Com mais de 8 mil inscritos, Congresso apresenta as mais recentes discussões em PLD-FTP, Integridade e ESG

Com mais de 8 mil inscritos, Congresso apresenta as mais recentes discussões em PLD-FTP, Integridade e ESG

Conexão entre PLD (Prevenção à Lavagem de Dinheiro), Integridade e ESG; criptoativos no financiamento do terrorismo; uso da Inteligência Artificial em programas de PLD-FTP; prevenção e combate a crimes ambientais. Esses e outros temas foram o foco da 6ª edição do congresso internacional do IPLD que reuniu especialistas e autoridades dos setores público e privado em 2 dias de evento.

Andreia Vargas, Presidente do IPLD.

“Este ano, o Congresso enfocou, além do tema PLD-FTP (Prevenção à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e das Armas de Destruição em Massa) também questões relacionadas à responsabilidade ambiental e social, governança e integridade corporativa em diversos segmentos e mercados.”, explica Andreia Vargas, presidente do IPLD.
Nomes como Chantal Pillet (Pacto Global da ONU); Isaac Sidney (presidente da Febraban); Ricardo Liáo (presidente do COAF); e Togzhan Kassenova (especialista em combate ao terrorismo da SUNY-Albany University) passaram pelo evento, que contou com 10 painéis em sua programação.

“De acordo com dados divulgados, o crime ambiental é a terceira maior fonte de lavagem de dinheiro no mundo, ficando atrás apenas do tráfico de drogas e do contrabando.”, alertou Bernardo Mota, Coordenador-Geral de Articulação Institucional do DRCI (Ministério da Justiça), durante o painel: O papel do mercado na prevenção e combate ao crime ambiental e na promoção da responsabilidade social.

Painel 09: O papel do mercado na prevenção e combate ao crime ambiental e na promoção da responsabilidade social.

 

Renata Mancini, conselheira da Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto) destacou que as criptomoedas não devem ser vistas ou consideradas como um meio de financiamento ao terrorismo, pois essencialmente, não são. “O mundo cripto vem crescendo em relação a controles e relacionamento ano após ano. Portanto, a visão negativa de que o mundo cripto era utilizado só para o crime ou esquemas de pirâmide já não se sustente. Atualmente, já é possível verificar um blockchain do início ao fim.”, explica a Conselheira da Associação.
Além de ter o diferencial de reunir tanto reguladores quanto empresas reguladas, o Congresso do IPLD é o primeiro evento do setor a ser reconhecido pela B3 Educação, como parte Programa de Qualificação Operacional (PQO) da instituição.

Isaac Sidney, presidente da FEBRABAN durante abertura do evento.
“Acompanho o Congresso desde o começo e vejo como ele é relevante para a capacitação das equipes, proporcionando conhecimento de qualidade, por conta do nível dos painelistas e da presença dos reguladores, discutindo as principais normas e impactos. É o evento que todo mundo tem que assistir..”, destaca Altair Nascimento, Coordenador da Comissão de Compliance da Associação Brasileira de Bancos (ABBC).
Sobre o IPLD

O Instituto de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro (IPLD) foi fundado em 2017 com o propósito de fomentar o conhecimento em PLD-FTP, Integridade e ESG, reunindo autoridades e especialistas na produção e divulgação de conteúdo, webinar e eventos, na capacitação e certificação de profissionais, além de promover um ambiente de discussão e networking para disseminar as melhores práticas e fortalecer esses segmentos.
Para conferir detalhes de todas as edições: site oficial.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *