Conexão InConexão InConexão In
Font ResizerAa
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Reading: Cidades da América Latina atingem marca histórica de 10 mil ônibus elétricos em circulação
Compartilhar
Font ResizerAa
Conexão InConexão In
Buscar
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Mercado

Cidades da América Latina atingem marca histórica de 10 mil ônibus elétricos em circulação

Rita Moraes
Rita Moraes
Publicado 11 de agosto de 2026
Compartilhar
Compartilhar

São Paulo já tem a segunda maior frota de ônibus elétricos da América Latina e, junto com mais 80 cidades, deve evitar a emissão estimada de 10 milhões de toneladas de CO2 por ano

 

As cidades da América Latina alcançaram a marca histórica de 10 mil ônibus elétricos em circulação, segundo dados consolidados do E-Bus Radar anunciados pela C40 Cities e o ICCT durante a Feira Latinoamericana do Transporte Lat.Bus 2026, maior evento de mobilidade da região. O número representa um ponto de virada na descarbonização do transporte público no continente e reforça a mobilidade elétrica como resposta concreta à crise climática, melhorando a qualidade do ar e a saúde das populações urbanas.
O marco é resultado do trabalho articulado de 80 cidades em 13 países da América Latina, que juntas responderam pela eletrificação acelerada de suas frotas nos últimos anos. Santiago, São Paulo e Bogotá lideram hoje a eletromobilidade na América Latina, somando mais de 7 mil ônibus elétricos em circulação, com São Paulo já abrigando a segunda maior frota da região. Estima-se que a operação desses ônibus deixe de emitir mais de de 10 milhões toneladas de CO2 por ano.

 

No Brasil, essa transformação vem ganhando força graças a programas como a Aliança ZEBRA, e também por meio das cidades apoiadas pelo Programa Mutirão Brasil, iniciativa da C40 Cities e do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM), onde prefeitos brasileiros estão escolhendo tecnologias de zero emissão para modernizar o transporte público, melhorar a qualidade do ar e acelerar a descarbonização das cidades.

 

Desde 2019, a C40 Cities e o Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT), por meio da Parceria ZEBRA e ao lado de outros parceiros, apoiam a cidade de São Paulo e outras, como Bogotá, Cidade do México, Salvador e Curitiba, no desenvolvimento e na estruturação desse modelo de financiamento, conectando atores municipais, instituições financeiras e fornecedores. Essa colaboração de longo prazo contribuiu para reduzir o custo de capital e viabilizar a aquisição de veículos de zero emissão em larga escala.

 

Ilan Cuperstein, Diretor Regional da C40 Cities para América Latina, disse:

 

“Chegar a 10 mil ônibus elétricos em circulação mostra que a transição para o transporte de zero emissão deixou de ser uma promessa e virou realidade nas cidades latino-americanas. O que era exceção agora é política pública em expansão, com ganhos diretos para o clima, a saúde, a qualidade do transporte público e a economia local. A mensagem para outras cidades é clara: o financiamento não precisa ser uma barreira. Existem caminhos testados, e a rede está pronta para apoiar quem quiser trilhá-los”
São Paulo: um modelo de financiamento para ser replicado

 

Nenhuma cidade traduz melhor o potencial dessa transição do que São Paulo. Em junho de 2026, a capital paulista incorporou 500 novos ônibus elétricos de uma só vez, ampliando para 1.759 veículos a maior frota de ônibus elétricos do Brasil, sendo 1.570 modelos movidos a bateria e 189 trólebus. Em operação, esse conjunto deixa de emitir aproximadamente 130 mil toneladas de CO2 por ano e evita o consumo de cerca de 57 milhões de litros de diesel anualmente, o equivalente ambiental ao plantio de cerca de 11 milhões de árvores.

