Conexão InConexão InConexão In
Font ResizerAa
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Reading: Sonora Bahia celebra 10 anos com 15 shows de compositoras baianas em Ilhéus, Vale do Capão e Salvador
Compartilhar
Font ResizerAa
Conexão InConexão In
Buscar
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Cultura e entretenimento

Sonora Bahia celebra 10 anos com 15 shows de compositoras baianas em Ilhéus, Vale do Capão e Salvador

Rita Moraes
Rita Moraes
Publicado 26 de agosto de 2026
Compartilhar
Compartilhar

 

Maior festival colaborativo de música autoral feminina do mundo transforma três regiões da Bahia em palcos para novas compositoras, artistas veteranas e a homenageada Manuela Rodrigues em setembro

 

Depois de mobilizar 70 compositoras inscritas em seu processo de seleção, o Sonora Bahia inicia, em setembro, sua etapa de apresentações com uma programação que percorre o Vale do Capão, Ilhéus e Salvador. Ao todo, serão 15 shows autorais, reunindo compositoras de diferentes regiões da Bahia e cerca de 32 musicistas entre artistas e integrantes de suas bandas.

 

 

As apresentações acontecem nos dias 4 e 5 de setembro, no Vale do Capão; 17 e 18 de setembro, em Ilhéus; e 25 de setembro, em Salvador, sempre com acesso gratuito. A circulação integra a edição comemorativa de dez anos da rede Sonora Festival Internacional e reforça uma das principais características do projeto na Bahia: criar espaços de circulação para a música autoral feita por mulheres também fora da capital.

 

Desde 2017, mais de 300 compositoras já passaram pelos palcos do Sonora na Bahia e mais de mil obras autorais foram apresentadas. O festival também já mapeou mais de 200 compositoras por meio de seus editais.

Para Ive Farias, idealizadora e organizadora do Sonora Bahia, o diferencial do festival está justamente em compreender que ampliar a presença das mulheres na música exige uma atuação que vá além da abertura de palcos.

“O Sonora tem como eixo central a valorização da autoria feminina, por isso, articulamos apresentação artística, formação, profissionalização, circulação e criação de redes. Temos seleção pública, apoio técnico e financeiro, oficinas, workshops e espaços de intercâmbio. Queremos fortalecer as carreiras das artistas, democratizar o acesso e contribuir para transformar as relações de gênero dentro da cadeia produtiva da música”, destaca Ive.

Em 2026, essa proposta ganha novas frentes. Além dos shows, o festival promove ações de formação, educação ambiental, debates sobre gênero, atividades com comunidades tradicionais e articulações com instituições como a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e o Horto Vale Flora.

O evento também abre espaço para novas vozes por meio do Palco Aberto, realizado nos intervalos dos shows. A iniciativa convida compositoras presentes no público a apresentarem até duas músicas autorais, ampliando o palco para além das artistas que integram a programação oficial. O Sonora Bahia 2026 tem apoio financeiro do Estado da Bahia, por meio do Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

*Manuela Rodrigues é a homenageada da edição*

Um dos destaques desta edição é a homenagem à cantora, compositora e pianista Manuela Rodrigues, artista com trajetória consolidada na música baiana e cinco álbuns autorais lançados. Manuela participa da mesa “Mulheres, Cultura e Território”, no Vale do Capão, e protagoniza o encerramento do circuito em Salvador, no dia 25 de setembro. Na capital, a artista apresentará um show inédito, reunindo canções de seus cinco álbuns e participações especiais.

