Mundial da Visão: Oftalmologista alerta que o tempo excessivo e pouca distância de telas contribuem para a miopia

Rita Moraes
Rita Moraes
Publicado 5 de outubro de 2023
Compartilhar
Compartilhar

O dia Mundial da Visão  é celebrado na segunda quinta-feira do mês de outubro, 12,  mesmo dia que se comemora o Dia das Crianças.

De acordo com dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de 30% do público infantil em idade escolar tem problemas refrativos – ratificando os dados internacionais, a miopia é um dos mais comuns – porém, apesar disso, 80% nunca fizeram uma avaliação visual.

A Oftalmologista Fernanda Fernandes traz dicas para evitar problemas refrativos em crianças. Fernanda tem Residência em Oftalmologia no Hospital das Clínicas (BA) e explica que “o excesso de atividades próximas aos olhos, sem pausas, é um comportamento de risco para surgimento e progressão da miopia. Assim como pouca atividade ao ar livre durante o dia”.

A especialista diz ainda que as crianças que apresentam miopia muito cedo têm mais probabilidade de desenvolver no futuro doenças oculares como o glaucoma e o deslocamento de retina, que podem levar à cegueira. “Quanto mais precoce o aparecimento da miopia, mais chance desse distúrbio visual ser muito alto. Embora associado a fatores genéticos, crianças que só se expõem a ambientes fechados e ficam muito tempo em frente às telas, como computador, celular ou tablet, têm mais probabilidade a esse erro refrativo”.

Para evitar esse tipo de complicação, Fernanda recomenda algumas ações simples que contribuem para manter a saúde ocular do indivíduo. “Fazer pausas regulares; manter uma distância adequada da tela para não forçar muito a vista; ajustar a iluminação dos equipamentos. Tudo isso evita problemas na visão”.

Sobre Fernanda Fernandes

A médica Fernanda Fernandes é graduada em medicina pela Universidade Federal da Bahia, com Residência em Oftalmologia no Hospital das Clínicas (BA), onde foi Fellowship em Córnea e Doenças externas. Atua na oftalmologia geral e também no tratamento de miopia, lentes de contato, córnea e doenças externas.

Você Pode Gostar

Experimente o inesperado: O Boticário apresenta campanha inédita com fitas olfativas que revelam prêmios
ROYAL CANIN® leva ciência brasileira ao ESVCN 2026 e apoia jovens Médicos-Veterinários
Oportunidade de emprego: mais de 450 vagas estão abertas para eletricistas no estado do Amazonas
Esmaltec amplia linha Ideal para acompanhar novas formas de morar
Cartier apresenta a nova bolsa Clash de Cartier
Últimas notícias da Semana
Links da Semana

Executivos da companhia participam de painéis interativos para debater investimentos em infraestrutura e o fortalecimento de parcerias estratégicas no mercado corporativo

Rita Moraes
Rita Moraes
16 de setembro de 2026
Ideias de looks para o Natal e Réveillon
Artigo: Dia da Consciência Negra para todos, por Luana Génot
Combo de Lançamento: LG abre pré-venda dos novos monitores gamer UltraGear OLED
Quando o desejo é brincar de Amigo Secreto, nada melhor do que apenas curtir e se divertir, deixando toda a administração da brincadeira para um site que faz tudo e o melhor, de graça!
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você Pode Gostar

Em Foco

Ingrediente best seller que se tornou ícone de Nativa SPA ganha versão mais marcante com lançamento de Ameixa Intensa

4 de setembro de 2026
Em Foco

Corte recebe denúncia contra dez acusados de homofobia contra militar da Aeronáutica

2 de setembro de 2026
Em Foco

Bombril amplia apoio a causas sociais por todo o país

28 de agosto de 2026
Em Foco

Corregedoria Nacional do MP apresenta novo sistema que aperfeiçoa a fiscalização das folhas de pagamento do Ministério Público brasileiro, o Sicor

26 de agosto de 2026

Sobre Nós

O Conexãoin é um portal de notícias criado pela jornalista Rita Moraes, que conecta o público às principais informações da Bahia, do Brasil e do mundo. Lançado em 2017, destaca-se pela cobertura objetiva, equipe experiente e forte presença digital. Fique conectado com a notícia.
Acesso Rápido
  • Cultura e entretenimento
  • Destaques
  • Esportes
  • Mundo
  • Política
  • Turismo
Executivos da companhia participam de painéis interativos para debater investimentos em infraestrutura e o fortalecimento de parcerias estratégicas no mercado corporativo
“É do banco”: como golpistas estão usando ligações e mensagens para fazer você entregar seu dinheiro
Experimente o inesperado: O Boticário apresenta campanha inédita com fitas olfativas que revelam prêmios
Prêmio ICL de Jornalismo 2026 anuncia comissão julgadora e recebe inscrições até 30 de outubro

Contatos

  • Salvador-Bahia
  • (71) 99980-2901
  • moraes.rita1@gmail.com
© Copyright 2026| Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites