Nova campanha da Siemens utiliza IA para conscientizar consumidor sobre proteção elétrica

Nova campanha da Siemens utiliza IA para conscientizar consumidor sobre proteção elétrica

Após constatar que os consumidores estão cada vez mais buscando equipar suas casas com eletroeletrônicos, mas nem sempre com os devidos cuidados em relação à segurança, a Siemens, líder em tecnologia com propósito, percebeu a necessidade de promover uma ampla campanha de conscientização que pudesse impactar pessoas de diferentes idades e classes sociais, além dos profissionais eletricistas.
Criada pela agência REF+, a campanha “Diga Sim para Siemens” é protagonizada mais uma vez pela jornalista e apresentadora Renata Fan, que dá voz à publicidade da empresa, com filme para TV aberta, peças offline e mídias digitais. A novidade se dá pela utilização de Inteligência Artificial (IA) para criar um avatar da apresentadora, capaz de interpretar cada customização possível para a estratégia digital da companhia.
“Buscamos unir criatividade e tecnologia para conscientizar os eletricistas e consumidores de forma propositiva. O uso de Inteligência Artificial por meio de uma sofisticada estratégia de mídia para impactar diferentes públicos nos apoia no objetivo de dar escala às mensagens-chave sobre a importância da proteção elétrica de qualidade de forma simples e bem-humorada, em diferentes ocasiões de consumo. A figura da Renata Fan também foi uma escolha acertada, já que ela tem um alto engajamento entre o público impactado”, afirma Viviane Chimanski, coordenadora de marketing da área de Produtos Elétricos da Siemens.
Segundo levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra em Domicílios (PNAD), a quantidade de eletroeletrônicos nas casas brasileiras aumentou 37% na última década, impulsionada por avanços tecnológicos, e esse número só tende a crescer com a conectividade aprimorada. Por outro lado, nessa nova “vida plugada”, os acidentes elétricos domésticos dispararam 57% no mesmo período, segundo a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos de Eletricidade (Abracopel), em grande parte ocasionados por instalações elétricas desatualizadas e materiais inadequados.

 

Criatividade e performance se unem para personalizar a jornada do cliente

A agência REF+ fez um mapeamento dos produtos eletroeletrônicos mais buscados pelas pessoas no Brasil e criou um filme para cada interesse, com uma variação da mensagem para momentos específicos do funil de compra desses públicos. Assim, não importa se a pessoa é um eletricista ou se está apenas procurando um ar-condicionado, uma TV, um chuveiro ou comparando reviews entre duas geladeiras de marcas diferentes, ela vai receber informações contextualizadas com o produto de interesse no momento.
“Realizamos um extenso laboratório de experimentação de diversas tecnologias, com o apoio da ZupCreative, empresa especializada em soluções de inteligência artificial para marketing, e de especialistas de Los Angeles no projeto, para viabilizar não apenas a criação do avatar da artista, mantendo seu carisma e expressões, mas também a similaridade da sua voz com toda sua personalidade, para otimizar a sincronia labial e, por fim, possibilitar a criação de centenas de vídeos a partir de texto, sem novas captações em estúdio”, explica Renato Pereira, Chief Creative Officer da REF+.

 

“O que fizemos foi combinar a criatividade e o impacto de uma campanha de awareness com a efetividade de mídia de uma campanha de performance. Ao longo de todo o ano, nossa campanha e nossos filmes vão acompanhar o interesse das pessoas e a sazonalidade com que elas procuram cada tipo de produto. Cada uma delas será conscientizada com uma mensagem diferente do ‘Diga Sim para Siemens'”, conclui Fernando Calfat, Chief Business Officer da REF+.

 

Ficha técnica

 

Anunciante: Siemens
Produto: Proteção Elétrica

Título: Diga Sim para Siemens

Agência: REF+

CCO: Renato Pereira

DC: José Carlos Gonsalves

Criação: André Oviedo e Andeia Gonçalves

Tráfego: Engel Ribeiro

Revisão: Heloisa Zambrão

COO: Ricardo Calfat

Diretora de Contas: Giovana Foschini

Supervisora de Contas: Carla Kayatt

Executivo de Contas: Hugo Leles

CBO: Fernando Calfat

Diretor de Growth & Innovation: Weverton Guedes

Diretora de Mídia: Fernanda Gallo
Supervisora de Mídia: Celisse Oliveira

Head de Data & Performance: Guilherme Lima

Coordenador de Data & Performance: Henrique Ojeda / Ivo Tromm Junior

Diretora de Planejamento: Letícia Massa

RTV: Gabriela Garotti e Maria Luiza Freitas

Produtora: Black Door

Direção de Cena: Gabriel Freitas

Aprovação no cliente: Viviane Chimanski e Patricia Carvalho Brito de Souza

 

Conheça a Siemens

No Brasil, a Siemens iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. O Grupo Siemens é formado pela Siemens (Infraestrutura e Indústria), pela Siemens Healthineers e pela Siemens Mobility. Atualmente, o Grupo Siemens conta com quatro fábricas, cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento e cinco Centros de Distribuição espalhados por todo o território nacional. Para mais informações acesse nosso website: www܂siemens܂com܂br
Contato para imprensa

InPress Porter Novelli

Aline Zuliani

Tel.: +55 11 9 9238-2917

E-mail: aline܂zuliani@inpresspni܂com܂br

Daniela Bertoldo

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E-mail: daniela܂bertoldo@inpresspni܂com܂br

 

Conheça a REF+

A REF+ tem como propósito inspirar pessoas com verdade, inovação, entregando resultados e valores representados nas campanhas que desenvolve. Fundada em 2002, a agência está em constante crescimento no mercado latino-americano e vem se destacando entre as maiores do Brasil. Com atuação estratégica e contemporânea, a REF+ adota o posicionamento “Art & Science”, metodologia que reflete a união da criatividade com a análise de dados. Dentre seus principais clientes estão Barilla, Danone, Decolar, Despegar e Porto.

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