*SERVIÇO | SONORA BAHIA 2026*

*Vale do Capão*
Quando: 4 e 5 de setembro de 2026
Onde: Coreto da Vila, Vale do Capão Acesso: gratuito
Horários: 4 de setembro, shows às 19h | 5 de setembro, mesa “Mulheres, Cultura e Território” às 10h e shows às 19h
Programação:
4/09: Tai Araújo, Tati Ramalho e Emili Pinheiro
5/09: Joana Terra, Tulipa Negra e Itana Rosa

*Ilhéus*
Quando: 17 e 18 de setembro de 2026
Onde: Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Jorge Amado
Horário: 18h30 Acesso: gratuito
Programação:
17/09: Sabiré, Talita Ataíde e Nayri
18/09: Jamile Anahata, Forró Carcará e Ize Duque

*Salvador*
Quando: 25 de setembro de 2026
Onde: Biblioteca Central dos Barris, Quadrilátero
Horário: 18h30 Acesso: gratuito
Programação: Verona Reis, Aline Lobo e Manuela Rodrigues

Mais informações e programação: Instagram @sonorabahia

Fonte: Voah Comunicação

Fotos:
Manuela Rodrigues – Créditos: Sara Régis
Tulipa Negra – Créditos: Divulgação
Ize Duque – Créditos: Divulgação

Você Pode Gostar

David Byrne lança edição digital deluxe do álbum ‘Who Is The Sky?’ e revela o novo single “My Madness”
Confira programação de cinema por R$ 10 até amanhã no Cine Imperial
Exposição no Goethe-Institut Salvador-Bahia investiga as relações entre amor e violência
“UM PRIMEIRO LONGA INTELIGENTE E BEM-SUCEDIDO”; VEJA AS PRIMEIRAS IMPRESSÕES DE LONDON APÓS EXIBIÇÃO NO FESTIVAL DE VENEZA
Aos 22 anos, baiana Sofia Pitta lança álbum de estreia que mistura MPB com pagodão, samba e arrocha
Últimas notícias da Semana
Links da Semana

Executivos da companhia participam de painéis interativos para debater investimentos em infraestrutura e o fortalecimento de parcerias estratégicas no mercado corporativo

Rita Moraes
Rita Moraes
16 de setembro de 2026
Ideias de looks para o Natal e Réveillon
Artigo: Dia da Consciência Negra para todos, por Luana Génot
Combo de Lançamento: LG abre pré-venda dos novos monitores gamer UltraGear OLED
Quando o desejo é brincar de Amigo Secreto, nada melhor do que apenas curtir e se divertir, deixando toda a administração da brincadeira para um site que faz tudo e o melhor, de graça!
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você Pode Gostar

Cultura e entretenimento

Prefeitura divulga programação completa da 14ª Galponeira de Bagé (RS)

6 de setembro de 2026
Cultura e entretenimento

Kate Moss estrela capa da Vogue Brasil de setembro

4 de setembro de 2026
Cultura e entretenimento

WRY consolida nova fase com o novo single “No Meio Do Sonho”

4 de setembro de 2026
Cultura e entretenimento

Chiara Civello e Clap! Clap! lançam “New Dimension”, novo single do projeto alternativo CCCC

4 de setembro de 2026

Sobre Nós

O Conexãoin é um portal de notícias criado pela jornalista Rita Moraes, que conecta o público às principais informações da Bahia, do Brasil e do mundo. Lançado em 2017, destaca-se pela cobertura objetiva, equipe experiente e forte presença digital. Fique conectado com a notícia.
Acesso Rápido
  • Cultura e entretenimento
  • Destaques
  • Esportes
  • Mundo
  • Política
  • Turismo
Executivos da companhia participam de painéis interativos para debater investimentos em infraestrutura e o fortalecimento de parcerias estratégicas no mercado corporativo
“É do banco”: como golpistas estão usando ligações e mensagens para fazer você entregar seu dinheiro
Experimente o inesperado: O Boticário apresenta campanha inédita com fitas olfativas que revelam prêmios
Prêmio ICL de Jornalismo 2026 anuncia comissão julgadora e recebe inscrições até 30 de outubro

Contatos

  • Salvador-Bahia
  • (71) 99980-2901
  • moraes.rita1@gmail.com
© Copyright 2026| Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites