Projetos de Learning Experience da Rock World passam a ser geridos pela Provoke Edutainment Club
A partir de outubro deste ano os projetos de Learning Experience da Rock World passam a ser geridos pela Provoke Edutainment Club. É que após mais de 20 anos atuando pela Rock World e somando 20 edições de Rock in Rio e uma de The Town, Agatha Arêas funda e se torna presidente da Provoke Edutainment Club. Com um currículo robusto na empresa criada por Roberto Medina – que conta com cargos importantes como Diretora de Marketing e VP da LExU, com a liderança de projetos como Rock in Rio Academy e The Town Learning Journey –, a intraempreendedora assume um novo desafio na Provoke, onde também vai atuar com a educação e entretenimento e seguir trabalhando ao lado da Rock World, mas agora como parceira direta da marca neste segmento.
“Sou privilegiada por ser formada por essa ‘grande escola’ Roberto Medina, que me ensinou na prática a arte de sonhar e fazer acontecer, que mais do que a cultura de uma empresa, é uma filosofia de vida. E serei sempre uma multiplicadora dessa filosofia, levando às pessoas a crença de que o impossível não existe e que todos somos capazes de fazer acontecer os nossos sonhos.” disse a empresária, em momento de grande emoção, no palco do The Town Learning Journey by HSM, formação executiva que reuniu mais de 400 executivos e empresários, na terça-feira, dia 05 de setembro, na Cidade da Música, no autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Para Roberta Medina, vice-presidente de reputação de marca da Rock World, é natural que a unidade de experiências de aprendizagem ganhe vida própria sob a batuta de Agatha. “Estamos juntos há muitos anos. Agatha faz parte do grupo que liderou o crescimento da empresa até aqui, tendo feito parte da internacionalização do Rock in Rio – de Lisboa, passando por Madri e Vegas. É uma criativa como nós, partilhando o DNA empreendedor. Aquele que nos leva a realização dos sonhos. E, na verdade, a chegada da Provoke traz inúmeras possibilidades não só para a Agatha mas para a própria Rock World de pensarmos outros projetos em parceria. E tenho certeza de que vem muita coisa boa por aí. Podem aguardar”, comenta Medina.
A Rock World é a empresa criadora de experiências que nasceu do maior festival de música e entretenimento do mundo, o Rock in Rio e segue deixando sua marca no mercado também com a internacionalização do Rock in Rio e, agora, com o The Town, entre outros projetos. Com a missão de proporcionar experiências inesquecíveis a partir da música e do entretenimento, a marca tem como base de sua cultura organizacional a filosofia de sonhar e fazer acontecer e o propósito de construir um mundo melhor. O The Town Learning Journey e o Rock in Rio Academy são alguns dos projetos de experiência de aprendizagem criados sob o guarda-chuva da até então LExU – Learning Experience Unit da Rock World –, área que busca ativar a potência das pessoas para contribuir na construção de um mundo melhor.
A unidade de negócios foi oficialmente criada em abril de 2019, mas como explica Agatha, “a centelha para a criação da LExU foi sem dúvida o Rock in Rio Academy, criado em 2015, quando eu ainda era a Diretora de Marketing do Rock in Rio e identifiquei a oportunidade de criação de um programa formativo com base no estudo do caso Rock in Rio, na voz de seus executivos, no local onde o festival acontece e durante a sua realização. Para dar forma à ideia pioneira que se transformou no método de Live Case Study, juntamo-nos com a HSM, grande referência em formação executiva no Brasil e fizemos com sucesso, naquele ano, a primeira de 7 edições do programa que já formou mais de 3.600 alunos entre Brasil e Portugal”.
Durante os últimos quatro anos, Agatha Arêas liderou a unidade de negócios, colecionando projetos relevantes como o próprio Rock in Rio Academy; o festival de conversas sobre temas importantes da sociedade – Rock in Rio Humanorama; a masterclass How to Rock in Rio; o primeiro livro de negócios do Rock in Rio, “A Arte de Sonhar e Fazer Acontecer”; o summit de inovação humana realizado em Portugal, Rock in Rio Innovation Week; e o recente The Town Learning Journey. Esses projetos foram consumidos por mais de 47.000 pessoas – maioritariamente do Brasil e de Portugal – entre alunos dos programas de formação e participantes dos eventos de desenvolvimento de habilidades humanas.
