ConexãoIn


Assédio, babaquice e hipocrisia na Copa. Artigo do jornalista Alex Ferraz.

Sem dúvida ridículo e de degradante aquele assédio de meia dúzia de babacas brasileiros a uma mulher russa em vídeo que vem correndo mundo. Merecem, os idiotas com cara de filhinhos de papai metidos a espertos, toda a reação contrária à sua babaquice.
 
Entre as inúmeras reações, a Veja destacou a da jornalista Sandra Anenberg, que apresenta o Jornal Hoje diretamente de Moscou, assinalando que ela “subiu o tom” ao tocar no assunto.
 
Como todo respeito pela inegável competência dessa jornalista, não posso deixar de lembrar que ela, assim como NENHUM dos seus colegas da mídia, de qualquer um dos órgãos de comunicação na Rússia ou cá, se lembraram, em momento algum das incontáveis matérias sobre a Rússia que fazem parte do pano de fundo da cobertura dos jogos, que o presidente russo, Vladimir Putin, sancionou no ano passado lei aprovada no congresso que AUTORIZA os maridos a ESPANCAREM suas esposas (e  filhos) uma vez por ano. A lei diz que se não houver sangramento, não haverá qualquer punição.
 
Ora, sem querer jamais justificar a atitude dos babacas brasileiros, me parece que a “brincadeira” deles é uma gota d’água diante da institucionalização da surra em esposas oficializada em lei, em pleno século XXI, pelo eterno presidente Putin.
 
Aqui no Brasil, assisti a todos os telejornais (inclusive o excelente Jornal da Cultura), olhei diversos sites e blogs e viajei pelo YouTube, e em MOMENTO ALGUM ouvi ou vi qualquer referência a essa lei medieval.
 
Pelo contrário, em alguns casos, havia jornalistas e comentaristas fazendo alusão a uma possível (sic) reação do governo russo contra os babacas brasileiros. Tolice.
 
Não será um governo que legaliza o espancamento às mulheres que irá  reagir a uma “brincadeira”. E se o fizer, certamente será uma tremenda hipocrisia.
 
Então, pergunto: por que o silêncio absoluto em relação a essa lei?
 
Seria ignorância? Ou uma absurda ocultação por parte daqueles que, no Brasil, reagem com  indignação às agressões às mulheres?
 
E a musica  tenebrosa dúvida final: com quais interesses fecham os olhos para a estúpida  lei russa?
POR: Rita Moraes
Publicado em 21/06/2018