Catadoras(es) discutem propostas de coleta seletiva solidária para Salvador
No mês que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) completa 13 anos, as associações e cooperativas de catadores e catadoras de materiais recicláveis da capital baiana elaboraram e apresentaram propostas para a implementação da coleta seletiva solidária na cidade, durante evento que aconteceu no último dia, 17 de agosto, no Café Teatro Nilda Spencer, na Barroquinha. Na ocasião, representantes do poder público municipal receberam uma carta com propostas para a implantação da coleta seletiva solidária com a inclusão socioeconômica dos catadores/as.
Intitulada Fórum da Coleta Seletiva Solidária, a atividade teve como objetivo discutir e pensar soluções para os desafios da reciclagem inclusiva em Salvador, a partir do olhar das catadoras(es). É promovida pelos empreendimentos: Cooperbari, Crun, Cooperes, Coopebrava, Coocreja, Canore, Camapet, Caec, Coopcicla, Cooperguary, Cooperlix, Canarecicla e Coleta Cidadã, junto com a ONG Centro de Arte e Meio Ambiente – CAMA, o mandato do vereador André Fraga, o Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia e o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis da Bahia.
“É preciso construir políticas de coleta seletiva com a inclusão socioeconômica dos catadores e catadoras, estabelecendo a esses profissionais o Direito à Cidade, a partir da valorização e reconhecimento pela essencial ação desenvolvida para preservação do meio ambiente”, relata Joilson Santana, catador de materiais recicláveis, integrante da ONG CAMA e Doutorando do PPGTAS/UCSAL.
Sobre o Centro de Arte e Meio Ambiente – CAMA. O Centro de Arte e Meio Ambiente – CAMA – é uma organização da sociedade civil situada no município de Salvador (Bahia/Brasil), fundado em 1995, que tem por missão fortalecer a luta por garantia de direitos de indivíduos e grupos historicamente excluídos para a construção de uma sociedade economicamente justa, democrática, ambientalmente equilibrada, antirracista, antissexista e contra todas as formas de exclusão. Realiza essa missão por meio de programas e projetos que estão associados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), referenciados pela Agenda 2030.
Sobre o Fórum Estadual Lixo e Cidadania do Estado da Bahia – FLC-Ba.
O Fórum Estadual Lixo e Cidadania do Estado da Bahia – FLC-Ba é um espaço da sociedade civil organizada criado em 2001, com o propósito de discutir políticas públicas de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos com a inclusão socioeconômica dos catadores/as e a redução dos impactos socioambientais.
Deixe um comentário