Conexão InConexão InConexão In
Font ResizerAa
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Reading: Detran-BA inova com totem artístico de 800 kg para promover segurança no trânsito
Compartilhar
Font ResizerAa
Conexão InConexão In
Buscar
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Em Foco

Detran-BA inova com totem artístico de 800 kg para promover segurança no trânsito

Rita Moraes
Rita Moraes
Publicado 6 de setembro de 2023
Compartilhar
Compartilhar
O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) apresentou uma instalação artística inovadora como parte de suas ações para conscientizar os motoristas sobre a importância de seguir as condutas adequadas no trânsito. O totem gigante, com seis metros de altura e peso de 800 kg, foi construído com sucatas de veículos e é uma criação do artista plástico Silvio Roberto Andrade. Esta obra de arte, que faz parte da campanha ‘Não seja um Monstro no Trânsito’, está localizada no canteiro do antigo Bahia Café Hall, às margens da movimentada Avenida Luís Viana Filho, mais conhecida como Av. Paralela, sendo visível para todos que passam na região no sentido Aeroporto.
A cerimônia de inauguração contou com uma blitz educativa, enfatizando a importância de tornar as vias mais seguras para todos. O motorista Mateus Gomes, destacou a instalação como uma poderosa ferramenta de reflexão sobre nossos comportamentos no trânsito. “Frequentemente, esquecemos o impacto que nossas ações podem ter na vida de outras pessoas. Sua esperança é que essa instalação sirva de inspiração para todos nós, motivando a adoção de um comportamento mais responsável e seguro nas estradas, garantindo assim a proteção de vidas e a promoção de um trânsito mais harmônico”.
O artista plástico Silvio Roberto Andrade, criador da instalação artística, ressaltou que a obra é feita com sucata de veículos batidos em acidentes para transmitir a mensagem de que a falta de educação no trânsito é um verdadeiro monstro que gera inúmeras mortes. Ele afirmou: “Cada peça deste totem é uma lembrança triste de vidas perdidas devido à imprudência no trânsito. Quero que as pessoas olhem para essa escultura e vejam não apenas uma obra de arte, mas um lembrete poderoso de que nossas escolhas no trânsito podem ser monstruosas se não agirmos com responsabilidade. Que essa obra inspire mudanças positivas em nossa conduta nas estradas e nos ajude a construir um trânsito mais seguro e humano”.
A obra faz parte das atividades de conscientização da Semana Nacional do Trânsito, celebrada em setembro. O diretor do Detran-BA, Rodrigo Pimental, enfatizou que “esta iniciativa representa um grande avanço na forma como abordamos a educação no trânsito. Queremos que as pessoas reflitam sobre suas ações ao volante e se conscientizem de que suas escolhas têm um impacto real nas vidas de outros condutores e pedestres. O totem é uma representação poderosa da nossa campanha ‘Não seja um Monstro no Trânsito’ e demonstra nosso compromisso em tornar as ruas mais seguras para todos”.
O totem permanecerá em exposição nos próximos dois meses na Avenida Paralela, uma das vias mais movimentadas da capital baiana, conscientizando todos que trafegam por ali sobre a importância de agir de forma responsável no trânsito, fazendo a diferença e evitando acidentes graves. Além disso, a população terá a oportunidade de participar escolhendo o nome do personagem, por meio da página do Detran-BA (@detranbahia) nos stories do Instagram. A iniciativa visa envolver a comunidade na promoção de um trânsito mais seguro e consciente.

Fotos: Mateus Pereira/GOVBA

Você Pode Gostar

Experimente o inesperado: O Boticário apresenta campanha inédita com fitas olfativas que revelam prêmios
ROYAL CANIN® leva ciência brasileira ao ESVCN 2026 e apoia jovens Médicos-Veterinários
Oportunidade de emprego: mais de 450 vagas estão abertas para eletricistas no estado do Amazonas
Esmaltec amplia linha Ideal para acompanhar novas formas de morar
Cartier apresenta a nova bolsa Clash de Cartier
Últimas notícias da Semana
Destaques

Presidente sanciona Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos

Rita Moraes
Rita Moraes
17 de setembro de 2026
Ideias de looks para o Natal e Réveillon
Artigo: Dia da Consciência Negra para todos, por Luana Génot
Combo de Lançamento: LG abre pré-venda dos novos monitores gamer UltraGear OLED
Quando o desejo é brincar de Amigo Secreto, nada melhor do que apenas curtir e se divertir, deixando toda a administração da brincadeira para um site que faz tudo e o melhor, de graça!
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você Pode Gostar

Em Foco

Ingrediente best seller que se tornou ícone de Nativa SPA ganha versão mais marcante com lançamento de Ameixa Intensa

4 de setembro de 2026
Em Foco

Corte recebe denúncia contra dez acusados de homofobia contra militar da Aeronáutica

2 de setembro de 2026
Em Foco

Bombril amplia apoio a causas sociais por todo o país

28 de agosto de 2026
Em Foco

Corregedoria Nacional do MP apresenta novo sistema que aperfeiçoa a fiscalização das folhas de pagamento do Ministério Público brasileiro, o Sicor

26 de agosto de 2026

Sobre Nós

O Conexãoin é um portal de notícias criado pela jornalista Rita Moraes, que conecta o público às principais informações da Bahia, do Brasil e do mundo. Lançado em 2017, destaca-se pela cobertura objetiva, equipe experiente e forte presença digital. Fique conectado com a notícia.
Acesso Rápido
  • Cultura e entretenimento
  • Destaques
  • Esportes
  • Mundo
  • Política
  • Turismo
Presidente sanciona Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos
Grupo Petrópolis amplia presença digital com parceria com iFood
Recuperação judicial de entidades sem fins lucrativos expõe lacunas na legislação
Atleta sofre problema intestinal, defeca durante corrida, vence e gera polêmica em redes sociais

Contatos

  • Salvador-Bahia
  • (71) 99980-2901
  • moraes.rita1@gmail.com
© Copyright 2026| Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites