
Mulheres negras, catadoras de materiais recicláveis, costureiras, liderança comunitárias, moradoras de bairros periféricos da cidade de Salvador vão participar de uma sessão de cinema no Glauber Rocha, nesta terça-feira (5). A iniciativa, que será às 15h, faz parte do programa de raça, gênero e direitos humanos da ONG Centro de Arte e Meio Ambiente – CAMA com ações voltadas para o enfrentamento ao racismo, a desigualdade de gênero e as violações de direitos.

O filme escolhido foi ” Ó Paí, Ó 2″, que retrata a luta e o cotidiano da população preta de Salvador, abordando as questões sociais e raciais e a valorização da cultura baiana.
A coordenadora executiva do CAMA , Ana Carine Nascimento, explica que o intuito da ação “é promover iniciativas que contribuam para a prática do bem viver, fortalecendo as mulheres negras mostrando que podemos e devemos ocupar todos os espaços” A mesma destaca que “a cultura e o lazer é um direito constitucional e que acessamos pouco por falta de recursos e de oportunidade, por isso a necessidade de políticas públicas de democratização do acesso a estes espaços”.
A sessão entre elas pelo direito à cidade é organizada e idealizada pelo Centro de Arte e Meio Ambiente -CAMA uma organização da sociedade civil situada no município de Salvador (Bahia/Brasil), fundado em 1995, que tem por missão fortalecer a luta por garantia de direitos de indivíduos e grupos historicamente excluídos para a construção de uma sociedade economicamente justa, democrática, ambientalmente equilibrada, antirracista, antissexista e contra todas as formas de exclusão. Realiza essa missão por meio de programas e projetos que estão associados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), referenciados pela Agenda 2030. Com o apoio de Valdecir Nascimento, idealizadora do Instituto Odara e Viviane Ferreira, diretora do filme Ó paí, Ó 2.
Serviço
O que:Mulheres negras de Salvador vão ao cinema
Quando: 05 de Dezembro de 2023, às 15h.
Onde: Cine Glauber Rocha.