 

Além da escala da frota, São Paulo também se destaca pela estrutura de financiamento que viabilizou essa transição. O Município estruturou um programa de investimentos de aproximadamente R$ 6,5 bilhões, combinando recursos nacionais e internacionais, com a participação de instituições como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

 

A cidade também ancorou a mudança em uma política pública permanente: pela regulamentação municipal, as concessionárias não podem mais substituir veículos que chegam ao fim da vida útil por novos ônibus a diesel, o que garante a migração progressiva para tecnologias de baixa ou zero emissão. Hoje, a frota elétrica atende parte dos mais de 7 milhões de passageiros transportados diariamente pelo sistema municipal.

 

R​icardo Nunes, ​Prefeito de São Paulo​, destacou:

 

“Estamos acelerando a transição energética da maior cidade do país e consolidando uma política pública que já é referência nacional e internacional. Numa única entrega de 500 novos ônibus elétricos, que fizemos em junho, a cidade ganhou o equivalente ao plantio de 3,2 milhões de árvores por ano. Com isso, evitou-se a emissão de 45 mil toneladas de CO₂, além de reduzir em cerca de 20 milhões de litros o consumo anual de diesel”.

 

Uma rota viável para outras cidades e regiões
O caso paulistano oferece um roteiro replicável para outras cidades: casar a exigência regulatória de renovação da frota por veículos limpos com um pacote de financiamento que blinde os municípios do peso inicial do investimento. É essa combinação de regulação mais estruturada e assistência técnica estratégica em rede de cidades, que a C40 e o GCoM buscam escalar por meio de programas como o Mutirão Brasil, apoiando prefeituras na modelagem financeira, na atração de recursos e na integração de ferramentas de monitoramento.
Além de São Paulo, cidades como Salvador, Recife, Belo Horizonte ou Rio de Janeiro já avançam em projetos de eletrificação com apoio do C40 e outros membros da Aliança

Zebra. No âmbito do Mutirão Brasil, o foco está em apoiar outras cidades que estão acelerando essa transformação: no Rio de Janeiro, o programa apoia a prefeitura na preparação dos terminais do Sistema Rio para receber futuros ônibus elétricos, incluindo estudos de infraestrutura de recarga, modelagem econômico-financeira e apoio à estruturação do projeto. Já em Salvador, o Mutirão Brasil apoia a cidade na eletrificação de pelo menos metade da frota do BRT.

 

Em Recife, um exemplo concreto do impacto da colaboração entre diferentes níveis de governo foi a formalização de um investimento de R$ 319 milhões do Governo Federal para a aquisição de 100 ônibus elétricos e infraestrutura de recarga para a Região Metropolitana. Nesse processo, o Mutirão Brasil, em parceria com o Ministério das Cidades, apoiou a revisão dos termos de aquisição, a modelagem econômica e a validação das linhas que receberão os veículos. O caso mostra como a coordenação entre os governos federal, estadual e municipal pode transformar planejamento em investimento e entregar benefícios concretos para a população, com um transporte público mais limpo, moderno e eficiente.
Enquanto em Belo Horizonte, o apoio está voltado à implantação da infraestrutura necessária para a eletromobilidade, incluindo o comissionamento de 27 carregadores nas garagens da cidade, que viabilizarão a operação dos primeiros cerca de 100 ônibus elétricos da capital. O projeto conta com recursos do Novo PAC e apoio técnico para monitoramento, validação e comissionamento da infraestrutura de recarga.
Juntas, essas iniciativas mostram que o marco dos 10 mil veículos é apenas uma etapa de uma curva de crescimento que deve se acelerar à medida que novos modelos de financiamento e cooperação entre diferentes níveis de governo ganham tração na região.
Sobre Mutirão Brasil:

