ConexãoIn


Preso por estupro, apresentador da TV Meio Norte, de Terezina, Piauí, Alcide Filho é suspeito de manter adolescente morando com ele e tinha interesse de adotá-lo, diz delegada

A delegada Lucivânia Vidal, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, informou ao g1 que o apresentador Alcide Filho é suspeito de manter o adolescente, vítima de estupro, morando com ele desde 2020 e trabalhando sem receber salário durante esse período. Ele tinha ainda, segundo ela, interesse de adotar o garoto. Ele foi preso na quarta-feira, após denuncia de abusos contra o jovem.

A polícia informou que, em depoimento, o apresentador negou as acusações. A TV Meio Norte, onde o apresentador comanda um programa sobre meio-ambiente e ecologia, informou repudiar todo tipo de violência e que, devido ao caso, a exibição do programa está suspensa temporariamente. Futuramente, conforme a emissora, a defesa terá oportunidade de se pronunciar. 

Vítima vivia com o suspeito

Segundo a delegada, a vítima morava na casa do suspeito desde 2020, desde que tinha sido chamado para trabalhar com ele em uma produtora de vídeo montada dentro da casa.

Os abusos teriam acontecido de forma reiterada, segundo ela, até o final de 2021, quando o adolescente decidiu sair da casa, por conta dos abusos.

Ele denunciou os crimes para a família, que antes confiava no suspeito, e os relatos causaram “revolta e espanto”, de acordo com a delegada.

Em abril, o caso foi denunciado ao Conselho Tutelar e, cerca de um mês depois, a DPCA iniciou as investigações, que permaneceram até agora. O inquérito foi concluído e foi pedida a prisão preventiva de Alcide Filho, autorizada pela Justiça.

Família confiava no apresentador

A delegada destacou que a família confiava no apresentador, que conseguiu ter influência e autoridade sobre o adolescente, sem saber que o menino era vítima de abusos.

Lucivânia Vidal destacou que uma das formas de manter “controle” sobre o adolescente era garantindo ao jovem acesso aos cartões de crédito do suspeito, que eram usados apenas para compras relacionadas à casa onde os dois moravam.

“Ele trabalhava de domingo a domingo na produtora, sem receber salário por isso”, disse ela.

Segundo a delegada, Alcide tinha demonstrado a intenção de adotar a vítima, mostrando à família do garoto a intenção de “cuidar” da vítima. Contudo, os abusos não eram revelados.

Sem registro de outras vítimas

A delegada comentou ainda que a investigação não identificou outras vítimas, mas que “o modo de agir do suspeito demonstra que ele pode já ter cometido o mesmo crime antes”.

“Não existiu na investigação outros menores, mas não que não haja suspeitas. Pela a experiência da DPCA, o modus operandi é de quem já sabe como cometer esse tipo de crime”, informou ela.

Quem é Alcides Filho?

O Alcide Filho é ambientalista e ficou conhecido no Piauí por apresentar programas de ecoturismo na TV aberta piauiense. Ele também foi secretário de turismo e meio ambiente de Luís Correia em 2009.

POR: Rita Moraes
Publicado em 08/06/2022