Conexão InConexão InConexão In
Font ResizerAa
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Reading: Santo Antônio de Jesus vai contar com unidade do SENAI
Compartilhar
Font ResizerAa
Conexão InConexão In
Buscar
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Links da Semana

Santo Antônio de Jesus vai contar com unidade do SENAI

Rita Moraes
Rita Moraes
Publicado 19 de março de 2026
Compartilhar
Compartilhar

Município terá, dentro de alguns anos, com uma unidade integrada SENAI/SESI

 

O governador Jerônimo Rodrigues autorizou, na terça-feira, 17 de março, a cessão de uso de uma área estadual com mais de 20 mil metros quadrados para a implantação de uma unidade integrada do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em Santo Antônio de Jesus.

Na ocasião, também foi assinada a ordem de serviço para a pavimentação do trecho que liga o entroncamento da BR-101 ao acesso ao bairro Alto do Santo Antônio. A iniciativa integra um conjunto de ações voltadas ao cumprimento da sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos relacionada à explosão da fábrica de fogos, ocorrida em 1998, que vitimou dezenas de trabalhadores e trabalhadoras no município.

“Estamos unindo infraestrutura e educação profissional, dois pilares fundamentais para gerar oportunidades, fortalecer a economia local e melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

A cessão da área, realizada por meio das secretarias estaduais da Administração (Saeb) e do Meio Ambiente (Sema), representa um avanço na ampliação da oferta de qualificação profissional na região. A expectativa é que a futura unidade integrada SESI/SENAI atenda cerca de três mil estudantes, oferecendo formação alinhada às demandas do setor produtivo.

De acordo com o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, o município apresenta forte vocação industrial. “Santo Antônio de Jesus é uma cidade com desenvolvimento diferenciado no setor industrial. Vamos ampliar o acesso da população a cursos técnicos e de formação voltados às demandas do mercado de trabalho”, destacou.

O prefeito Genivaldo Deolino Souza também ressaltou o impacto da iniciativa para o desenvolvimento local. “Nos últimos cinco anos, a indústria de Santo Antônio de Jesus cresceu bastante, com aumento de 56% no número de empregos no setor. Isso gerou uma demanda por mão de obra qualificada, e agora temos a satisfação de receber essa estrutura que vai contribuir diretamente para a formação profissional da população”, afirmou.

Enquanto a nova unidade não é construída, o SENAI iniciará suas atividades no município em um espaço alugado, localizado na Avenida Dois de Julho, nº 230, bairro Amparo. Segundo o diretor regional do SENAI, Evandro Mazo, a previsão é que as operações comecem entre junho e julho deste ano, com capacidade inicial para atender até 750 alunos.

A construção da unidade definitiva deve ocorrer em cerca de dois anos, considerando as etapas de elaboração de projeto e licitação. O equipamento será integrado, reunindo serviços de educação básica, educação profissional e iniciativas nas áreas de saúde e qualidade de vida, em modelo semelhante ao já adotado em outras cidades baianas.

Na fase inicial, o SENAI oferecerá cursos técnicos em Eletromecânica, Logística e Segurança do Trabalho. Também serão disponibilizados cursos de curta duração, como Assistente Administrativo, Informática Básica, Mecânico de Motocicleta, Instalação e Manutenção de Ar-Condicionado Split, Supervisão e Liderança de Equipes, Eletricista Residencial de Baixa Tensão, Eletricista de Automóveis, além de formações em Segurança em Eletricidade (NR 10 Básico e NR 10 SEP).

*Com informações da SECOM/GOVBA

​
​
​
SISTEMA FIEB

Sob a liderança da FIEB, o Sistema Indústria na Bahia é formado ainda pelo Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e pelo Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB). Todas essas entidades formam o SISTEMA FIEB, atuando conjuntamente e de maneira integrada, disponibilizando serviços em áreas relevantes para a sociedade, como educação, saúde, lazer, qualificação profissional, informação especializada, desenvolvimento e inovação tecnológica.

A FIEB é uma das 27 federações que integram a Confederação Nacional da Indústria (CNI), entidade nacional representativa do setor industrial brasileiro.

Saiba mais:

Portal FIEB clique aqui

Instagram Sistema FIEB clique aqui

Você Pode Gostar

Executivos da companhia participam de painéis interativos para debater investimentos em infraestrutura e o fortalecimento de parcerias estratégicas no mercado corporativo
Prêmio ICL de Jornalismo 2026 anuncia comissão julgadora e recebe inscrições até 30 de outubro
BYD alcança 8 mil colaboradores diretos em Camaçari e reforça produção para acompanhar crescimento das vendas no país
Presidente sanciona Lei que garante continuidade do Move Brasil para motoristas e entregadores
Rock in Rio anuncia ganhadores do Prêmio Rock in Rio Atitude Sustentável 3.0
Últimas notícias da Semana
Links da Semana

Executivos da companhia participam de painéis interativos para debater investimentos em infraestrutura e o fortalecimento de parcerias estratégicas no mercado corporativo

Rita Moraes
Rita Moraes
16 de setembro de 2026
Ideias de looks para o Natal e Réveillon
Artigo: Dia da Consciência Negra para todos, por Luana Génot
Combo de Lançamento: LG abre pré-venda dos novos monitores gamer UltraGear OLED
Quando o desejo é brincar de Amigo Secreto, nada melhor do que apenas curtir e se divertir, deixando toda a administração da brincadeira para um site que faz tudo e o melhor, de graça!
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você Pode Gostar

Links da Semana

Bracell ganha Prêmio IEL Bahia 2026 na categoria ‘Estágio – Empresa Inovadora’

14 de setembro de 2026
Links da Semana

Estado da Bahia certifica 500 trabalhadores em cursos de qualificação profissional

14 de setembro de 2026
Links da Semana

SESI Bahia lança o Programa Usinas Criativas, de qualificação técnica em economia criativa

11 de setembro de 2026
Links da Semana

Pelo quarto ano, MFG Agropecuária é eleita o maior confinamento do Brasil

4 de setembro de 2026

Sobre Nós

O Conexãoin é um portal de notícias criado pela jornalista Rita Moraes, que conecta o público às principais informações da Bahia, do Brasil e do mundo. Lançado em 2017, destaca-se pela cobertura objetiva, equipe experiente e forte presença digital. Fique conectado com a notícia.
Acesso Rápido
  • Cultura e entretenimento
  • Destaques
  • Esportes
  • Mundo
  • Política
  • Turismo
Executivos da companhia participam de painéis interativos para debater investimentos em infraestrutura e o fortalecimento de parcerias estratégicas no mercado corporativo
“É do banco”: como golpistas estão usando ligações e mensagens para fazer você entregar seu dinheiro
Experimente o inesperado: O Boticário apresenta campanha inédita com fitas olfativas que revelam prêmios
Prêmio ICL de Jornalismo 2026 anuncia comissão julgadora e recebe inscrições até 30 de outubro

Contatos

  • Salvador-Bahia
  • (71) 99980-2901
  • moraes.rita1@gmail.com
© Copyright 2026| Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites