Conexão InConexão InConexão In
Font ResizerAa
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Reading: Após pedido de deputado, Sabesp aceita revisar contas de água do Vale do Paraíba
Compartilhar
Font ResizerAa
Conexão InConexão In
Buscar
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Centro-OesteNordesteNorteRegião Metropolitana de São PauloSudesteSul

Após pedido de deputado, Sabesp aceita revisar contas de água do Vale do Paraíba

Rita Moraes
Rita Moraes
Publicado 8 de fevereiro de 2026
Compartilhar
Compartilhar
Análise das tarifas foi confirmada pela empresa, após Rafa Zimbaldi (União Brasil-SP) se reunir com vereadores da região, a secretária de Estado de Meio Ambiente, Natália Resende, e o presidente da companhia de saneamento, Carlos Piani, para tratar do assunto
Em audiência realizada em São Paulo-SP, o deputado estadual Rafa Zimbaldi (União Brasil-SP) conquistou junto à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) a revisão na conta de água, pela média mensal, de milhares de residências no Vale do Paraíba. Segundo moradores da região, houve “aumento abusivo” nas tarifas, logo após uma troca de hidrômetros. Durante o encontro com o presidente da empresa, Carlos Piani, e a secretária de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, o parlamentar obteve a garantia de pausa na elevação da conta de água, enquanto a população terá direito a análise do que já foi cobrado.
No encontro realizado na sede da Semil, na tarde de quarta-feira (4/2), Rafa também reuniu vereadores dos municípios de Taubaté-SP, Campos do Jordão-SP, Canas-SP, Santa Branca-SP, Bananal-SP, Santo Antônio do Pinhal-SP, Pindamonhangaba-SP, Lorena-SP e Caçapava-SP, para que os parlamentares acompanhem de perto as deliberações e participem do alinhamento de estratégias com a Sabesp, visando mitigar os problemas relacionados à elevação das tarifas.
Na oportunidade, o deputado do União Brasil evidenciou os transtornos compartilhados por milhares de contribuintes do Vale do Paraíba e reiterou a importância do acompanhamento individual, por parte da Sabesp, para que os casos de aumento abusivo na conta de água – que teria ocorrido após uma troca de hidrantes – sejam normalizados:
“Ficamos satisfeitos com o aceite da Sabesp para a revisão das tarifas. Moradores do Vale do Paraíba procuraram pelo nosso mandato para reclamar de possível abuso na cobrança da conta de água. Agora, segundo a empresa, a cobrança será feita pela média dos últimos meses. Essa união de esforços mostra que, quando trabalhamos juntos, Gabinete, Estado e Sabesp, conseguimos garantir soluções concretas para a população”, comemora Rafa.
Tarifa Social
Outro ponto abordado durante a audiência em São Paulo foi o desconto concedido a beneficiários da Tarifa Social. Atualmente, o Vale do Paraíba tem cerca de 58 mil residências que se enquadram neste regime tarifário. Para ter direito ao desconto (de até 78% na conta de água), é necessário que as famílias estejam com os dados atualizados no CadÚnico.
Já para as tarifas em atraso, a secretária do Meio Ambiente do governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) informou que aguarda a aprovação da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), para que seja possível o parcelamento dos valores em haver.
Segundo Rafa, a medida deve facilitar a gestão financeira das famílias do Vale:
“Em conversa com moradores da região, identificamos que muitos estão com dificuldades financeiras, neste começo de ano, e acabam recorrendo a empréstimos, para quitar as tarifas de água em atraso. No entanto, este tipo de solução cria um outro problema financeiro para as famílias. Diante deste cenário, parabenizo a Sabesp pela sensibilidade em atender a demanda do parcelamento, ao passo em que reconheço o trabalho da secretária (de Estado de Meio Ambiente) Natália Resende, que esteve ao meu lado, durante toda esta articulação”, valoriza o parlamentar do Unia Brasil.
Comitê
Natália destacou que a pasta que comanda continuará acolhendo as demandas apresentadas pelos vereadores do Vale do Paraíba e reforçou que as revisões de contas de água junto à Sabesp serão acompanhadas por um comitê formado por parlamentares da região, técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e da Sabesp.
Em caráter emergencial, o Vale também deverá receber uma Agência Móvel da Companhia de Saneamento Básico, como forma de acelerar os atendimentos às famílias.

Você Pode Gostar

Só 21,6% das corridas em Congonhas cruzam cidades, contra 97,9% em Viracopos
Dia Nacional do Voluntariado: HM Engenharia reforça agenda de trabalho voluntário em favor de comunidades no entorno de obras
Setor do transporte de cargas leva principais demandas a Tarcísio na na próxima segunda-feira (31)
São Paulo produz 80% da lichia do Brasil e amplia vendas para a Europa
LATAM abre 40 vagas para primeira turma externa da Escola de Mecânicos no CML de Guarulhos
Últimas notícias da Semana
Sociedade

Sertões 2026 deixa legado de mais de 14,6 mil atendimentos

Rita Moraes
Rita Moraes
18 de setembro de 2026
Ideias de looks para o Natal e Réveillon
Artigo: Dia da Consciência Negra para todos, por Luana Génot
Combo de Lançamento: LG abre pré-venda dos novos monitores gamer UltraGear OLED
Quando o desejo é brincar de Amigo Secreto, nada melhor do que apenas curtir e se divertir, deixando toda a administração da brincadeira para um site que faz tudo e o melhor, de graça!
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você Pode Gostar

Região Metropolitana de São PauloCentro-OesteNordesteNorteSão Paulo CapitalSudesteSul

Com apoio do Governo de SP, Pró-Vítima lança capacitação gratuita para profissionais que atuam em desastres ambientais

27 de julho de 2026
Região Metropolitana de São PauloCentro-OesteNordesteNorteSão Paulo CapitalSudesteSul

SP: PT oficializa Haddad na corrida ao Palácio dos Bandeirantes

26 de julho de 2026
Região Metropolitana de São PauloCentro-OesteNordesteNorteSão Paulo CapitalSudesteSul

Após articulação de Coimbra, Guarujá-SP terá Fatec com aulas a partir de 2027

22 de julho de 2026
Região Metropolitana de São PauloCentro-OesteNordesteNorteSudesteSul

Instituição liderada por mulheres negras promove intercâmbio internacional entre estudantes da Universidade do Tennessee e crianças de Cubatão

17 de julho de 2026

Sobre Nós

O Conexãoin é um portal de notícias criado pela jornalista Rita Moraes, que conecta o público às principais informações da Bahia, do Brasil e do mundo. Lançado em 2017, destaca-se pela cobertura objetiva, equipe experiente e forte presença digital. Fique conectado com a notícia.
Acesso Rápido
  • Cultura e entretenimento
  • Destaques
  • Esportes
  • Mundo
  • Política
  • Turismo
Sertões 2026 deixa legado de mais de 14,6 mil atendimentos
Walt Disney World celebra o Mês da Herança Hispânica e Latino-Americana 2026
Rosewood São Paulo é classificado na posição nº 6 na The World’s 50 Best Hotels 2026
De avião, medicamentos e vacinas atravessam o país

Contatos

  • Salvador-Bahia
  • (71) 99980-2901
  • moraes.rita1@gmail.com
© Copyright 2026| Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites