Leituras dramatizadas de textos de Sérgio Porto celebram os 100 anos do genial autor Estreia no SESC Niterói, dia 1º de setembro (sexta) Entrada Franca

Leituras dramatizadas de textos de Sérgio Porto celebram os 100 anos do genial autor Estreia no SESC Niterói, dia 1º de setembro (sexta) Entrada Franca

Um dos maiores intérpretes da alma carioca, Sergio Porto, também conhecido pelo seu heterônimo Stanislaw Ponte Preta, faria 100 anos em janeiro de 2023. Para homenageá-lo  e  apresentar para as novas gerações um pouco da obra desse genial escritor, compositor e jornalista, o SESC promove o evento “Sérgio Porto, 100 anos de humor e a alma carioca”, uma série de rodas de leitura dramatizadas de trechos de crônicas dos livros “Tia Zulmira e Eu”, “Primo Altamirando e Elas”, “Garoto Linha Dura” e os “Febeapás – Festival de Besteiras que assola o país”.

A primeira Roda de Leitura será no dia 1º de setembro, no teatro do SESC Niterói. Em seguida, ela acontece nas unidades do SESC Quitandinha (9/09), Barra Mansa (14/09), Nova Iguaçu (30/09), Tijuca (05/10), Duque de Caxias (07/10), Três Rios (26/10) e Madureira (14/12).

As Rodas de Leitura foram idealizadas por Ilana Braia e Mônica Behague, com realização da Le Toon Studio. A direção é de Claudio Mendes, que também atua ao lado de Hugo Germano, Marianna Mac Niven e do músico-ator/diretor musical, Ronaldo Mota. Ao final das apresentações os atores conversarão com o público.

As leituras também terão textos da historiadora Claudia Mesquita e dos jornalistas Duda Porto de Souza, Alvaro Costa e Silva e Nathaniel Braia, extraídos do livro “Sérgio Porto & Stanislaw Traço e Letra”, organizado por Ilana Braia.

Sérgio Porto é um dos mais importantes cronistas brasileiros. Ele revolucionou a linguagem jornalística com seu estilo humorado e irreverente. O “Festival de Besteiras que assola o país – Febeapá”, criado em 1966, retratava com ironia os acontecimentos dos primeiros anos do governo militar e consagrou Porto como um ícone do humorismo político nacional.

Além do humor, a experiência urbana é outra característica marcando do autor. Sérgio Porto/Stanislaw Ponte Preta conseguiu unir a cidade partida entre zona norte e zona sul expressando aspectos do povo do Rio de Janeiro, suas alegrias, angústias e anseios, imprimindo um olhar atento ao que havia de mais popular, à simplicidade e ao humor carioca. Seus personagens da família Ponte Preta – Tia Zulmira, primo Altamirando, Rosamundo -, são ricas criações de um autor que observou e assimilou o modo de viver popular.

“Sérgio Porto, 100 anos de humor e a alma carioca” foi contemplado no edital SESC Pulsar.

SÉRGIO PORTO, 100 ANOS DE HUMOR E A ALMA CARIOCA

Leituras dramatizadas de trechos de crônicas de Sergio Porto

Direção: Cláudio Mendes

Com Cláudio Mendes, Hugo Germano, Ronaldo Mota e Marianna Mac Niven

Participação de Claudia Mesquita

Classificação etária: 12 anos. Duração: 60 min

Entrada Franca

Locais e datas das apresentações:

Telefone geral das unidades do SESC:  4020-2101

Sesc Niterói – Teatro – dia 1º de setembro, sexta, às 15h

  1. Padre Anchieta, 56 – São Domingos, Niterói

Sesc Quitandinha – Biblioteca – dia 9 de setembro, sábado, às 15h

Av. Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha, Petrópolis

Sesc Barra Mansa – Teatro – dia 14 de setembro, quinta,  às 14h

Av. Tenente José Eduardo, 560 – Ano Bom, Barra Mansa

Sesc Nova Iguaçu – Teatro – dia 30 de setembro, sábado, às 15h

Rua Dom Adriano Hipolito, 10 – Moquetá, Nova Iguaçu

Sesc Tijuca – Teatro – dia 5 de outubro, quinta, às 15h

  1. Barão de Mesquita, 539 – Andaraí, Rio de Janeiro

Sesc Caxias – Auditório – dia 7 de outubro, sábado, às 15h

Rua General Argolo, 47 – Centro, Duque de Caxias

Sesc Três Rios – Sala Multiuso – dia 26 de outubro, quinta, às 14h

  1. Nelson Viana, 327 – Três Rios, RJ

Sesc Madureira – Teatro – dia 14 de dezembro, quinta, às 16h

  1. Ewbank da Câmara, 90 – Madureira, Rio de Janeiro

 

 

Share this post