ConexãoIn


Igreja da Nossa Senhora da Graça celebra o 18 de dezembro

O dia 18 de dezembro é dedicado à Nossa Senhora da Graça. Para celebrar a data, a igreja, que leva o mesmo nome da santa e que é parte importante da história da Bahia e do Brasil, sendo a 2ª mais antiga do estado e a primeira Mariana do país, apresenta uma série de atividades abertas ao público, a partir do próximo sábado (14). 

A programação conta com feira de artes entre os dias 14 e 15 de dezembro, mais tríduo em louvor à Nossa Senhora da Graça nos dias 15, 16 e 17 e encerramento com a missa solene no dia 18.

As comemorações marcam a nova fase da igreja que, após quatro anos em restauro, foi reaberta oficialmente ao público no mês de outubro, conforme ressaltou o coordenador executivo do Complexo Cultural, José Raimundo Lima. “A homenagem faz parte de uma devoção muito antiga vinda de Portugal, trazida para nossa capela por Caramuru, já que o terreno da igreja foi uma doação da sua esposa Catarina Paraguaçu e a imagem de Nossa Senhora da Graça continua a mesma”.  Durante a reforma, as celebrações ocorriam no claustro do mosteiro. E, mesmo assim, a comunidade sempre esteve presente. “É motivo de muita alegria realizar essa comemoração, felizmente, com as portas abertas para a nossa comunidade”, completou.

Programação

1ª Feira de Artes

Com funcionamento no sábado (14) e no domingo (15), a Feira de Artes acontecerá no claustro da Igreja da Graça das 09h às 17h.

Ação ocorrerá no espaço e suporte de Alimentos e Bebidas e  contará com 18 expositores.

Expositores

·        Tapeçaria;

·        Moda Afro;

·        Toalhas de Richelier;

·        Artesanato (tecidos, feltro, mdf);

·        Garrafas e potes;

·        Bijuterias;

·        Flores Sempre Vivas;

·        Moda praia/tênis, óculos e armações;

·        Bolsas recicladas;

A&B

·        Produtos Alimentícios naturais;

·        Alimentos integrais (saladas, pratos);

·        Produtos de fazenda (mel, requeijão, café orgânico, sal rosa e manteiga);

·        Crepioca, Tapioca, Beiju, Caldos e Mini pizzas;

·        Bebidas

Tríduo

Durante as noites de domingo (15), segunda-feira (16) e terça-feira (17), das 19h às 19h30, serão feitas orações especiais em louvor à Nossa Senhora da Graça seguidas de confraternização com apresentação cultural no claustro.

·        Domingo (15): Oração + apresentação Coral

·        Segunda (16): Oração + apresentação cultural

·        Terça (17): Oração + apresentação Instrumental

Missa Solene

Na quarta-feira (18), dia em louvor à Nossa Senhora da Graça, às 19:00 será celebrada uma missa solene pelo Arquiabade Dom Emanuel D´Able do Amaral. Em seguida haverá confraternização no claustro ao som da Banda da Polícia Militar da Bahia.

Sobre a igreja da Graça

Construída em 1535 por ordem da índia tupinambá Catarina Paraguaçu, convertida ao catolicismo e batizada em Paris onde morou por 3 anos com o náufrago português Diogo Álvares Correa, o Caramuru, que foi acolhido pela tribo comandada pelo cacique Taparica, pai de Catarina.

A Igreja surge a partir da visão recorrente que Catarina passa a ter, de uma senhora, que posteriormente seria reconhecida por ela mesma na face de uma imagem de nossa senhora encontrada na praia junto com outros objetos naufragados, por um índio. Na Igreja da Graça repousa os restos mortais de Catarina que doou a Igreja aos cuidados do Mosteiro de São Bento. #conexaoin99#conectadocomanoticia

POR: Rita Moraes
Publicado em 12/12/2019