O Programa Mutirão Brasil é uma iniciativa estratégica da C40 Cities e do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia (GCoM), que busca acelerar a implementação da ação climática em cidades brasileiras por meio da cooperação entre governos locais, governo nacional e parceiros internacionais.
Lançado no contexto da liderança climática do Brasil e da presidência da COP30, o programa transforma a ambição climática em resultados concretos, fortalecendo as condições necessárias para que cidades desenvolvam e avancem projetos de alto impacto. A iniciativa apoia +50 municípios e estados brasileiros no desenvolvimento de 20 projetos prontos para financiamento nas áreas de mobilidade urbana sustentável e gestão de resíduos, o planejamento climático na Amazônia, ao mesmo tempo em que mobiliza apoio transversal em finanças climáticas, acesso a dados, diplomacia climática, orçamento climático, e ação climática inclusiva.
O Programa Mutirão Brasil demonstra como parcerias multiníveis entre os governos nacionais e os locais aceleram a implementação da ação climática onde ela mais importa: nas cidades, posicionando o Brasil como uma referência global de governança climática multinível e de implementação em escala até 2027.
A Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) atua como parceira facilitadora do programa, fortalecendo a articulação com lideranças municipais em todo o país. O Mutirão Brasil é implementado em colaboração com uma ampla coalizão de parceiros técnicos, incluindo WRI Brasil, ICCT, Instituto 17 + Instituto Pólis (i17), Cities Climate Finance Leadership Alliance / Climate Policy Initiative (CCFLA / CPI), Urban Climate Change Research Network (UCCRN), ICLEI América do Sul, Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBC) e Associação Brasileira de Municípios (ABM).
O programa também conta com coordenação estratégica com o Ministério das Cidades (MCID), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), a Presidência da COP30, o Conselho da Federação, a Casa Civil e outros ministérios do Governo Federal, fortalecendo a cooperação entre os diferentes níveis de governo para acelerar a ação climática no território.

Você Pode Gostar

Cencosud amplia experiência de compra na Bahia com reinauguração da loja GBarbosa Costa Azul
No Mês do Clube, Livelo anuncia 80% de bônus na transferência de pontos para a Smiles
Câmara Setorial do Cacau debate integração entre polos produtivos e fortalecimento do cooperativismo na Bahia
Evento nacional desembarca em Salvador para debater reforma tributária e impactos para empresas
Empresas do Oeste da Bahia ampliam atenção para a gestão correta dos resíduos
Últimas notícias da Semana
Geral

Bilionário compra madeireira na Amazônia com objetivo de fechá-la

Rita Moraes
Rita Moraes
20 de setembro de 2026
Ideias de looks para o Natal e Réveillon
Artigo: Dia da Consciência Negra para todos, por Luana Génot
Combo de Lançamento: LG abre pré-venda dos novos monitores gamer UltraGear OLED
Quando o desejo é brincar de Amigo Secreto, nada melhor do que apenas curtir e se divertir, deixando toda a administração da brincadeira para um site que faz tudo e o melhor, de graça!
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você Pode Gostar

Mercado

Operação especial da Tempo antecipa cenários e garante atendimento ágil no feriado da Independência

4 de setembro de 2026
Mercado

R$ 650 milhões em negócios no Rio: Feirão do CIMI360 supera meta em 116%

4 de setembro de 2026
Mercado

Panetones brasileiros registram crescimento de 42% nas exportações no primeiro semestre de 2026, diz Abimapi

2 de setembro de 2026
Mercado

Brasil mantém mercado global de açúcar abastecido, apesar dos riscos no Hemisfério Norte, aponta Hedgepoint

31 de agosto de 2026

Sobre Nós

O Conexãoin é um portal de notícias criado pela jornalista Rita Moraes, que conecta o público às principais informações da Bahia, do Brasil e do mundo. Lançado em 2017, destaca-se pela cobertura objetiva, equipe experiente e forte presença digital. Fique conectado com a notícia.
Acesso Rápido
  • Cultura e entretenimento
  • Destaques
  • Esportes
  • Mundo
  • Política
  • Turismo
Bilionário compra madeireira na Amazônia com objetivo de fechá-la
Keeta abre a Semana Nacional do Trânsito com evento sobre mobilidade segura em parceria com CET
MPT processa Rico Melquíades por assédio eleitoral e pede indenização de R$ 5 milhões
Feira na Itália deve gerar R$ 20,6 milhões para empresas apoiadas pela Assintecal

Contatos

  • Salvador-Bahia
  • (71) 99980-2901
  • moraes.rita1@gmail.com
© Copyright 2026| Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites