Imagens de camêra de segurança confirmam que sargento da #Marinha Jairo Moreira da Silva tentou retirar as joias apreendidas pela Receita Federal

Imagens de camêra de segurança confirmam que sargento da #Marinha Jairo Moreira da Silva tentou retirar as joias apreendidas pela Receita Federal

Imagens gravadas por câmeras de segurança desmentem o ex-presidente Jair Bolsonaro no caso das joias recebidas pelo governo da Arábia Saudita. Na sequência um diálogo entre o sargento da #Marinha Jairo Moreira da Silva,  que tenta negociar a liberação das joias de R$ 16,5 milhões na Alfândega do Aeroporto de Guarulhos (SP) e um auditor fiscal da Receita Federal. 

Jairo recebeu do então presidente Jair #Bolsonaro (PL) a missão de reaver as joias, presente do governo da Arábia Saudita para Michelle Bolsonaro e que entraram ilegalmente no país.

As imagens foram recebidas pela jornalista da Tc Globo, O Andréia Sadi, que publicou no seu blog.  Ela obteve acesso ao vídeo que mostra o diálogo entre Jairo e um auditor da Receita Federal, que aconteceu dia 28 de dezembro de 2022, três dias antes da posse do presidente Luiz Inácio #Lula da Silva (PT).

Depois que a comitiva do então ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque tentou entrar com os itens no Brasil sem declará-los, o estojo contendo as joias e uma escultura em formato de cavalo foram retidos pela Receita Federal.

Em diferentes ocasiões, o governo federal tentou reaver as joias – um colar, anel, relógio e um par brincos de diamantes da marca de luxo suíça Chopard – sem pagar a taxa e a multa necessárias, como de praxe para o Fisco.

Nas imagens, é possível ver o momento em que o sargento da Marinha chega na sala e mostra o ofício assinado pelo tenente-coronel Mauro Cesar Barbosa Cid, braço direito de Bolsonaro. No documento, o ajudante de ordens “autoriza” Jairo a retirar as joias, apesar de não ter competência para tal.

Share this post