Agatha conta que “desde a primeira edição do Academy, fui mordida pelo bichinho da Educação. Mergulhei nos vários possíveis caminhos para a transformação da Educação e conheci o conceito de “Edutainment”, termo cunhado por Walt Disney, em 1954, quando ele já acreditava que seus musicais, parques e filmes eram conteúdos edificantes, que passavam mensagens inspiradoras, mas também educativas, embaladas em grandes doses de emoção e diversão. E aí, pensei: “o Rock in Rio é uma das maiores marcas de entretenimento do mundo. E tanto do que fazemos inspira e transforma vidas. Temos diversos projetos que objetivam levar maior letramento social e ambiental às pessoas. Os milhares de profissionais que passam pela nossa empresa são extremamente valorizados pelo mercado. Ora, então vamos estruturar todo esse conhecimento e dividir com o mundo o legado da marca. E vamos fazer isso unindo o Entretenimento à Educação.”
Após estes anos de operação da LExU, ficou claro que há muito mais o que fazer e mais pessoas a alcançar com as experiências de aprendizagem inspiradas na cultura das marcas Rock World, cujo core business está na realização dos festivais de música. E que, aproveitando a crescente demanda do mercado por formatos inovadores para a educação B2C e B2B, esse seria o momento certo para a criação de uma empresa independente e inteiramente focada no negócio da educação. “Os projetos criados pela área de learning experience da Rock World nos orgulham imensamente, porque têm contribuído de forma relevante para o fortalecimento do legado das nossas marcas. Percebemos que o business tem espaço para crescer e por isso encorajamos a Agatha a abrir sua própria empresa, ganhando foco e agilidade.” Disse Luis Justo, CEO da Rock World, em modo “passagem de bastão” para a nova empresária, no palco do The Town Learning Journey nesta terça-feira, 5 de setembro.
Provoke_Edutainment Club é lançada oficialmente durante The Town Learning Journey by HSM
Na ocasião foi lançada a Provoke_Edutainment Club, empresa fundada por Agatha Arêas e Marco Rovela, que também integrava a equipe LExU, e que atuará como CEO do novo empreendimento. “A Provoke nasce para traduzir cultura e modelo de negócio em experiências de aprendizagem.” explica o executivo, que traz na bagagem larga experiência como produtor e empresário na área de promoções e eventos.
A proposta de valor da nova empresa é “transformar em experiência de aprendizagem tudo aquilo que as grandes marcas chamam de dia a dia. Traduzimos os dilemas das organizações e a jornada do líder em vivências inspiradoras e ferramentais, usando abordagens provocadoras e imersivas.” complementa Agatha.
A Provoke é uma plataforma de experiências de aprendizagem concebidas a partir do conceito de “Edutainment” e oferece um portfólio de produtos autorais – originais e licenciados – online e presenciais, dirigidos aos segmentos B2B e B2C.
A Rock World é parceira da Provoke, que passa a ter a licença das marcas Rock in Rio e The Town para produtos de educação. “A LExU deixa de existir dentro de casa e os produtos até então operados pela área, como o Rock in Rio Academy e o The Town Learning Journey passam a ser inteiramente geridos pela Provoke.”, clarifica Luis Justo.
Provoke começa operação com 12 colaboradores e duas verticais: Co-branded e Originals
Com sede em São Paulo, a nova empresa começa oficialmente sua operação a partir de hoje, contando com um time inicial de 12 colaboradores, que serão responsáveis pelas duas verticais de negócio da empresa: a de “Co-branded”, onde estão os produtos criados em parceria com a Rock World, e também com outras marcas que desejem partilhar sua cultura e modelo de negócios com o mercado em forma de experiências de aprendizagem; e a de “Originals”, onde estarão contemplados projetos que trazem soluções para demandas do mercado como a formação de novos líderes, o conflito de gerações no ambiente de trabalho, diversidade e inclusão na gestão de pessoas e criação de experiências memoráveis para o cliente e para o colaborador.
“A Provoke já nasce com oito anos de uma história de sucesso que foi escrita com a Rock World, empresa composta de pessoas empreendedoras, criativas, ousadas e do bem. Não poderíamos ter tido uma incubadora melhor!”, reconhece Agatha Arêas.
O primeiro projeto a ser realizado sob a gestão da Provoke é o “Rock your Team”, MBA em gestão de equipes, com base nos pilares da cultura Rock in Rio e concebido em parceria com a HSM, que foi lançado na terça-feira (05), exclusivamente para os participantes do The Town Learning Journey e que estará disponível no mercado a partir de novembro. E a empresa seguirá anunciando novidades, como o primeiro produto da sua plataforma de Liderança que será lançado em janeiro de 2024.
Para conhecer melhor a Provoke_Edutainment Club:
Site oficial >> provoke
Instagram >> @provoke.club
Linkedin >> /provokeclub
Deixe um comentário