Para promover candidatura à Expo 2030, presidente sul-coreano encontra líderes mundiais em Nova York
O presidente sul-coreano Yoon Suk Yeol realizou uma série de cúpulas com líderes mundiais em Nova York na quarta-feira, dia 20, como parte de seus esforços contínuos para garantir o apoio à candidatura da Coreia do Sul para sediar a Expo Mundial 2030, em Busan.
Yoon, no terceiro dia de sua viagem para participar da Assembleia Geral da ONU, está usando o encontro anual para se reunir com dezenas de líderes, numa última tentativa de reforçar a campanha do país pela candidatura à Expo.
Yoon participou de uma série de discussões com líderes da Europa, África, Oriente Médio e Ásia Central, cada reunião durando aproximadamente 30 minutos, segundo o gabinete presidencial.
Yoon se encontrou com o presidente suíço Alain Berset, durante o qual expressou gratidão pelo 60º aniversário das relações diplomáticas entre os dois países, de acordo com o gabinete.
Ele também expressou esperança por uma estreita cooperação em questões significativas, incluindo a Coreia do Norte.
Durante um encontro com o presidente da República Centro-Africana, Faustin-Archange Touadera, Yoon saudou as trocas ativas de altos funcionários entre as duas nações.
No ano passado, Touadera fez uma visita histórica à Coreia do Sul marcando a primeira visita por um presidente africano em 20 anos.
Touadera estendeu sua gratidão ao governo Seul por seu diversificado apoio ao desenvolvimento do seu país.
Yoon também se encontrou com primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, marcando sua primeira cúpula desde a inauguração do sexto mandato Netanyahu.
Os dois países assinaram acordo de livre-comércio em maio do último ano, que entrou em vigor em dezembro, tornando a Coreia do Sul o primeiro país asiático a ter FTA com a nação parte do Oriente Médio.
Yoon enfatizou o significado do FTA Coreia do Sul-Israel como o primeiro do tipo para a Coreia Sul no Oriente Médio.
Durante discussões com o presidente da Mauritânia, Mohamed Ould Ghazouani, o Presidente Yoon sugeriu aumento na cooperação para a extração de minerais, como cobre e ouro.
Em resposta, o líder africano solicitou maior participação de empresas sul-coreanas em projetos de desenvolvimento mineral.
Yoon também se encontrou com Katalin Novak, o presidente da Hungria, e procurou apoio de empresas locais expandindo sua presença no exterior.
“Hungria é um dos nossos principais parceiros cooperativos econômicos no leste da Europa, com mais de 300 empresas sul-coreanas atualmente ativas lá” disse Yoon.
Deixe um comentário