Conexão InConexão InConexão In
Font ResizerAa
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Reading: Salvador inova mais uma vez com tecnologia em mobilidade no Carnaval
Compartilhar
Font ResizerAa
Conexão InConexão In
Buscar
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Links da Semana

Salvador inova mais uma vez com tecnologia em mobilidade no Carnaval

Rita Moraes
Rita Moraes
Publicado 15 de fevereiro de 2024
Compartilhar
Compartilhar

 

A prefeitura de Salvador inova mais uma vez com o uso de tecnologia em mobilidade urbana – desenvolvida exclusivamente para grandes eventos – com o objetivo de aumentar a segurança no Carnaval de rua 2024 e melhorar o trânsito. Começam a funcionar nesta quinta-feira (08), 15 pórticos, que irão controlar o tráfego de veículos, mas zonas em que acontecem os circuitos Barra/Ondina e no trecho da orla atlântica entre Boca do Rio e Patamares.
Nestas regiões o trânsito de veículos será restrito, entre às 13h e às 5h da manhã. Os 15 displays inteligentes foram posicionados nas ruas de acesso ao Carnaval e gerarão informações visuais para cada um dos motoristas que estiverem utilizando aquela rua indicando se eles têm ou não permissão para transitar, conforme a luz indicativa no painel. Quando um veículo credenciado passar pelo pórtico uma luz verde será acionada ao lado da palavra “ok”. Caso não esteja credenciado, acenderá uma luz vermelha com o letreiro mostrando “não ok” ao lado.

 

 

Paralelamente os instrumentos geram informações sobre a circulação dos veículos – e enviam em tempo real – para uma plataforma inteligente de dados monitorada pelos órgãos de fiscalização, possibilitando estratégias para mitigar problemas no trânsito em horários específicos, entre outras ações.

 

Cerca de 35 mil automóveis deverão ser credenciados para acesso autorizado nas regiões dos circuitos do Carnaval de Salvador. A solicitação deve ser feita pela internet, no site Mobilidade no Carnaval (mobilidadenocarnaval܂salvador܂ba܂gov܂br).

 

Os testes com equipamentos – aliado à central de dados – começaram na última semana e entrarão em operação no dia 08 de fevereiro – data do início das festas. Serão cinco zonas, divididas em 12 regiões distintas. Veículos com acesso não autorizado serão multados se infringirem a passagem.

 

O superintendente de Trânsito de Salvador, Décio Martins, explica que o objetivo é garantir a segurança, apoiar os moradores locais e viabilizar a melhor experiência aos foliões. “Como no ano passado, estaremos utilizando esta tecnologia inovadora no país, que nos permitirá restringir a circulação e o estacionamento de veículos no entorno dos circuitos do Carnaval, ampliar a oferta de vagas nos estacionamentos remotos e proporcionar melhorias significativas na mobilidade, inclusive do transporte coletivo”, afirma Décio Martins, superintendente de Trânsito de Salvador.

 

A solução utiliza como referência uma lista previamente cadastrada de placas de veículos de moradores e prestadores de serviços autorizados a trafegar na região.

 

Outras funcionalidades

 

O diretor presidente da Velsis, empresa responsável pela fabricação da tecnologia para o Carnaval de Salvador, Guilherme Araújo, explica que o sistema inteligente visa gerar informações avançadas sobre o tráfego veicular urbano e disponibilizá-las aos diferentes usuários e gestores das vias urbanas em tempo real.

 

“Sistemas com solução 100% nacional possibilitam a implantação de uma maior quantidade de sensores, que coletam dados em tempo real. Isso resulta em uma maior integração de dados das vias, dos motoristas e dos veículos, com capacidade de gerar dados computacionais valiosos para a gestão da mobilidade e predição de riscos na realização de grandes eventos”, explica Guilherme Araújo, diretor presidente da Velsis.

 

Além das funcionalidades de controle de acesso à área do circuito do Carnaval, a solução entregue possui como diferencial um sistema de inteligência artificial, que possibilita o envio de um conjunto de dados maior e mais complexo com qualidade de informação.

 

O sistema permite o monitoramento de 250 carros por segundo e a identificação de mais de 30 características diferentes em cada passagem de veículo, entre elas a leitura da placa dos veículos, a situação do motorista, do veículo, do deslocamento e outras passíveis de serem consultadas em tempo real.

 

Considerada a maior festa de rua do mundo, o Carnaval de Salvador deve atrair mais de 850 mil turistas. Três milhões de foliões estão previstos para pular nos circuitos oficiais da festa.

 

Você Pode Gostar

Executivos da companhia participam de painéis interativos para debater investimentos em infraestrutura e o fortalecimento de parcerias estratégicas no mercado corporativo
Prêmio ICL de Jornalismo 2026 anuncia comissão julgadora e recebe inscrições até 30 de outubro
BYD alcança 8 mil colaboradores diretos em Camaçari e reforça produção para acompanhar crescimento das vendas no país
Presidente sanciona Lei que garante continuidade do Move Brasil para motoristas e entregadores
Rock in Rio anuncia ganhadores do Prêmio Rock in Rio Atitude Sustentável 3.0
Últimas notícias da Semana
Links da Semana

Executivos da companhia participam de painéis interativos para debater investimentos em infraestrutura e o fortalecimento de parcerias estratégicas no mercado corporativo

Rita Moraes
Rita Moraes
16 de setembro de 2026
Ideias de looks para o Natal e Réveillon
Artigo: Dia da Consciência Negra para todos, por Luana Génot
Combo de Lançamento: LG abre pré-venda dos novos monitores gamer UltraGear OLED
Quando o desejo é brincar de Amigo Secreto, nada melhor do que apenas curtir e se divertir, deixando toda a administração da brincadeira para um site que faz tudo e o melhor, de graça!
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você Pode Gostar

Links da Semana

Bracell ganha Prêmio IEL Bahia 2026 na categoria ‘Estágio – Empresa Inovadora’

14 de setembro de 2026
Links da Semana

Estado da Bahia certifica 500 trabalhadores em cursos de qualificação profissional

14 de setembro de 2026
Links da Semana

SESI Bahia lança o Programa Usinas Criativas, de qualificação técnica em economia criativa

11 de setembro de 2026
Links da Semana

Pelo quarto ano, MFG Agropecuária é eleita o maior confinamento do Brasil

4 de setembro de 2026

Sobre Nós

O Conexãoin é um portal de notícias criado pela jornalista Rita Moraes, que conecta o público às principais informações da Bahia, do Brasil e do mundo. Lançado em 2017, destaca-se pela cobertura objetiva, equipe experiente e forte presença digital. Fique conectado com a notícia.
Acesso Rápido
  • Cultura e entretenimento
  • Destaques
  • Esportes
  • Mundo
  • Política
  • Turismo
Executivos da companhia participam de painéis interativos para debater investimentos em infraestrutura e o fortalecimento de parcerias estratégicas no mercado corporativo
“É do banco”: como golpistas estão usando ligações e mensagens para fazer você entregar seu dinheiro
Experimente o inesperado: O Boticário apresenta campanha inédita com fitas olfativas que revelam prêmios
Prêmio ICL de Jornalismo 2026 anuncia comissão julgadora e recebe inscrições até 30 de outubro

Contatos

  • Salvador-Bahia
  • (71) 99980-2901
  • moraes.rita1@gmail.com
© Copyright 2026| Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites